Ações da Sony caem 12% após Microsoft anunciar a compra da Activision Blizzard
Uma das mais importantes notícias de ontem no que respeita ao segmento gaming foi o anúncio da compra da criadora de jogos Activision Blizzard pela Microsoft. Esta é uma grande aposta da empresa de Redmond e a novidade irá rechear ainda mais o serviço de assinatura Xbox Game Pass, que é o que realmente interessa para os jogadores.
No entanto há já algumas consequências que já se estão a fazer sentir com esta notícia. E segundo as mais recentes informações, após o anúncio da Microsoft, as ações da Sony caíram 12%.
O mundo dos jogos ficou ontem marcado pela notícia de que a Microsoft comprou a Activision Blizzard por mais de 60.000 milhões de euros. Com este ambicioso negócio, a empresa liderada por Satya Nadella vai poder adicionar mais grandes títulos de sucesso produzidos pela criadora, como Call of Duty, Candy Crush, World of Warcraft, Diablo, Starcraft, Crash Bandicoot, entre outros, ao seu serviço de assinatura Xbox Game Pass.
Estas notícias são sobretudo positivas para os jogadores da Xbox que tenham assinatura na plataforma Xbox Game Pass. Mas podem ser uma verdadeira dor de cabeça para a Sony.
Ações da Sony caem 12% após compra da Activision Blizzard pela Microsoft
De acordo com as informações recentes, após o anúncio da compra da Microsoft, as ações da Sony caíram em mais de 12% em Tóquio, nesta quarta-feira (19). Em concreto foi uma descida de 12,79% e tudo indica que se deve ao receio de alguns investidores de que a concorrência da PlayStation se esteja a tornar cada vez mais forte.
Assim, com a compra da Activision Blizzard, os investidores temem que a Microsoft possa retirar trunfos importantes da PlayStation, oferecendo assim um catálogo muito mais apelativo que possa fazer tremer a oferta da Sony.
Alguns especialistas já opinaram sobre a situação, como Piers Harding-Rolls, diretor de pesquisa de jogos da Ampere Analysis, referindo que:
Não há dúvida de que este acordo enfraquece a posição da Sony no mercado.
Independentemente do conteúdo da Activision Blizzard ser progressivamente exclusivo para plataformas e serviços Xbox, a inclusão de novos lançamentos no Xbox Game Pass para várias grandes séries de jogos, incluindo Call of Duty, prejudicará os negócios dos parceiros da Sony. A Sony beneficiou da capacidade de negociar conteúdo exclusivo de Call of Duty, mas isso está agora ameaçado.
Por sua vez, as ações da Activision Blizzard aumentaram significativamente, tendo crescido mais de 25% após a divulgação da novidade.
Este artigo tem mais de um ano
Ate parece uma crypto
Normal, isto é o princípio de uma era má para a Sony.
Em greve no gamepass vamos ter todos os jogos lançados desde o início na era 3D dos jogos da Activision.
Quando a Xbox comprou a bethesda lançou tudo no gamepass, até o primeiro dou, está a refazer sagas que tinham sido esquecidas por causa do consumismo gaming por jogos novos. A Xbox vai ser bom para a saúde gaming mundial.
Além da Sony também ir este ano lançar um serviço semelhante, continua com os exclusivos, tudo o que existe para a Xbox posso jogar no pc e o mesmo não acontece com a ps, por isso a Sony nunca irá passar mau bocado, cá para a família temos duas ps5 e nenhuma Xbox.
Aqui so tenho PC, nem PS nem Xbox, mas os exclusivos da Xbox vêm para o pc agora vai ser Windows store, os exclusivos da PS rip. Portanto xbox>PS, mas mesmo assim não quero nem uma nem a outra
mas sem duvida que a jogada da microsoft com o xbox gamepass esta a ser um sucesso ainda por mais aos precos que estao de momento a praticar para cativar o maximo de pessoas possivel. o problema e que as empresas nao lucram com as vendas das consolas em si mas sim dos jogos por isso ter 2 ps5 pouco lucro da senao forem vendidos jogos e um negocio como as impressoras.
Tens que acordar para uma nova realidade. O serviço PlayStation e uma mistura de PS now com plus, o gamepass e uma Netflix com Disney plus. E algo que a Sony não vai conseguir vingar. Neste momento nem tem jogos para valer a compra do serviço.
Quanto aos exclusivos deixa esse argumento para 2016 estamos em 2022 e Xbox tem o triplo de exclusivos só não tem aquela política racista da Sony.
Não será a história a repetir-se outra vez!? Será mais uma “Ensemble Studios”? Será que vai falir em 8 anos?
Nada a ver. A Sony está a mil anos-luz da MS.
A microsoft comprou uma empresa mas a xbox continua a ser aquela porcaria que todos sabem.
Sim, nos states gostam muito dessa consola, mas nos restantes mercados PS continua rei e a Switch já demonstrou que o pessoal gosta é de gostos divertidos e não necessariamente dos melhores gráficos. E a livraria da PS é a melhor de todas.
Quem quer jogar xbox tem o PC, onde se arranjam jogos muito mais baratos e se usa para tudo e mais alguma coisa.
Quanto á descida das accões, basta ver que a microsft perdeu 5% nos últimos 5 dias logo tudo está a descer!
Pelo comentario nota-se que jogas muito jogas. eu tenho as 3 consolas. switch, xbox e ps. jogo switch quando quero jogabilidade á moda antiga. nao apostam propriamente no gravismo, mas na jogabilidade o que é brutal. Tenho Xbox pela biblioteca gaming. brutal o gamepass. Variedade, quantidade e qualidade. e Algo que para mim tem imenso valor é continuar a usar e a inserir jogos antigos das primeiras geraçoes. PS é para jogar God of war e Ghost of Tshushima por que de resto… n tem mais nada. nem o firmware é melhor. Quando a PS lançar um serviço como o gamepass já vai tarde. já voaram muitos historicos para a concorrencia. A história dos exclusivos… com o passar do tempo não tem sido tantos como antigamente.
MEGADRIVE FOREVER
Com esse comentário nunca jogaste na vida ou só vês PS à frente.
Tenho PS, Xbox, Switch e PC e digo-te que nada disso é como descreves. Todas as plataformas têm as suas vantagens
Por causa da guerra de exclusivos apostei na compra da PS4 e Xbox One, antes disso vinha da geração Xbox 1 e Xbox 360.
A meio da geração de consolas Xbox One e PS4 a Microsoft deu passos quanticos na direção da liderança no gaming, apostou nos serviços, melhor catálogo de jogos, suporte aos jogos das gerações anteriores, e transformou aquilo que era o Live num serviço com traz um sentimento de valor, até aqui o PS Plus e Xbox Live eram vistos como uma espécie de fatura para jogar online em Multi-player.
A aposta foi enorme, ainda com a Xbox One o serviço Xbox Live ganhou contornos significativos, a aumentar o número de subscritores a cada dia, porque trazia maior catálogo, porque tinha melhores descontos e até os jogos de oferta foram sendo cada vez melhores que os do PS Plus.
Mantive os 2 serviços das 2 marcas/consolas nessa geração, com os jogos de oferta o serviço paga-se a si mesmo na realidade.
Na nova geração analisei qual seria a 1ª aposta de compra, foi inequivoco, Xbox, a consola é melhor em todos os níveis, do ponto de vista de engenharia é brilhante, muito por força do que a MS tem conseguido inovar no desenho de hardware na linha surface com uma pool de engenheiros a transformar por completo as leis da física com o sílicio. A PS5 denotou vários handicaps, menor capacidade de storage, não tinha capacidade de expansão externa ao nível da velocidade da memoria/disco interno e pior é que revelou problemas de aquecimento que só se resolvem com o desenho de uma nova Board. Com o atual rumo dos acontecimentos nem vou comprar a Sony como 2ª consola, nada emocial, apenas já tinha dado por mim com a PS4 arrumada para jogar apenas o Ghost of Tsushima, não é racional investir.
A experiência de gaming em multi-device criada pela Microsoft foi o prego final na Sony, não há um lock-in e isso torna o catalógo mais amplo porque a venda de jogos tem uma amplitude muito maior, logo podem trabalhar com mais quantidade e menores margens, o que são vantagens para o consumidor final e isso nota-se nas queixas dos players Sony em relação ao preço dos jogos.
Outra falsa premissa que referes é que quem quer jogar Xbox tem um PC, no meu caso quase que abdiquei do PC, foi o inverso, com 500€ total de investimento resolvo o input lag de um comando e com o suporte de rato e teclado, suporta G-Sync e FreeSync, portanto posso na realidade ter uma espécie de Mega Gaming PC ligado a um monitor, sem me preocupar com as tretas normais de updates do windows, configs e afins. Um PC para Gaming em condições requer um investimento bem para lá de 2000€. Se a Xbox cobre todos os cenários de gaming de um PC? Bom…. ainda não, mas estão a ser dados passos nesse sentido, a começar pelo Cloud gaming em Streaming, conceito inovador criado pela Nvidia na Shield e que a MS com uma escala em Cloud noutro nível está a tornar mais democratizada.
O problema de quando levamos tudo para o lado emotivo e perdemos a racionalidade (aka Fanboy), é que arriscamos recair naquilo que poderia ser mais benéfico para nós, just saying….
Nem vale a pena responder a pessoas com este tipo de atitude. Têm a cabeça demasiado pequena para perceber que é a concorrência e o facto de cada plataforma lutar para ser a melhor que fazem com que ambas sejam o melhor que podem ser e que sem concorrência iriam simplesmente estagnar.
Fico feliz que haja escolha, cada uma com as suas vantagens, e que se mantenham ambas MS e Sony saudáveis e com genica por bons anos. Um domínio absoluto (em qualquer área diria até) não beneficia em nada os consumidores.
Precisamente, mas mesmo assim sinto-me na obrigação de responder por vezes com uma visão normal e pragmática.
Tocás-te num ponto relevante sobre este tópico, os receios de um monopólio na área de gaming. Sobre isso vejo 2 sinais positivos, primeiro é que as aquisições de estúdios pela Ms tem levado a reavivar alguns dos jogos antigos, a outra dimensão prende-se com 2 examplos de aquisições recentes, Linkedin e Github, surgiram os receios que passariam a ser um ecosistema fechado e aconteceu precisamente o contrário.
Neste caso um estúdio da dimensão de Blizzard e Activision não fazia qualquer sentido fechar tudo no ecosistema Microsoft, era perder um potencial de vendas ou não fosse o modelo de negócio essencialmente assente em serviços e a quantos mais dispositivos chegar melhor.
Agora que comprometa a estratégia de exclusivos da Sony isso não tenho dúvida, a vantagem é que passa a haver conteúdos para todos e não para um fabricante apenas, ficaria desiludido se fossem pela lógica de exclusivos, quando têm tantos estúdios do lado deles não faz qq sentido.
Para mim a Sony já morreu já faz um tempo a partir que eles começaram a censurar certos video jogos. A censura ruína completamente o jogo.
Cada vez mais tentador comprar uma XBox series S para complementar a minha Switch…mas como o tempo livre não estica lá vou mantendo a tentação longe:)
Até a própria Microsoft caiu 2% com a compra da Activision
Já as da Activision-Blizzard subiram cerca de 25%. O mercado é assim.
Quando o serviço da PS sair, se for tudo aquilo que esperamos (pelo menos eu) : O serviço mais caro, com todos os jogos no lançamento, com todos os jogos de ps5, ps4, ps3, ps vita (os possíveis), psp, ps2 e ps1, essa biblioteca completa…..
Não é igual, também não há-de ser melhor que o da gamepass (a menos que seja mais barato), mas vai trazer outro folego á luta deste tipo de serviços.
Também espero que façam “suar” a MS com o serviço que vão lançar, mas não será fácil. Gostaria sim e cada vez mais noto uma crescente vaga de descontentamento relativaente à “taxa de nova geração” – os tais 10€ extra por cada jogo PS5. Acho que foi uma má jogada, pensada enquanto estavam seguros de que na outra plataforma iam fazer o mesmo, mas não correu bem – fizeram o oposto, ofereceram um serviço low-cost de valor premium…
Mas para voltar atrás é preciso engolir o orgulho e portanto duvido que o façam.
O sucesso e competitivade das duas empresas só beneficia o consumidor, nunca entendi a pancada das pessoas em defender um lado e desejar que o outro falhe, não faz sentido para si próprios.