Smartphones: Samsung mantém-se líder na Europa, mas Xiaomi aproxima-se rapidamente
O mercado dos smartphones tem, à semelhança de outros, atravessado um período menos bom. A falta de componentes leva a que os fabricantes tenham de abrandar a produção e isso reflete-se, naturalmente nas vendas.
Um dos principais mercados onde as marcas atuam é a Europa, onde a luta pelo domínio tem andado bem acessa. A Xiaomi conseguiu no trimestre passado a conquista do segundo lugar e agora tudo parece estar ainda mais aguerrido. A Samsung lidera, mas a margem é cada vez menor.
A Samsung é de todas a marca de smartphones que mais equipamentos coloca no mercado. Esta é uma posição que conquistou há vários anos e que tem conseguido manter, mesmo com todas as adversidades e desafios que tem tido de enfrentar.
Com o final do terceiro trimestre de 2021, ficou a dúvida de como o mercado na Europa tinha ficado. A nível global os resultados eram já conhecidos, mas havia esta dúvida, ainda para mais, depois da conquista da Xiaomi face à Apple.
Os dados surgem agora, pela mão da Counterpoint, e mostram que a Samsung conseguiu resistir à investida da marca chinesa, que ainda assim recuperou terreno. A liderança ainda existe, mas a Xiaomi aproxima-se muito rapidamente.
Curiosamente, a Xiaomi foi das marcas que mais cresceu, com 51% no acumulado anual, principalmente em volume de vendas. Mesmo com estes valores, a marca chinesa sofreu uma quebra em setembro, fruto da falta de componentes.
A Samsung tinha tido este problema mais cedo e conseguiu ultrapassá-lo rapidamente, não sofrendo por isso agora, ajudada pelos novos Galaxy. No caso da Apple, nota-se perfeitamente a chegada do iPhone 13, que veio baralhar os números, muito por culpa do atraso do modelo anterior em 2020.
À parte desta guerra no topo, temos marcas como a OPPO que cresceu 112% no acumulado anual. Este caso explica-se pela união da marca com o OnePlus. Há ainda que prestar atenção à vivo e à realme, que tiveram crescimentos na Europa muito elevados.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Counterpoint Research
Neste artigo: Apple, europa, samsung, smartphones, Xiaomi
É notável !! Num ano,em total de vendas,a Xiaomi cresceu 8.1% ao passo que a Samsung baixou 5.4% !! O caminho faz-se aos poucos.FTW Xiaomi. 🙂 (P.S.-a Huawei desaparece completamente do mapa,a bem dizer.Passa de uns 8.1% para uns míseros 0.5%.Quem diria ?? )
Mas em nível global a Samsung está em primeiro lugar e da Europa também vai estar a Xiaomi e bug
Com o ban que a Huswei levou, e o não terem as apps da Google, não foi surpresa de nenhuma. Marca que estavam e ascensão, é pena.
Mesmo
Como é possível que este xing-ling se venda?
Conheço várias pessoas com “xinga-ling” Xiaomi e muito satisfeitas com eles. Pelo que me dizem é preciso ter ROM global e não ter pressa em atualizar quando sai uma nova versão do Miui (versão Android da Xiaomi).
A Xiaomi tem mais duas marcas Redmi e Poco. Comprei um Poco F3 para oferecer e quem o recebeu diz que é impecável.
O Poco F3 custou menos de metade de um Xiaomi, mais caro, e menos de 1/3 de um iPhone. Estas proporções contam. A qualidade é metade de um Xiaomi e 1/3 de um iPhone? Não não é, há diferença mas não dessa ordem de grandeza. Por isso tem boa relação qualidade/preço.
E assistência? Não há de ser famosa, mas comprando “Enviado de Amazon & Vendido por Amazon” por certo a garantia está garantida.
O que também posso afiançar, por ter ou conhecer quem tenha, da Xiaomi e marcas satélite, são: televisores, Android box, aquecedores, ventoinhas, purificadores de ar, aspiradores (em especial o Jimmy 85), arrozeira, chaleira elétrica, despertador com Google Assistant, lâmpadas RGB, candeeiro de secretária, relógios de pulso, bomba de ar com bateria e mais coisas.
Podes não conhecer, mas a “xinga-ling” Xiaomi é uma grande marca
A Samsung tem também eletrodomésticos que são bem melhores mas eu digo lhe a Xiaomi não e grande marca eu já tive e não gostei do tem bugs desde que fui para Samsung eu estou a gostar para mim Xiaomi nunca mais
Ao contrário da Samsung a Xiaomi não tem grandes eletrodomésticos – tem pequenos eletrodomésticos, alguns dos quais referi.
O que eu posso dizer, além do design minimalista “à Apple” assumido publicamente pela Xiaomi é que os seus produtos vão bastante além dos produtos idênticos que já existem – têm uma elevada componente de inovação e de integração com a IoT (“internet das coisas”). Se não tem Bluetooth/Wi-i e ligação à uma app Mi Home (da Xiaomi)/ Google Assistant/ Alexa – não é um produto da Xiaomi. Alguns são produtos brilhantes.
Agora, chegando aos smartphones … “o meu é o melhor que o teu, tive um dessa marca mas tinha bugs, não gostei” … a bem dizer … ainda alguém se interessa por smartphones?
Com respeito à Samsung, “Vbras” isso q estás a dizer nao é verdade.
Dou um exemplo: aspirador robô
A maior parte da malta que compra Xiaomi é pessoal que apenas usa o telemóvel para chamadas, whatsapp, facebooks e pouco mais. Se queres aparelho duradouro para usar todas as suas features ao máximo, não pode ser xiaomi.
O meu note 10 plus 5G roda tudo
Lol estás bem enganado. Neste momento a nova tecnologia chega 1° a Xiaomi! Espreita os topos de gama da Xiaomi. Ou não basta veres um “modesto” Poco F3 (preço qualidade, corre tudo ao maximo)
Lol então diga me está eu tive um xiaomi poco f3 pro metade das apps em abriram o telefone estava cheio de bugs
Poco f3 pro? Ou poco x3 pro :–)
99% do que se faz com telemóveis, tanto fazes com um de 100 euros como com os de 2670 euros… a diferença é que pagas 2670 euros para teres software, e suporte, que te facilita a utilização.
A samsung vai continuar em nível global Samsung e a 1 da Europa vai ser igual
E vai
Só os tesos e lorpas é que o compram.
A mim não me interessa quem está em primeiro.
Já tive xiaomi e não gostei tem bastantes problemas de bugs.
Estou agora novamente na samsung e estou bem satisfeito.
+1 Neste caso é ao contrario 🙂
Depois de experimentar Xiaomi nao quero mais nenhum. Em relação aos bugs comprem versão global, caixa fechada e num vendedor fidedigno.