Overclocker leva o poderoso Intel Core i9-12900K a 6.8 GHz e bate múltiplos recordes
Tal como aqui já revelámos, a Intel anunciou finalmente os novos processadores Alder Lake da 12º geração. Os modelos já podem ser pré-encomendados, mas chegam às prateleiras apenas no dia 4 de novembro.
As atenções estão todas viradas para o poderoso Intel Core i9-12900K, considerado como o melhor CPU do mundo para gaming. E agora um overclocker conseguiu levar este chip a atingir 6.8 GHz, o que o fez bater múltiplos recordes.
A espera já era muita, a expectativa era bastante alta mas, finalmente, a Intel anunciou oficialmente os seus novos processadores da linha Alder Lake de 12º geração. E se antes já eram comuns os leaks e informações não oficiais sobre o desempenho destes chips, agora chegam-nos com maior frequência os testes que comprovam todo o poder da nova aposta da empresa norte-americana.
Os holofotes estão especialmente virados para o topo de gama Intel Core i9-12900K e é sobre esse mesmo que foram revelados recentemente dados impressionantes.
Intel Core i9-12900K atinge 6.8 GHz em overclock
O overclocker Allen "Splave" Golibersuch, que pertence à equipa do site tecnológico Tom's Hardware, testou todos os limites do processador topo de gama da linha Alder Lake. Em concreto, o especialista conseguiu levar o poderoso processador Core i9-12900K a 6.8 GHz em overclock, batendo assim múltiplos recordes.
O feito foi conseguido através da ajuda de recipientes de nitrogénio líquido, para um arrefecimento extremo abaixo dos zero graus.
Segundo os detalhes revelados, o overclocker atingiu velocidades de até 6.8 GHz nos 8 núcleos de performance (P-Cores). Tal representa um aumento de 31% face à performance máxima conseguida com as configurações de fábrica, que são 5.2 GHz.
Por sua vez, os núcleos de eficiência (E-Cores) foram acelerados até 5.3 GHz, um aumento de 36% sobre o clock padrão. O especialista conseguiu ainda ajustar a frequência de ring/cache para 5.5 GHz.
O teste foi realizado com uma motherboard ASRock Z690 OC Edition, que conta com apenas dois slots de memória. A experiência incluiu ainda um kit de memórias DDR5-4800 e uma fonte SuperNOVA de 1.600W da marca EVGA.
Com estes resultados, Splave conseguiu assim bater os recordes de único núcleo e múltiplo núcleo das plataformas Geekbench 4 (11.669 pontos e 93.232 pontos) e Geekbench 5 (2.740 e 26.649 pontos). Já no XTU 2.0 houve alguma instabilidade e a frequência foi reduzida a 6.7 GHz. Por sua vez, neste último teste foram obtidos 12.765 pontos.
Os líderes dos testes anteriores eram os processadores Intel Core i9-11900K (Rocket Lake) e AMD Ryzen 9 5950X (com arquitetura Zen 3). No Geekbench 5, o modelo da Intel obtinha uma pontuação de 2.309 em núcleo único e o da AMD obteve 20.929 em múltiplos núcleos. Assim sendo, o Intel Core i9-12900K bateu o próprio recorde do antecessor em 19% e da rival AMD em 27%.
Recordamos que os novos Alder Lake já estão em pré-venda e chegam às prateleiras no dia 4 de novembro.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Tom's Hardware
Neste artigo: Alder Lake, cpu, Intel, Intel Core i9-12900k, Overclock, processador
Qual o consumo desse processador a essa velocidade?
1 MWh??????
Ele usou uma fonte de 1200W por isso nao pode ser mais que 1200W
Obrigado e um bom dia
A sério que não????
LOL
Já ouviste falar numa figura de estilo chama “sarcasmo”?
Isso pergunto eu a voce.
Obrigado e um bom dia
Fonte de 1.600W.
O que vale é que este CPU possui cores de baixo consumo senão isto era processador para gastar bastante
fonte SuperNOVA de 1.600W da marca EVGA
1.21GWh
Com este andar, quem comprar PCs com processadores intel tem de alterar a potência contratada com a EDP 🙂
Então não uses a máquina de lavar roupa…
Já comprei um gerador da Honda para dar um boost à minha rede elétrica, também já meti uns cabos mais grossos. Venha ele, estou ansioso…
Gosto destes titulos da tanga “Poderoso” e cenas para vender Intel …
Quando foram titulos para vender AMD não te queixaste.
Provavelmente devia estar ligado em uma usina nuclear.
Já estou a montar a minha na arrecadação do prédio 😉
usina? E que tal falar português como deve ser?
Sem a refrigeração de nitrogenio líquido, esse processador derrete quinem manteiga perto da chama
Mais uma vez a Intel a mostrar como se faz.
AMD, APRENDE!
Adoro estes comentários feitos por individuos com neuronios reduzidos e sem qualquer conhecimento 😉
https://hwbot.org/benchmark/cpu_frequency/halloffame
Mais de 500 ou 600 euros por este novo processador ?? Foge. 😐
https://gamerant.com/overclocked-zen-3-ryzen-processor-6-ghz/
https://www.tomshardware.com/news/amd-ryzen-5950x-oc-record-6362