Carregador de VE mais rápido do mundo: carga completa em 15 minutos
A transição para uma mobilidade mais elétrica está cada vez mais presente e com o aumento da procura dos veículos elétricos (VE), vem também a necessidade de melhorar e aumentar as redes de carregamento dos mesmos. Por isso, há quem já esteja a zelar pelo conforto dos amantes deste tipo de veículos.
A ABB lançou recentemente o carregador para VE que oferece a experiência de carregamento mais rápido do mercado.
A multinacional suíça ABB, um grande nome nos sectores da energia e da automação, lançou formalmente o seu carregador de VE, Terra 360, que não só é o mais rápido do mundo como também pode alimentar até quatro veículos de cada vez.
Como empresa fabricante, a ABB tem vindo a oferecer infraestruturas como soluções de carregamento e eletrificação para VE desde 2010. Já vendeu mais de 440.000 carregadores AC e 21.000 carregadores rápidos DC em 88 mercados. Esta trabalha com operadores internacionais de carregamento como a Ionity, Electrify America, e Chargedot.
Com governos em todo mundo a aplicarem políticas públicas que favorecem veículos elétricos e redes de carregamento para combater as alterações climáticas, a procura por infraestrutura de carregamento de VE, especialmente estações rápidas, convenientes e fáceis de operar, é maior do que nunca.
O Terra 360, com opções de carga que respondem a uma variedade de necessidades, é a chave para cumprir esta procura e acelerar a adoção da mobilidade elétrica em todo o mundo.
Disse Frank Muehlon, Presidente da Divisão de E-mobilidade da ABB.
Uma mudança geral
Theodor Swedjemark, Diretor de Comunicações e Sustentabilidade da ABB, acrescentou que o transporte rodoviário é responsável por quase um quinto das emissões globais de CO2 e também darão o exemplo, trocando toda a sua frota de mais de 10.000 veículos por veículos não emissores.
O Terra 360 é um carregador modular e funciona com distribuição dinâmica de energia. Tem um design que se parece com uma estação de abastecimento de gasolina e um tempo de carregamento de apenas três minutos para um alcance de 100 km. Graças à rápida carga do Terra 360, o tempo gasto é quase o mesmo que se gastaria a abastecer um carro a combustível.
O seu inovador sistema de iluminação orienta o utilizador durante o processo de carregamento e mostra o estado do carregamento (State of Charge SoC) da bateria do VE e o tempo residual antes do final de uma sessão de carga ideal. O carregador de VE mais rápido do mundo também é acessível para cadeira de rodas e possui um sistema de gestão de cabos ergonómico que ajuda os condutores a conectarem-se rapidamente com o mínimo esforço.
Carregadores de VE personalizáveis
Os carregadores Terra 360 são totalmente personalizáveis e podem ser "de marca", com opções para mudar as cores das luzes LED e até mesmo exibir anúncios num ecrã de 27 polegadas.
O Terra 360 representa 360kW de potência que está muito acima dos 250 kW oferecidos pelos Superchargers da Tesla. A ABB afirma que irá "acelerar a adoção da e-mobilidade a nível mundial".
Este artigo tem mais de um ano
Que descarga brutal nas baterias, como previnem o aquecimento?
Várias marcas usam tecnologias diferentes, mas a Tesla por exemplo vai circulando um liquido qualquer dentro da bateria e têm um radiador + ventoinha se for necessário. As baterias que usam são compostas de núcleos e cada núcleo tem centenas de baterias (formato 18650 – mas vão começar a usar outros formatos).
Na pratica esta “carga” toda é dividida pelas baterias todas e não é assim tão mau. O carregamento também não acontece na velocidade máxima… normalmente a velocidade é baixa quando as baterias estão mais vazias ou quase cheias. Mesmo que um carro consiga receber 360kW, só vão receber isso enquanto a bateria não está muito cheia (é por isso que normalmente não vale a pena ficar a espera para carregar os últimos 20% quando estás com pressa).
(E depois tens carros como o Nissan Leaf que é uma desgraça… o arrefecimento da bateria é passivo e causa problemas no verão.)
Lentamente caminhamos para o que acho que o VE deverá ser : substituir o carro a combustão com os mesmos niveis de autonomia e sem a treta de esperar uma eternidade pelo abastecimento completo.
Já poucos esperam pelo carregamento, a não ser nas viagens grandes, onde temos de ficar perto do carro, de resto nem se dá por isso.
Tem algum carro que carrega a 360kw/h?…
Não, mas agora já existe carregadores para os poderem fazer.
Tens, Hyundai, KIA, Porshe e Audi. Isto e so o comeco. Nos proximos 2 anos quase todos os carros virao com a tecnologia para carregamentos rapidos. Mas para a maioria das pessoas deveria ter so usado para grandes viagem, nao para o dia a dia.
15 minutos ainda é muito tempo, no máximo deveria ser 5 minutos, mas pelo menos vai na direcção certa.
A troca de baterias ainda parece a opção mais rápida, mas as pessoas têm um receio que se pelam de receber baterias de qualidade inferior que duram menos que as originais do fabricante, e são capazes de estar certas até certo ponto… era uma questão de concorrência como acontece entre os postos de abastecimento dos supermercados e os postos de combustíveis mais dedicados em que pelo menos antigamente os combustíveis do abastecimento dos supermercados tendia a ser de pior qualidade tendo muita gente ficado com problemas no seus veículos modernos (tipo: deixar de funcionar na saída do posto)… supostamente também porque às vezes não tinham certos cuidados de tempos de espera entre carregar os depósitos e começar a abastecer, forma como abasteciam os depósitos, limpeza dos tanques e outros pormenores.
Concordo que 15 ainda não é o ideal, mas para o dia a dia quase ninguém precisa de carregar a bateria do 0 ao 100. Carregas 50%, por exemplo (deverá demorar por volta de 7 minutos), e chega para vários dias.
O dia chegará no qual o tempo de carregamento será de 5 minutos ; já se esteve muito mais longe.
Parece que é muito, isto para quem não tem desdes veiculos, já fiz cargas rápidas a demorar 40 minutos e nem dei por elas. Isto quando se usa algum planeamento.
É mais do que suficiente.
A troca de baterias é bom para quem tem frotas, onde a bateria é alugada, para uso privado não vejo utilidade.
Ja temos tantos desses por ca e ha mais de meio ano….
Sim, os da Ionity.
E os carros que sao carregados em 15 minutos, qual a viabilidade disso nas baterias a longo prazo ? Vao perdendo eficiencia ou algo do genero por serem carregadas em curto espaco de tempo ?
para quem vai ter negócio de substituir baterias, vai ser muuuiito rentável , para quem paga a conta, vai ver a poupança de um VE ir pôr a janela fora, principalmente os VE no mercado usados.
Nos ve em segunda mão dá para ver a degradação da mesma, e claro que isso vai influenciar o valor.
Para quem os usa é indiferente, já que também usaram bem o veiculo, logo foi rentabilizado mais depressa.
Não perdem eficiência, perdem é capacidade ou ganham degradação, ou seja, levam menos energia e também se tira menos delas.
O problema não é a intensidade das cargas, mas a gestão de temperatura das mesmas, que a esmagadora parte dos veiculos já têm, o pessoal conhece muito os casos dos nissan leaf com degradação grande, pois, é verdade, mas são os únicos que não têm sistema de gestão térmica da bateria. Para carros que a tenham, não é isso que aumenta drasticamente a degradação, aumenta mais se as pessoas deixarem muito tempo os carros parados com a bateria a 100% ou a 0%.
Claro que isso depende do tamanho da bateria…
Não apenas, há baterias pequenas a carregar a maior potência que outras maiores.
Depende da resistência interna da bateira, temperatura, e obviamente dos máximos operacionais dela.
Pois, era aos máximos operacionais que me referia. Claro que um veículo com uma bateria de 200kw comparado com um de 30 kw, um carregará muito mais depressa. A temperatura já não interessa tanto, pois as baterias têm sistemas para fazer a gestão da mesma.
Por isso o idial seria indicar: 15 mins para quê? 400 km, 500km?