Mégane E-Tech Electric: A Renault tem uma nova proposta no mercado dos carros elétricos
As grandes marcas mundiais estão a acompanhar o crescimento do mercado dos carros elétricos e ajustam-se com as suas propostas. A Renault foi uma das primeiras a dar esse passo, com o conhecido Zoe, que tanto sucesso tem feito.
A marca francesa não parou à sombra desta sua proposta e tem agora algo completamente novo para apresentar. O Mégane E-Tech Electric é a sua próxima proposta e quer competir com o que as restantes marcas apresentaram, numa área cada vez mais ativa e interessante.
Foi no Salão de Munique que a Renault revelou a sua mais recente proposta no mercado dos carros elétricos. Pegou no seu conhecido Mégane e utilizou a sua plataforma CMF-EV para criar uma proposta que foi buscar inspiração no seu conceito Morphoz.
Este é um carro com dimensões exteriores menores e que no interior tem uma área muito interessante. O novo E-Tech chega com 4,21 metros de comprimento, com uma distância entre eixos de 2,7 metros, 1,78 metros de largura e 1,5 metros de altura, com um volume de mala de 440 litros.
No que toca a motorizações, a Renault apresenta o Mégane E-Tech Electric com 2 propostas. A marca promete uma autonomia de 470 km, mas para o modelo com a bateria de 60 kWh e 218 CV. O modelo mais básico tem 300 km de autonomia, com uma bateria de 40 kWh e 130 CV.
Além disso, há alguns recursos que se destacam como o ecrã central sensível ao toque de 12 polegadas combinado com outro de 12,3 polegadas, que compõem o painel separados pela saída de ar e são configuradas em "L" invertido.
No total, eles oferecem uma área de exibição de 774 cm², 321 cm² para a tela de 12,3 polegadas (1.920 x 7,20 pixels) e 453 cm² para a tela de 12 polegadas (1.250 x 15,62 pixels). Claro, na faixa normal, a tela multimédia tem 9 polegadas (1250 x 834 pixels, formato paisagem).
O sistema de infotainment OpenR Link é baseado no Android Automotive OS, o que dará acesso às apps da Google e ao Google Assistant. Durante uma viagem mais longa, o sistema pode ajudar a localizar estações de recarga que minimizam o tempo de viagem, revela a Renault.
No campo da segurança, a Renault trouxe uma novidade com o Mégane E-Tech Electric. Um código QR presente no vidro permitirá aos bombeiros ter informações na hora sobre este carro. Assim conseguem saber a localização das baterias ou de outros elementos para poderem agir mais rapidamente.
O novo Mégane E-Tech já está em produção e estará à venda no primeiro trimestre de 2022. Por enquanto não há preço oficial, mas sabe-se que poderá começar nos 30.000 e nos 34.000 euros. O objetivo é claro e aponta este modelo ao que as marcas alemãs já apresentaram recentemente.
Este artigo tem mais de um ano
Neste momento acho que a Renault/Dacia vai mexer e bem com o mercado dos eléctricos.
Para mim o Dacia Spring com autonomia de 295Km e com garantia de 8 anos de baterias e fica por 13.000€ com apoio do governo senão fica a volta dos 16.000€ vai bater recorde de vendas em Portugal em 2022, como segundo carro ou até como citadino pois a média de kms dos Portugueses é de 30Km dia um carro destes dá para uma semana sem carregar.
Eu faço para o trabalho todos os dias cerca de 15km é ideal para mim.
Não vai ter grandes vendas… 1º a notoriedade da marca Dacia, 2º as pessoas olham para os 45CV e para o 19seg dos 0-100kmh e acham logo que nem pensar, 3º grande parte dos que vivem na cidade não têm garagem para carregar e os postos de carregamento atuais continuam a ser poucos ou estão com problemas.
É um citadino e os cvs não são o mais importante mas sim o binário, dá em autoestrada 130km.
Para a maioria das pessoas chega e sobra como segundo carro.
Aconselho a ver esta review.
https://www.youtube.com/watch?v=m565KFES5b8
Sim e verdade …. so na empresa estamos a espera de 4 ….vao vender como bolinhos quentes ….
Para mim não serve. Faço todos os dias 310 km e ia ficar à rasquinha.
Para esses kms a gasoleo é a unica solução, mas a média dos Portugueses a semana é de 30km por dia.
Eu por exemplo faço 15km, para mim um eléctrico é uma boa solução e ainda por cima tenho paineis solares, praticamente fica a 0€ 100KM 🙂
Para esses km’s, GPL é a opção mais racional face ao diesel.
Algo ai ta mal explicado, se trabalhar de noite e carregar de dia sim faz sentido, agora se sair de manha e voltar ao final do dia os painéis solares nao ajudam muito a nao ser se tiver baterias para acumular a energia solar produzida ai sim faz sentido.
E mesmo se tiver baterias para acumular como são tão caras e o ROI não é garantido devido a vida útil das baterias vs valor de compra não vejo vantagem.
Trabalho no segundo turno, entro as 14, mas o fim de semana chega para carregar o carro, com 15 km por dia a bateria dá para quase 2 semanas, mas aqui na empresa temos também carregadores “grátis” também energia de painéis se precisar.
Futuro é assim…
Sim no seu caso e claramente vantajoso!
30.000€ a 36.000€ de valor base, mais os nossos impostos, taxas e taxinhas e é isto os eléctricos. O Zé Povinho vai ter de voltar a andar de burro porque os carros a combustão vão ser proibidos e um eléctrico novo pelos vistos custa no mínimo metade de um apartamento. Um Mégane, meu Deus… A não ser que nos transformemos numa nova ex-república soviética e passemos a andar todos de Dacia. Mas ao menos seremos políticamente correctos e ecológicos
Parece me uma boa proposta 470 km é mais que suficiente para 95% das pessoas vamos é ver o preço diria que 35/40 mil seria aceitavel
Esperem pelo aumento do preço da eletrecidade.
Eletricidade.
Esperar?! Num ano a eletricidade aumentou 3x!!! E para mim é só o começo!
só 3 ? quantas aumentou a gasolina?
sim mas os carros a combustão não vão ser proibidos? portanto a discussão na minha opinião deve centrar-se já no futuro e o futuro é o preço da eletricidade que obviamente já começou a aumentar descaradamente.
Claro que é só o começo,
Quando os Governos deixarem de poder mamar nos impostos dos produtos petrolíferos os custos da electricidade irão por aí acima.
Quando aumentarem o pessoal começa a fazer continhas a vida metem 2 paineis solares e mandam a EDP comer gelados com a testa, o problema dos combustiveis é mesmo esse o pessoal não pode fazer petroleo em casa porque se pudesse podes ter a certeza que os preços não estavam como estão.
O problema dos painéis solares é o rendimento durante o inverno… ou para não falar que para mandares a EDP comer gelados com a testa, precisas de investir em mais do que 2 painéis solares, em baterias (caríssimas ainda) para ter armazenamento para manteres o consumo da casa à noite por ex. E isto é falando de vivendas… porque em prédios é outro filme…. Portanto as EDP da vida vão continuar a aumentar os preços o mais que poderem para sacar o maior lucro possível, porque para o Zé as alternativas que há ou são caríssimas ou complicadas de instalar.
Para carregar os carros precisas de 2.4k eu tenho em paineis 3.5K autoconsumo e ficou por 1.900€ sem baterias porque não gosto disso reduzi a factura da EDP em 80% em 2 anos pago o sistema.
Quanto a noite não consumo quase nada, mas tenho tarifário bi horario para a noite ser mais barato, basta deixar o carro a carregar ao fim de semana durante o dia e dá para a semana toda e na empresa tambem tem carregador.
Tens 3,5KW de potência, mas é potência de pico, quando o sol está na posição óptima face aos painéis. Portanto, na realidade tens menos. Muito menos. Com baterias, esbatias a diferença, e aproveitavas deveras toda a produção potencial do sistema. Mas claro, esse já é outro investimento. E ainda outro aspecto: pondo por hipótese que os ditos 3,5kW de potência instalada produzem esse valor de forma ininterrupta, o que não acontece, seguramente não estás a consumir esse valor de forma ininterrupta. Significa isso que alguém esfrega as mãozinhas de contente pela energia injectada na RESP de forma gratuita, que depois vai vender a outros consumidores. Em casa tenho apenas um colector de 255Wp. Significa isto que o equipamento poderia produzir, se tivesse a orientação óptima e sem perdas, os ditos 255W. Mas não é o que acontece. Por volta das 14h, consegue, em dias de verão sem nuvens, 234Wp (valor medido por mim). Mas é variável ao longo do dia. Portanto, os consumos residuais que tenho em casa, ou alguns não tão residuais, esgotam a produção existente. Há-de haver alguns momentos do dia que, face à produção existente, mínima, e aos consumos que possam não estar a acontecer (arca congeladora e frigorífico sem o compressor a funcionar), o diferencial está a ser injectado na RESP. Mas, lá está, como a produção não é muita, o que é “oferecido” de bandeja à rede também não é grande perca.
@GM Tenho 3.5K e preciso 2.4K e maior parte do dia anda nos 2.8K chegando várias vezes a 3.4K, mas não seja por isso mais 500 paus meto mais 1K, o material anda ao preço da chuva se souberem comprar 😉
Estou na mesma situação o que produzo a mais vai para a rede mas de forma gratuita.
Verdade o que escreve, mas, existe uma alternativa para apartamentos que não vejo discutida.
Uma bateria de, diria, 5 kWs, a carregar durante a noite (bi-horário) para consumo durante o dia seguinte.
Desta forma, consegue-se reduzir em 50% (algo menos, por conta dos impostos) o consumo.
Aumento porque? Paises onde existe mais carros electricos a electricidade é mais barata.
Alguns até possuem tarifas especificas para para veiculos electricos com preços bastante reduzidos.
sim nós até nem estamos em Portugal…
Exactamente. O aumento nao está relacionado com o facto de existirem carros electricos, mas sim porque querem e podem
Tem de ter pelo menos mais 90% de autonomia, para compensar as deslocações dos milhares de portugueses que fazem diariamente Viseu-Faro-Viseu em trabalho, nos seus carros a diesel que consomem 1 litro por cada 750km.
*900%
Mais um EV para encher chouriços, mais vale a malta aguentar com os carros a gasolina ate haver carros a hidrogenio e combustiveis sintéticos
Se quiseres pagar exatamente o mesmo que pagas pelo combustivel agora sim o melhor é espares se quiseres algo mais barato são eletricos
Já cá faltava o comentário do empelastro do hidrogénio 😀
Está à espera da central de Sines….
TiGaSPT tem por aí uma cadeira bem confortável? Então pode ficar sentado uns bons 10 a 15 anos à espera dos a hidrogénio a um preço recomendável… Duvida? pesquise no Youtube por “QUÉ COCHE COMPRAR? La CRUDA realidad del mercado”. Ligue as legendas para português pois está em espanhol.