HarmonyOS 2: Novo sistema operativo já chegou a 65 smartphones da Huawei e da Honor
Apesar de ter sido apresentado oficialmente pela Huawei em setembro do ano passado, o HarmonyOS 2 ficou disponível de forma oficial em junho. Isso aconteceu num evento onde muitos novos equipamentos foram revelados.
Claro que a Huawei tem planos para trazer este seu sistema a equipamentos mais antigos, tanto para os seus como para os da Honor. Agora, do que foi revelado, este sistema está já disponível para 65 smartphones.
A aposta da Huawei no HarmonyOS parece ser um objetivo cumprido. Com esta sua proposta a marca conseguiu ter uma alternativa para os seus sistemas operativos, sem depender de qualquer entidade externa ou qualquer governo.
Este sistema operativo vai ser uma presença em qualquer dispositivo da marca e a prova disso veio com o P50, com o Watch 3 e com o MatePad 11. Ao mesmo tempo, a marca quer trazer o HarmonyOS 2 aos smartphones e tablets mais antigos.
Smartphones Huawei e Honor que receberam HarmonyOS 2
Huawei
- Mate 40
- Mate 40 Pro
- Mate 40E
- Mate X2
- P40
- P40 Pro
- P40 Pro+
- P40 4G
- Mate 30
- Mate 30 5G
- Mate 30 Pro
- Mate 30 Pro 5G
- Mate 30 RS
- Mate 30E Pro 5G
- Nova 6
- Nova 6 5G
- Nova 7 5G
- Nova 7 SE 5G
- Nova 7 Pro 5G
- Nova 8 5G
- Nova 8 Pro 5G
- Nova 8 Pro 4G
- Mate Xs
- Mate 20
- Mate 20 Pro
- Mate 20 RS
- Mate 20 X
- Nova 6 SE
- Enjoy 20 Plus 5G
- Enjoy Z 5G
- Enjoy 20 Pro 5G
- Nova 8 SE
- P30
- P30 Pro
- Mate 20 X 5G
- Mate X
- Nova 5 Pro
- Nova 5
- Nova 5i Pro
- Nova 5z
- MatePad Pro
- MatePad Pro 5G
- MatePad 10.8
- MatePad 5G 10.4
- MatePad 10.4
Honor
- V30
- V30 Pro
- 30
- 30 Pro
- 30 Pro+
- Play 4 Pro
- 20
- 20
- 20 Pro
- V20
- Magic 2
- Tab V6
A lista apresentada acima é da própria marca e revela os dispositivos que estão já a receber o HarmonyOS, ainda que de forma gradual e controlada. Como pode ser visto, não se limita aos smartphones e tablets da Huawei e abrange também a própria Honor.
Outro pormenor interessante e importante é que não estão presentes apenas smartphones de topo. Temos presentes várias propostas de gama média, o que mostra a abrangência que este sistema vai ter, não se limitando aos dispositivos de topo.
Os objetivos da Huawei para o Harmony OS são claros e estão bem definidos. Quer ter o seu sistema em 100 milhões de dispositivos até ao final do ano, para assim firmar um ecossistema relevante e com muito impacto.
Por agora, e pelo menos no que toca à atualização de smartphones, o Harmony OS está apenas a ser disponibilizado na China. Ainda assim, a Huawei mostra que vai ter o seu sistema acessível para muitos smartphones quando fizer o lançamento global.
Este artigo tem mais de um ano
Os lites não vão receber. Vergonha autêntica. Ainda nem 1 ano fez o meu teelfone e nem vai receber Emui11 nem o HarmonyOS. Vergonha é o que tenho a dizer.
Calma…por enquanto é apenas para modelos vendidos na China! E os “lites” das versões globais não foram vendidos em território da China Continental…
Acalme a disfunção urinária pf antes de escrever
Só uma pergunta.O novo HarmonyOS 2 que chega a estes smartphones é imposto,quero dizer,quem tiver um destes dispositivos é obrigado a actualizar o seu smartphone ?? Digo isto porque em princípio ficam logo sem os serviços da Google.Será que muita gente estará pronta para ficar sem esses serviços ?? A abdicar deles ?? Eu não sei,por isso é que faço esta pergunta. 😐
Tenho 1 P30 Lite que está considerado gama média desde que saiu e nada. Enfim Huawei a desiludir cada vez mais.
Se ainda só saiu na china o que queria? Leia a notícia
Não acredito que seja imposto, mas lá está na china já é normal não terem os serviços Google.
Quando sair cá logo se vê
A restrição dos serviços da Google para a Huawei penso que é tão vasta que abrange até a nível europeu e dos Estados Unidos/Canadá.Na China não tem definitivamente os serviços da Google.Aí não.E poucos países mundiais irão contra o poder institucional da Google,se me faço entender.
Tenho o P40 lite e é um excelente telefone. Tem quase todas aplicações que necessito e da suite google nem sinto falta.
Acredito que a atualização não será forçada e os utilizadores devem conseguir migrar os dados.
quantos mais telefones tiverem o sistema mais facil será o desenvolvimento de novas aplicações.
Ando com huaweis há largos anos, problemas zero.
Mas o próximo telefone lamento, mas ou vai para xiaomi ou nokia.
Ter um telefone google sem as apps normais de um telefone google, lamento, mas assim não ganham nada.
Just saying 🙂
Claro,evidentemente.Faz você muito bem. 🙂
Só 65? Com milhões de vendas está muito longe do objetivo
Óh Miguelito,o artigo não diz que foram atualizados 65 smartphones e tablets…fala de 65 MODELOS e versões o que perfaz MILHÕES de aparelhos! Ler o artigo antes de comentar é bom…e apreender o que o mesmo diz também!
Chinesisses………