COVID-19: Certificado expirado? É só proceder à renovação
O sistema de certificados COVID está em funcionamento desde o dia 1 de julho, mas os portugueses ainda têm algumas dúvidas e alguns problemas. Como já referimos várias vezes, há três tipos de certificado: vacinação, teste ou recuperação da COVID-19 e é possível ter o certificado em formato digital ou em papel.
Os primeiros vacinados estão a receber SMS a dar conta que o selo do certificado expirou. Saiba o que fazer.
A aplicação para telemóveis “SNS 24”, permite a emissão e apresentação do Certificado Digital da UE em formato eletrónico. Esta app já está disponível na loja de aplicações móveis da Google e da Apple.
Através desta aplicação, cada cidadão pode obter, consultar e armazenar o seu certificado digital COVID da UE - saber mais aqui.
O Certificado Digital COVID da UE abrange três tipos de certificados:
- Certificados de vacinação: que comprova que a pessoa foi vacinada contra a COVID-19
- Certificados de Testagem: que comprova que a pessoa tem resultado negativo em teste molecular de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN) – RT-PCR, RT-PCR em tempo real, Testes Moleculares Rápidos – para identificação de SARS-CoV-2
- Certificados de recuperação: que comprova que a pessoa teve COVID-19, mas que já recuperou da doença
Certificado COVID tem validade de 180 dias
Os primeiros vacinados começaram a receber mensagens no telemóvel a informar que o selo do certificado de vacinação expirou. Pode parecer preocupante, mas trata-se de um procedimento automático devido à duração do selo que é de 180 dias.
Para proceder à renovação do certificado, basta solicitar um novo através da aplicação do Serviço Nacional de Saúde 24 ou do portal SNS 24.
De acordo com as informações, o selo do certificado de vacinação tem um período de validade por questões de segurança. Para facilitar a utilização dos certificados, a data de validade já se encontra visível.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
A app SNS 24 o que fez não é gerar o pdf com o certificado digital, o mesmo que se faz no site via browser?
Queres o quê mesmo? Começas a afirmar e depois fazes uma pergunta, ambos sem nexo.
Lê com mais atenção
“trata-se de um procedimento automático devido à duração do selo que é de 180 dias” ??
porque raio isto tem um selo? omg..
Eu acho que é por causa de se poder imprimir o PDF basicamente não sabemos durante quanto tempo irá durar a imunidade, por isso dás a validade de 180 dias e não vitalícia ao certificado, ao fim de 180 dias o código QR gerado deixa de ser válido e tens que pedir um novo, se o certificado fosse apenas digital não havia essa necessidade.
Pelo mesmo motivo que a IT da tua empresa coloca certificados de segurança com data limite, tipicamente 180 dias a 1 ano, no caso de um documento facilmente transmissivel como este até acho que a duração devia ser 30 dias.
Não faz qualquer sentido expirar um certificado de quem foi vacinado, faz sentido a propósito de quem tem um certificado por teste negativo.
Caso contrário, o que a DGS nos diz, é que a vacina tem uma duração de seis meses. Isto neste país como o nosso…
Há vacinas que tomas uma vez na vida há outras que não, a vacina do tétano protege por 10 anos logo se houvesse um certificado teria que expirar ao fim desse tempo, neste momento não sabemos quanto tempo dura as vacinas para a COVID-19 logo por precaução colocaram o prazo de 180 dias e para já renova “automaticamente” por mais 180 dias, enquanto não soubermos quanto tempo a vacina nos protege terá que ser assim.
agora é 20 anos, devido a novos estudos efetuados aumentaram 10 anso de validade, se verificarem na app o boletim de vacinas foi automaticamente atualizado.
A do tétano com o tempo de testes e daso que tem ainda andam a ajustar, a do covid tem 8 meses de testes podem esperar variações todos os anos ou de x em x meses.
Faz sentido porque o mesmo é transmissivel, é segurança e nada tem a ver com covid.
Ainda bem que a partir de setembro apenas vacinados podem entrar em shoppings, cinemas, teatros, restaurantes e sobretudo discotecas e bares. So com certificado, quem não tem fica a porta. E vao exigir isso para emprego, quem não tem despedido.
Só te falta o chip no rabo para andares feliz!
Deverias ser muito feliz na Coreia do Norte.
Sabes que ao abrigo da constituição da republica portuguesa, as pessoas não podem sofrer discriminação nem impedidos de circular livremente!!!
Chamam-lhe agora, “discriminação positiva” e assim já #vaificartudobem…
shoppings e afins não são espaços públicos para se circular livremente, é reservado direito de admissão e cumprimentos de regras do mesmo.
Estas mesmo a ver as loja de grande dimensões a aplicar esse tipo de regras?! só vão perder com isso
“Para facilitar a utilização dos certificados, a data de validade já se encontra visível.”
Alguém tem a validade no certificado? Fiz download agora e não encontrei
Tenho certificado válido mas não o uso. Por enquanto afecta a minha ida aos restaurantes. Ao fim de semana deixei de ir. O caminho a seguir não é pactuar com essas trelas tecnológicas.
Infelizmente muita gente gosta de sentir o chicote nas costas. A pandemia mostrou a quantidade de masoquistas que andam por aí.
Isto era para responder ao comentário acima, do Tiago…
Sim, o meu certificado já tem data de validade, encontra-se nas últimas linhas do certificado. Mas refira-se que tomei a vacina a pouco mais de 15 dias.
Fiz download pela app sns24, só para ver isto das datas, e o novo tem a validade.
Mas antes de fazer download fui à pasta /data/data/pt.minsaude.spms/ces/files/ e apaguei o certificado antigo.
Escravos da burocracia e da falsa segurança
E tu, és escravo dos testes covid ou da marmita? 😀
Antes vacinado e com plena utilização dos restaurantes, hoteis e sem testes nem confinamentos em viagens do que a escrividão dos testes e de comer em casa dia após dia.
Nunca fiz teste nenhum, nem tive vacina nenhuma…
Para ter o certificado verde não é preciso vacina nem PCR, basta teste de anticorpos, a maioria das pessoas já tem anticorpos
Lol.. sim, com validade de 72h, feito em laboratorio e sem comparticipação e apenas valido para ires ao restaurante ou a hoteis. Boa sorte com isso..
Boa sorte escravo