Mobi.e: A partir de hoje fica mais caro carregar um carro elétrico
2021 é o primeiro ano em que se aplicarão as tarifas da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica. Com o processo gradual de implementação plena do Regulamento de Mobilidade Elétrica, a MOBI.E anunciou a cobrança da “tarifa EGME”, que terá a supervisão da Entidade Reguladora.
Conheça os valores da nova tarifa da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME).
Taxa da Mobi.E custará 33 cêntimos por carregamento
Na rede Mobi.E, o acesso aos postos de carregamento por parte dos utilizadores é universal e não depende das redes com quem o serviço é contratualizado, ao contrário do que acontece noutros países.
Em Portugal, através da rede Mobi.E, este serviço é prestado sem cobrança adicional e com a supervisão da Entidade Reguladora, a quem compete definir a Tarifa da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME).
A ERSE definiu, assim, o valor da tarifa EGME, a qual passará a ser paga a partir de hoje (1 de maio) pelos CEME (Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica), OPC (Operador de Pontos de Carregamento) e DPC (Detentores de Pontos de Carregamento).
As tarifas da EGME irão começar a ser cobradas pela MOBI.E aos agentes do mercado, não tendo uma aplicação direta nos utilizadores, de acordo com os seguintes valores:
- Tarifa da EGME aplicável aos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME): 0,1657€/carregamento;
- Tarifa da EGME aplicável aos Operadores de Pontos de Carregamento (OPC): 0,1657€/carregamento;
- Tarifa da EGME aplicável aos Detentores de Pontos de Carregamento (DPC): 0,0385€/dia/ponto de carregamento.
Contas feitas, carregar um carro num posto da Mobi.e custará mais 33 cêntimo (por carregamento). A rede Mobi.E conta com a cobertura geográfica superior a 90% dos municípios, uma rede com mais de 1.650 postos de carregamento e mais de 3.400 tomadas. De acordo com as informações, esta nova taxa renderá 780 mil euros neste ano e servirá para financiar a rede pública.
Este artigo tem mais de um ano
Resumindo.. Ninguém quer saber do ambiente apenas querem é mais taxas e impostos para meter mais aos bolsos.. É assim que se dá issentivos em Portugal
Estava a espera de que? Hajam imenso dinheiro com os combustíveis fósseis, e agora vão deixar de ganhar esse dinheiro. Vão inventar impostos de certeza
Ganham*
Abra os olhos ou só abriu os olhos agora?
Mt gente está a ser comida de cebolada com essa história do clima qe até mete nojo já em ouvir flr
Reflita se N e mt vantajoso pras marcas apostar em propaganda do medo e investir em carros elétricos eles vão buscar sempre mt mais dinheiro a médio prazo qem com venda de baterias ou novos carros já carros a combustão podem durar 30 anos!!!
Eh lá!
Escreva em Português!
Nao lhe agradou?
“Novas Oportunidades” ou analfabetismo funcional?
E que dizer da falta de incentivos para as pessoas deixarem de escrever “issentivos”? É dramática!
Rede Mobi-e é só para desenrascar e é preciso que tenhas um carregador perto
Eu acredito mais na diversidade. Em algumas circunstâncias já é mais cara a carga eléctrica.
‘So it begins’…
+1
Toca a carregar o carro em casa, quem tenha este tipo de automóvel!! Já estava à espera disto!! Quando for o hidrogénio os preços deste combustível vão ser no mínimo €2,50 por litro!!
O hidrogénio está a ser vendido em kg e não em litros…
Ok, 2,50€ por kg!!
Está na hora de acordar do sonhos! Um kg de HH, nos países em que há postos de abastecimento, é vendido mais para os 15 do que para os 10 euros, SEM IMPOSTOS. E tem um rendimento próximo a 6 litros de gasolina.
Um gás liquidificado é vendido em Kg!! Pronto já posso dizer que já vi de tudo!!
liquefeito, queres tu dizer!….
O gás de garrafa para os fogões ou qualquer outro tipo de utilidade é vendido ao kilo.
O objectivo deles é que todos carreguem o carro em casa e assim paguem metade em impostos e ainda dão mais dinheiro a EDP e afins porque terão de subir a potencia.
Mas n se preocupe isto daqui a 10 anos se a acentuada se mantiver os impostos da electricidade começam a vir ao de cima espere pra ver
Ou n pense q a eletricidade cai do céu pra abastecer toda a população
O Sr. anda a “gasol”, certo?
Basta que metade do petróleo actualmente gasto em motores de combustão seja usado para produzir electricidade para que as necessidades de todo o parque automóvel fiquem cobertas e a sobrar. O motor eléctrico é quase 3 vezes mais eficiente.
? Onde descobriu isso ? Mais eficiente do que o quê?
Acho bem
Até ver, GPL é o que continua a dar.
Encomendei, ontem, um híbrido, para carregar em casa. Vamos ver no que dá…
A marca anuncia 1,4 l aos 100 Km e isso já foi comprovado pela malta dos vídeos no YouTube.
Híbrido não é carne nem é peixe. Quando as baterias acabarem, diga-me qual é a média aos 100Kms.
Depende, se só fizer percursos até um dúzia de kms por dia e for sempre posto à carga até pode fazer médias de zero, ou um litro aos 1000. Senão, ainda gasta mais que um carro normal devido ao peso. Híbrido plug in serve principalmente para tornear normas de homologação CO2 e fugir ao fisco.
Ah, e é para 218 CV e um binário de 450 Nm.
O que diz não faz sentido
Menos de 6 l/100 Km.
Híbrido reúne o melhor dos dois mundos. No dia a dia só se gasta eletricidade e para as esporádicas viagens longas, tem o motor de combustão. O peso a mais é compensado pelo facto de ser sempre híbrido. Quando acabar a eletricidade carregada continua a carregar nas recuperações de energia durante a condução.
É isso, mesmo.
O peso a mais é compensado onde pode funcionar como híbrido: em cidade ou estradas secundárias. Na AE em grandes percursos o modo híbrido não funciona: não se trava e não há devolução de energia recuperada.
Mas quem tem peso a mais faz dieta. O Prius PHV até tem um peso menor do que os outros pois é parcialmente construído a carbono como os F1.
Quando a viatura trabalha em modo 100% híbrido gasta 2 litros /100km ….. 3€/100km … No meu caso. Média combinada dos últimos 50.000 km = 1,2 L/100 …. 2€/100km …….
Quando tudo estiver dependente do carregamento eléctrico…os valores subirão en flecha.
Eu acho o mesmo.
Porque aí todos os países têm a possibilidade de se tornarem nos seus próprios produtores de combustível em forma de eletricidade para os transportes. O mundo deixa de estar dependente das arábias e esses estados deixarão de serem tão podres de ricos.
Sai o Pai Natal entra o Ali Baba e sua trupe !
Não será o contrário?
o IUC tambem no deve estar muito longe para estes carros.
Não se compreende a discriminação positiva.
Só falta a taxa para quem carrega o carro em casa, basta sairem os números de vendas do primeiro trimestre a dizer que híbridos e elétricos venderam mais para arranjar taxas…
Este país está a saque.
Isso a mim ja n me preocupa
N tenho ideia em comprar novo
Viagens grandes em eléctrico por AE são um logro. O custo das cargas rápidas émuito superior ao equivalente em gasolina e mais do dobro do gasóleo. E não dá grande saúde às baterias. Eléctrico só em casa.
Há tarifas sociais para carregamentos do veículo?
Os carros eléctricos foram vendidos com a promessa de que o custo do carregamento das baterias seria substancialmente inferiore ao custo do abastecimento dos combustíveis fosseis. Agora que o futuro dos carros eléctricos afigura-se irreversível, verificamos que a garantia dada no passado não passou de mais uma intrujice de quem não tem outro remédio senão mentir para vender um produto!!
Lol so chegou a essa conclusão agora
Vejo que não percebeste o que quis dizer. Acontece….
Ai…carros a combustão… ainda não se foram embora e já sinto a vossa falta…
E as baterias não poluem !!!
a eletricidade é a mais cara da Europa !!!
Afinal quanto custa em média carregar um carro elétrico em Portugal?
Pedro Pinto
Neste artigo publicado há 5 dias tinhamos alguns países com valores superiores. Sim. Tinhamos.
Hoje vemos que 60Kw são 27€ sendo Portugal o País com o custo mais alto devido a taxas e taxinhas que inventamos….
Desafio:
Podem actualizar o vosso artigo sff e mostar quanto o Governo Português está preocupado com o ambiente….
Obrigado pela atenção
Pois, ja nos tramaram 🙁
Mas é q nng esta preocupado com o ambiente
A mobilidade PHV permite-me com com 50€ fazer entre 4000 e 5000 km ….. emitir apenas 2kg de CO2 a cada 100km.
https://youtu.be/stxkY2JelZ0
Boa Jon, “O Lado Negro das Energias Verdes” para mim não é novidade, agora os acérrimos defensores dos 4 rodas eléctricos parecem estar muitos caladinhos. Atenção que também não defendo a energia fóssil, acho que ambos tem que existir até se encontrar solução melhor.
Neste aspecto tem alguma razão. Daí a vantagem dos híbridos PHV