Apple Watch ajudou a polícia a encontrar assaltante em menos de 24 horas
Recentemente um assalto à mão armada no Brasil, resultou na detenção de um homem de 20 anos. Mas para isso, a tecnologia teve um papel fundamental, uma vez que o criminoso foi detido com através da ajuda que um Apple Watch forneceu às autoridades.
Pontualmente, são notícia situações em que os equipamentos tecnológicos dão uma autêntica ajuda preciosa em determinado momento. Vamos então conhecer melhor o que se passou.
Apple Watch ajudou a polícia brasileira a encontrar assaltante
O caso aconteceu em Santa Maria, na região de Rio Grande do Sul, na sequência de um assalto à mão armada, na manhã do passado sábado (27). Três homens armados e vestidos com fardas do Exército brasileiro fizeram refém uma vítima na sua própria casa.
Os assaltantes agrediram e amarraram a vítima na sua residência e roubaram diversos bens. Por exemplo, foi levado um automóvel BMW X4 e um relógio inteligente Apple Watch, cujo modelo em concreto não foi revelado.
Para encontrar os criminosos, os agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) recorreram ao smartwatch para assim localizar o dispositivo. E os resultados desta ferramenta indicaram uma residência em Vila Brenner, também na cidade de Santa Maria. Esta casa seria da irmã de um dos assaltantes, um jovem de 20 anos que foi preso neste domingo (28) e levado pela polícia juntamente com os objetos roubados e as fardas das autoridades.
O sujeito foi então reconhecido pela vítima como sendo um dos participantes do assalto. A polícia procura agora os outros dois assaltantes que, por sua vez, já possuem antecedentes criminais de roubo, homicídio, tráfico de drogas, desobediência e ameaça.
Em suma, esta é mais uma situação para se juntar a tantas outras onde a tecnologia teve um papel fundamental na resolução ou impedimento de problemas mais graves.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Polícia Civil do Brasil
Neste artigo: Apple, Apple Watch, assalto, brasil
Fantástico (Inserir ironia)!!!
Mais uma nãoticia a vanglorizar um sponsor do blog.
Qualquer dispositivo com GPS nos dias de hoje faz o mesmo, e até antes mesmo era possivel fazer tracking de telefones.
Vai ler como funcionam sistemas com GPS antes de dizeres asneiras dessas. O meu relógio tem GPS mas sem rede celular é impossível encontrá-lo.
Ter GPS não diz nada, tem que haver um mecanismo de comunicação de posição, e convenhamos, a maioria dos smartwatches em uso (mesmo com GPS) não têm ligação a rede celular, estando dependentes de ligação a redes ou aparelhos conhecidos – o que na maioria dos casos leva a perda de ligação em caso de roubo.
Acreditas mesmo no que dizes? Até na rede GSM é possivél de fazer tracking a qualquer equipamento desde que esteja ligado nem que seja por apenas 3 segundos. Já se fazia isto nos anos 90.
Mas o teu problema é não perceber a diferença entre o GPS e a rede GSM 😉 e começa logo mal por aí. Como tal, o que dizes não faz qualquer sentido.
Acho que não sabes como funciona o GPS! Tu obténs a localização no aparelho pela informação enviada por satélites seguida de “triangulação” usando esses dados no aparelho, não envias sinais para os satélites…
Pode haver tracking na rede GSM porque o aparelho está ligado a torres da rede celular, mas mesmo assim a triangulação é muito pouco precisa e não é algo a que qualquer pessoa tenha acesso. Mas isso não tem nada a ver com o GPS.
Antes fosse, mas percebo o teu azedume (sem ironia) 😉 um abraço e uma amêndoa. Boa Páscoa.
“Qualquer dispositivo com GPS nos dias de hoje faz o mesmo” Lol… nota-se que percebes!
Um artigo escrito com princípio (generoso), meio (generoso) e fim (generoso). Como na primária.
Estou a ver bem? Mas os gajos até roubaram carne congelada e bacon? Hehehe
Aqui se rouba até animais de estimação, meu caro.
https://istoe.com.br/sp-policia-localiza-cachorro-furtado-e-devolve-ao-dono-mulher-e-presa/
ehehe sim 😀
Mas esse apple watch é a versão com dados móveis, certo? Em que utilizaram a aplicação nativa “Encontrar”?
Qualquer relógio que tenha um cartão SIM/e-SIM dá para fazer isto. Não é preciso vangloriar a apple, como é hábito nesta página, mais uma vez com algo tão banal.
Onde é que se lê que é um relógio com cartão SIM/e-SIM?
Onde é que se anda a vangloriar a Apple?
Se acham que aqui só se leem “não-tícias”, deixem o blog em paz e não percam tempo a tentar rebaixar quem trabalha.
Ninguém é perfeito, e cometem-se gafes em todos os blogs, jornais e até telejornais! Neste artigo não foi o caso!
O autor diz *claramente* que não foi divulgado qual o modelo do relógio.
Tanto pode ser um com ligação GSM como pode ser um sem GSM. Nada garante que o relógio não se tenha ligado a uma rede wifi aberta e tenha sido apartir daí que tenham conseguido chegar ao mesmo ou que tenha se ligado ao hotspot do carro (se for o caso)…
Aos que dizem que anda-se aqui a vangloriar a Apple, desafio o autor do blog a colocar “inocentemente” as referências à Apple para Samsung…
Já estou a imaginar: nos primeiros dias, todos abanam a cabeça e dizem que sim, ninguém fala na marca do relógio porque não é apple. Depois de mudar, o que não vão faltar serão apple haters que não têm mais que faça.
O meu telemóvel é um samsung, e não me arrependo em nada de ter comprado um. Se gostava de ter um iPhone? Não. Já tive. Simplesmente queria experimentar outra coisa diferente… Pode ser que volte à apple ou não.
Se eu ganhasse 0.0001€ por cada iphone ou samsung que se vendesse, provavelmente entrava nesse jogo de flaming à apple ou à samsung (ou não). Mas o meu tempo é mais valioso que andar a dizer mal da apple ou da samsung.
Boas páscoas e parabéns pelo artigo