EUA: Juiz bloqueia restrições contra a Xiaomi e está cético que a marca seja uma ameaça
Já é mais do que sabido que os EUA não mostram grande empatia para com os produtos e marcas chinesas. Apesar de a Huawei ser a empresa mais fustigada neste cenário, outras marcas do país asiático são também prejudicadas com as várias barreiras impostas.
No entanto agora um juiz bloqueou as restrições dos EUA contra a Xiaomi. Para além disso, o juiz diz não acreditar que a fabricante chinesa seja uma ameaça à segurança nacional norte-americana.
Foi ainda antes de Donald Trump deixar o seu cargo de presidente que o Departamento de Defesa designou a Xiaomi como uma "empresa militar comunista chinesa". A marca chinesa foi assim sujeita à ordem executiva de Trump que proibia os Estados Unido de investir e negociar com estas empresas.
Como resposta, a Xiaomi colocou os EUA em tribunal para evitar estar banida. Segundo a chinesa, as restrições dos Estados Unidos causariam "danos extremos e irreversíveis" aos seus negócios. Além disso, a marca defende que funciona "em conformidade com as leis e regulamentos relevantes das jurisdições onde os seus negócios atuam". Na altura um porta-voz da Xiaomi afirmou mesmo que a empresa "não pertence, não é controlada nem afiliada aos militares chineses, não sendo assim uma empresa militar comunista chinesa".
Juiz suspende restrições dos EUA à Xiaomi
Um juiz federal impediu nesta sexta-feira (12) o Departamento de Defesa dos EUA de impor restrições à Xiaomi. Estas restrições deveriam ser aplicadas já a partir da próxima semana, mas assim ficam para já suspensas.
O juiz Rudolph Contreras emitiu uma liminar para evitar aquilo que apelidou de "dano irreparável" à Xiaomi, referindo que a designação dada pelo Departamento de defesa era "arbitraria e caprichosa". Contreras questionou o argumento de Trump de que as "empresas civis chinesas", como a Xiaomi, permitem que o governo chinês "ameace diretamente a pátria dos Estados Unidos".
O tribunal está um tanto cético de que importantes interesses de segurança nacional estejam realmente implicados aqui.
Referiu o juiz Rudolph Contreras.
Em comunicado, a Xiaomi disse que continuará a solicitar que a designação CCMC (Chinese Communist Military Company) seja removida permanentemente.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Esta agora… 😐
Normal… Toda a suposta “acusação” é baseada num monte de nada.
Xiaomi concordo que não deva ser suspensa, já com huawei a música é outra
Com a Huawei é exactamente o mesmo… Apenas um monte de nada, visto que as empresas têm de respeitar as regras dos Países onde tem os equipamentos á venda.
O problema é que as empresas americanas continuam a perder para a concorrência que vem da China. Apenas e só isso.
Brincadeira….
Pensa mais estrategicamente.
Abc
Grande problema do pessoal do pplware é que tem vistas muito curtas, precisam viajar mais a conhecer mais o mundo.
Vai passar 2 semana à China para perceberes o que se passa por lá e como eles querem levar o que se passa por lá para todo o mundo, já são donos de metade da África, muitas das sweatshops foram transferidas para a Etiópia onde conseguem pagar ainda menos com a mao de obra e ainda invalidar o embargo comercial sobre os produtos chineses porque saem de portos africanos, o mesmo já se passa na Grécia, Portugal é o próximo na lista.
Não são teorias da conspiração, quem já viajou para a China ou conhece cidadãos chineses sabe o que se passa, liberdade é algo complementamentr utópico em todas as vertentes que possam imaginar.
A radiomi não mete medo a ninguém… Copia ou melhora o que já anda no mercado.
Agora, a Huawei… Ui ui ui
Totalmente de acordo jose
Amadeu, já perdi a conta ás vezes que fui à China.
Políticas à parte, de quem é a culpa da China estar a ocupar África e países europeus?
Sabe, para comprar tem que haver alguém a vender e se quem vende não se importa de quem é o comprador, quer é o dinheiro, de quem é a culpa afinal?
É de quem vende ou de quem compra?
Portugal vendeu a EDP aos Chineses, ou uma parte dela.
Será que não havia mais ninguém a quem vender?
Se calhar havia, não pagava era tanto…
Ahh pois é, a culpa é do Chinês que comprou, é um bandido…
+1
Logo vi que mais tarde ou mais cedo ia ser a xiaomi a seguinte a ter problemas, tudo bem que a chian não é uma mar de rosas, mas acho que se aproveitam de ter certas animosidades com a China para dizer que tal empresa constitui ameaça e toca a bloquear, pois a verdadeira razão é económica e politica, pois a huawei e xiaomi estão a conquistar um bom mercado mundial, e a empresas americanas andama a perder terreno….
A verdade e que vende muito e com produtos qualidade/preço imbatíveis.
Daí criar muita azia
Exactamente dai achar, que usar dessa desculpa de ser uma ameaça, escutas e tal, que por um lado em certas coisas tanto china e EUA façam-no, mas usar isso para prejudicar empresas que estavam a crescer….
Sempre foi esse o motivo do bloqueio.
Eu disse aqui que na altura do bloqueio à Huawei que a Xiaomi era a seguir.
e estava errado…
Que surpresa quando a Xiaomi nem sequer foi proibida de continuar a comercializar em território americano. Tratou-se simplesmente de um ataque financeiro numa altura muito suspeita, visto que foi efetuada na semana de saída da presidência Trump que até aí tinha posto só 2 nomes na lista em quase 2 anos
Estados Unidos do Macartismo, do fascismo, do imperialismo, dos crimes de guerra, dos ataques aos direitos humanos, da oligarquia ditatorial, da perseguição a denunciantes, das sanções assassinas, etc, e querem convencer alguém que têm a moral de condenar os outros? Coitados…
deixa-me adivinhar o sr e comuna e adora a ccp,… agora uma pergunta o sr tem qualquer conhecimento do actual regime da ccp?! o ser tem algum conhecimento da historia do sex xx e xxi?!
O sr sabe quem ajudou a acabar com o regime socialista nazi na segunda guerra mundial?!
O sr sabe que felizmente hoje nao estamos sobe a opressao comunista devido aos americanos.
O sr sabe que a liberdade que usufrui hoje em dia e devido aos americanos?!
nao acredito deve sr + 1 indrominado comunista que deveria mudar-se para a ccp,… lool
Sabemos que tens uma paixão platónica pelos americanos mas é em português é PPC.
E ao contrário do que as crianças deste site acham, não tens de escolher um ou outro, podes ficar igualmente revoltado pelas acções de ambos.
Aliás esse exemplo é a maior prova de que os EUA só sabem olhar para o próprio umbigo. Podiam ter entrado muito mais cedo no conflito e poupado milhoes de vidas mas só o fizeram quando foram diretamente atacados e numa altura em que o Hitler já tinha dado um tiro no próprio pé e os aliados provavelmente até conseguiriam resolver a questão por eles. Por isso agradecer, é uma expressão um pouco forte aí
Com que então “regime SOCIALISTA nazi” vai perdoar-me mas essa é de uma ignorância monstruosa, ou então não sabe nada de história.
Quem ajudou a acabar com o regime socialista nazi na segunda guerra mundial?!
– Claramente os Russos com a maior frente e o maior exercito!
A liberdade que usufrui hoje em dia é devido aos americanos?!
– Não! Essa tu deve-la em parte ao partido comunista português!
Não estou aqui a defender ninguém, mas sejamos realistas e correctos com a história.
A liberdade em Portugal foi em grande parte devido aos soldados que fizeram o 25 de abril!!
Hipocrisia Americana…
O meu próximo smartphone vai ser um Xiaomi!! Pelo menos a marca não ter problemas em obter componentes 🙂