Será que aguenta? YouTube já transmite em 4K HDR e 60fps nos smartphones Android
Cada vez mais a qualidade do streaming e dos vídeos que temos na Internet aumenta. Com exigências cada vez maiores, os serviços têm dese adaptar e acompanhar esse aumento da qualidade, com conteúdos em 4K e superiores.
O YouTube tem acompanhado esse movimento e há já alguns anos que tem vídeos em 4K. Se isso é verdade no Desktop, o mesmo não acontecido em todos os smartphones. Agora, e no Android, surge finalmente a possibilidade de vermos vídeos em 4K HDR e 60fps.
A aposta da Google no YouTube
Uma das plataformas onde o YouTube mais é consumido é nos smartphones. Em qualquer lugar e a qualquer hora podemos aceder a qualquer vídeo que esteja nesta plataforma, bastando ter rede. Esta facilidade permite que este serviço cresça.
Claro que ao não existirem muitos smartphones com ecrãs 4K leva a que a Google opte por dar prioridade a outras funcionalidades. Preferem ter vídeos em resoluções mais reduzidas, que garantem uma qualidade melhor na utilização. Estes ficam menos expostos a problemas de rede.
4K HDR e 60fps no Android
Agora este panorama mudou e a Google parece estar a apostar no 4K e superior em todas as plataformas. Do que foi revelado, e comprovado pelo Pplware, o Android já pode ter acesso a resoluções 4K HDR e 60fps. Claro que para tal, os vídeos têm naturalmente de ter esta resolução disponível.
A chegar aos smartphones
Curiosamente, e mesmo que o smartphone não tenha um ecrã 4K, estes vídeos podem ser vistos em 2160p. A menor dimensão do ecrã e outros fatores acabam por mascarar eventuais problemas. Ainda assim, esta não é uma disponibilização generalizada a todos os smartphones Android.
É necessário ter algum cuidado, pois estes vídeos têm um consumo de dados mito maior. Ainda assim, é importante e interessante ver a aposta da Google no YouTube do Android, que assim acaba por ficar certamente ainda melhor.
Uma dica Youtube para o Android
Este artigo tem mais de um ano
Eu, Nuno Almeida, nascido a 10 de Setembro de 1999, acho isto uma bela ideia!
Isto é que é informação relevante!
Onde diz “os vídeos têm naturalmente de ter esta resolução disponível” carreguei no têm naturalmente de ter(que está a sublinhado),que me redireccionou para um vídeo de 8K no YouTube e eu consegui perfeitamente vê-lo à vontade em 2160 píxeis.De notar que o meu smartphone é um Xiaomi Redmi Note 5. 🙂
O redmo note 5 não tem sequer ecra hdr nem resolução 2k não seja aldrabao. Hdr so em ecras oled.
Bem, em defesa do sandokan, ele não disse que conseguiu apreciar os 8k nem o hdr. Apenas disse que conseguiu ver o vídeo em 2160 pixeis (no sentido de tecnologicamente ser possível fazer streaming).
So os ecras compativeis com hdr tem acesso ao youtube hdr, caso contrario nao aparece essa opcão.
Exactamente,”iDroid”. 🙂
HDR só em ecrãs OLED? Então o mi10t pro, P20 normal tem o que? Basta uma breve pesquisa para ver que o Mi10T pro tem hdr10+ e o outro hdr10
hdr a sério precisa de 1000nits de brilho, so os oled tem isso. Qualquer forma o redmi note 5 tem um ecra fraquissimo que não consegue visualizar com qualidade nem 1080p quanto mais hdr.
Nem lhe respondo,”LWR”.Não vale a pena. 🙂
Eu ate estou a ver um vídeo de 2160p do meu note 10 plus 5G ate se ve muito bem o ecra dele e dos melhores
Pessoal ando à procura de uma forma de instalar o Android como sistema operativo em Dual Boot. O que sugerem que lê-a? Quero também dizer que o android ainda está muito longe de competir com os sistemas operativos que andam ai. Basta vermos que não existe versões de desktop do Android das principais ferramentas Open Sources, por exemplo Libre Office. Então não é uma solução para quem deseje trabalhar nele apesar de existirem alternativas como o WPS no entanto na minha opinião ainda falta caminhar muito mais.
Android em dual boot num pc? Esquece la isso, usa antes uma VM ou bluestacks. Android é demasiado limitado e nada optimizado para pc.
Há pelo menos 2 anos que isto é possível com o YouTube Vanced
Huawei P30 Pro, sempre actual…
Aguenta, sim… Mas atenção que quem tem NOS em casa não vai conseguir ver absolutamente nada, visto que estes ladrõezecos nada fazem senão roubarem os seus clientes, cortando num serviço imprescindível como a Internet, e assim mamarem mais uns quantos euros no final do mês com um serviço que nem sequer garantem.
Para que quero 4k num telefone se o display é mais pequeno. LOL