PplWare Mobile

YouTube disponibiliza vídeos em baixa definição

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. João Lopes says:

    “É sem dúvida uma melhoria para as situações em que a nossa velocidade de ligação à Internet é muito baixa e em que temos dificuldade em ver os vídeos na anterior resolução.”

    Uma melhoria? Que ridiculo, é apenas um retrocesso!
    Quem quer ver videos no youtube como é óbvio que necessita de um minimo de velocidade de internet, baixar a qualidade dos videos não é solução!
    Aqui nem se coloca a questão em que é melhor ver alguma coisa do que não ver nada visto que se formos pacientes acabaremos por ter o video a ser carregado e disponivel para ser visualizado…

    Em suma, decisão muito questionável…

    • Dizes isso porque tens sempre boas velocidades à Internet. Experimenta ir para o interior do país, longe das grandes cidades, e liga a pen para ver uns vídeos…

      Ou vês aos solavancos ou desistes, porque mesmo na definição mais baixa não consegues ter qualidade. Piora ainda mais se estiveres a partilhar essa ligação com outras pessoas.

      Questionável seria se a Google tirasse os 1080p ou os 720p para dar os 144p.

      Quem pode usar as velocidades mais elevadas que use e ainda bem para eles. Os que não podiam ver por falta de uma definição que pudessem usar de certeza que agradecem.

      E temos também de nos lembrar que o mundo não é apenas Portugal onde conseguimos ter ligações de 100MB com relativa facilidade. Existem muitas capitais de países, e refiro-me às capitais por serem onde tipicamente existem melhores condições, por esse mundo fora que a Net é uma miséria.

      Não é ridículo, é antes uma medida para democratizar o acesso a esses conteúdos…

      • BigLord says:

        Concordo a 100%. É uma grande ideia da parte do Google. Os que não têm problemas não sofrem quaisquer arrelias, e os que têm ficam com a vida facilitada 🙂

        • Curioso says:

          Também concordo.

          • Alberto says:

            É uma melhoria sim. A maioria do conteúdo que eu assisto não faço questão de ver em HD, no notebook e no PC eu assisto muito bem 90% das coisas em 480p, no smartphone vai ser um alívio para meu plano de dados poder optar pelo 144p

          • pedro says:

            Ainda bem que a google deu-nos esta opção. Aqui em casa tenho uma net estavel e rapida, mas, por exemplo, na escola, tenho uma net lenta, por isso é melhor por em baixa qualidade

          • João Fonseca says:

            Deve ser para poder ver videos com o Google Glasses.
            Anyway, para quem tem um telemóvel com ecrã pequeno esta nova resolução é mais que bem-vinda!

      • DV1 says:

        “E temos também de nos lembrar que o mundo não é apenas Portugal…”

        Querendo ir mais longe com esta afirmação, É ÓBVIO que este novo serviço não é especificamente para países como o nosso. Claramente que é um serviço para os países que estão agora a começar a crescer na área da tecnologia.

        Lembrem-se que YouTube é Google -> Capturar os novos “clientes”
        Lembrem-se que Google é Android -> Aproveitar estes mercados para crescer, já que eles têm o novo dinheiro que ainda anda por aí

        Este serviço faz tanto sentido como o iPhone Lowcost…

      • paulo says:

        concordo plenamente, quando vou a terra dos meus pais (interior do Alentejo)é que eu sinto o que ter a net super super lenta ou quase nula, este conceito de resolução mais baixa é muito bem-vindo. em casa que tenho net super rápida não vejo em HD prefiro uma melhor fluidez do que uma qualidade muito boa, mas é a minha opinião.

    • Nuno says:

      Boas João,
      Pelo teu comentario nao deves ter o kanguru da Optimus e tive uma guerra com eles no ano passado pra tentar resolverem a situacao da velocidade de 0,2 Mb durante o dia e 3 MB durante a noite. como podes verificar. um video de 5 min demorava 1 hora a carregar. e o q me dizes dos novos bloqueios de 15 Gb por mes as operadoras moveis, obrigadas a baixar a velocidade pra 128 Kb.

      • FSantos says:

        Nem me fale da porcaria de internet no meu hotspot kanguru. Lixo autentico.

        Estou fidelidade mais um ano mas vou ter que cancelar via advogados.

        0.8 megas de upload e 1.2 de download. Não vale nadinha e ainda desculpam-se sempre com os 15 gb de PUR mesmo que a soma do ultimo mês não ultrapasse os 10 gb. Nem consigo assistir videos ao YouTube

        Conseguiste cancelar durante a fidelização? Se sim como?

        Cpt.

        • Nuno says:

          Boas, cancelei com queixa na anacom, livro de reclamacoes, copias de testes em Windows, Linux, Android e iPhone. Durante o dia e durante a noite. Ainda mandaram cartas com ameaças de advogados e respondi pra eles com os testes efetuados. Ate agora nada.
          Qt ao bloqueio dos 15 GB nao tava ativo no ano passado. por isso nao foi desculpa. E soube q a TMN submeteu uma resposta a anacom pra retirar os 15 GB de limite.
          E acho bem, so nao concordo é que tenham mais telemoveis a funcionar do que as antenas suportam, q é o caso da Optimus e Vodafone. Pois os testes da vodafone sao similiares aos da Optimus.

    • Manuel says:

      Não é preciso ir para o interior do país. Eu sou do interior e sim, as velocidades aqui às vezes sõ miseráveis.
      A questão aqui prende-se um pouco com “saber alguma coisa de net”. Ou seja, se o vídeo é HD os pacotes a enviar/receber serão maiores, pois conterão mais informação, informação essa que contém os detalhes do vídeo. Ora se é um video HD terá mais informação, e ao ter mais informação, basta haver atrasos no routing de pacotes e está tudo tramado… Assim com uma qualidade mais baixa, é mais fácil, pois a informação é mais pequena e log mais fácil de encaminhar.

      Corrijam-me se estiver errado.

    • Bruno M. says:

      Decisão muito questionável? Não me parece.

      Quem tem net 3g com limites e quiser ver um video e gastar muito pouca largura de banda e vê-los com fluidez, é a solução ideal!

      Ora, se eu tiver limites nos consumos (como é o caso de + de 90% da população portuguesa nos dispositivos móveis) não posso nem esperar nem ver um video a 720p (por exemplo) porque 1º, demora muitissimo tempo para vê-lo sem interrupções, depois a largura que disponho pode não ser suficiente e por ultimo, posso gastar a mesma onde poderia poupá-la para outras situações (Google maps, por exemplo…)

    • Tony says:

      Que comentário mais idiota… e fora da realidade.
      Experimente estar em Angola a tentar ver um video do youtube.
      Ou numa ligação VSAT, com 512kbps de down e 700ms de latência.

    • Rui Costa says:

      É notório que não estás habituado a trabalhar numa empresa cujo lema seja a satisfação do cliente, ou pelo menos não lidas com o cliente.
      Respeito a tua opinião mas está muito longe da realidade nomeadamente se pensarmos no interior do país, já não falando de grande parte da América do Sul, África, Ásia e outras regiões do planeta. Não te esqueças que o youtube funciona à escala planetária.

  2. David Santiago says:

    como é a musica ?=

    This is time for Africa xD

  3. cf says:

    o audio mantem a qualidade?
    se sim, é porreiro para ouvir musica.. era porreiro se fosse possivel ouvir só o audio direto do youtube, sem ter nenhum serviço no meio a sacar o audio do video..

  4. Joji says:

    Já achava 240 muito mau.. quase não consigo ver videos a 240, qunto mais a 144..

    • Diogo R. says:

      eu tambem, pensava que já era suficiente para quem tem 2MB de net…até a 360p nota-se que a qualidade do som está bastante deteriorada em comparação à resolução 720p, na minha net (8MB do ppl) carrega 720p mais rapido que 360p/480p, devem utilizar diferentes servers..nao sei

    • Bruno M. says:

      Joji, se vires num smartphone vês na boa e com uma qualidade mais ou menos razoável a 144p..

      Num monitor grande tenhos as minhas dúvidas e aqui neste caso suspeito que será mais indicado para smartphones e às suas larguras de banda…

      • Joji says:

        A net móvel tem limites de tráfego, mas a evolução era aumentarem os limites de tráfego e não diminuirem a resolução dos vídeos..

        • Ricky says:

          Pois… Mas olha que onde eu estou (africa) isto vai dar muito jeito… Isto foi feito, digo eu, muito a pensar nOs “novos” mercados emergentes africanos onde tens ligacoes na pratica muito lentas

  5. Eu acho que nem é tanto pela qualidade das ligações, mas mais pelo facto de haver pessoal a embutir vídeos em sites com tamanhos muito pequenos em que até 240p é resolução a mais.

    Vejo isto como uma otimização dos recursos do YouTube.

    Se num vídeo que é mostrado a 200×200 pixels, para que é que é preciso 240p?…

  6. SamC says:

    É uma decisão acertada para abranger os novos mercados de países emergentes. Basta ver os dados das vendas dos Nokia Asha para ver que há um grande mercado a ser explorado e milhões de novos utilizadores todos os dias a utilizar dispositivos móveis com poucos recursos e uma ligação à internet precária.

  7. Miguel says:

    Pode ser mais um indicio que estão a pensar lançar um relógio com Android como se tem falado 😉
    Mas ter mais esta opção não deixa de ser muito útil no caso de querermos ver um video onde apenas o audio é realmente importante (por exemplo podcasts, palestras, e também existe muita gente que usa o Youtube para ouvir musica passando a imagem para segundo plano), ou eventualmente os 144p podem ser suficientes para alguns videos especificos.
    Também poderá ser útil para Live hangouts com milhoes de streams em simultaneo se faltar banda do lado dos servers pode baixar automaticamente alguns streams quando ultrapassa um limite.

  8. Fábio Ferreira says:

    Ligações tão lentas que não aguentem com um video a 240p? Não sei se isso é assim tão habitual.

    Mas é bom saber que a google a pensar nos utillizadores com ligações mais lentas, nesse aspecto foi uma jogada.

    • Bruno M. says:

      Já tive a minha quota parte nos meus smartphones em que a net era lenta e ver videos a 240p era um inferno (interrupções constantes, dificuldade em carregar o video, buffering quase inexistente…) com plano de dados e via wireless…

    • Gaius Baltar says:

      Em países como a Índia, China e Brasil é raro encontrar-se net com velocidades superiores a 1 Mbps fora das grandes cidades, portanto é nesses (grandes) mercados que a Google está a focar.

  9. Acho que é uma óptima novidade!
    Sendo eu um utilizador assíduo do Youtube, principalmente para ouvir música quando não tenho à minha disposição uma ou outra música de que goste, garanto que irei utilizar bastante esta resolução se a qualidade do som não diminuir.

    Falando por experiência própria, quando vou a casa dos meus pais, onde só há Internet por satélite e onde tenho de utilizar o cartão do meu tablet na pen Kanguru, existem por vezes momentos sofríveis quando quero ouvir uma simples música e aquilo demora 15 ou mais minutos apenas para carregar uma música de apenas 3-4 minutos.
    Também me parece bastante útil para mercados emergentes onde a qualidade dos telemóveis e ligação de rede ainda estão a dar os primeiros passos!

    Ah, e falando em Youtube, bela dica a que deram há alguns dias para bloquear os IPs da cache do Youtube. Nota-se imenso a diferença, até fiquei espantado!

  10. Márcio Sousa says:

    Para quem diz que e ridículo, e a certo ponto até e verdade. Mas que da jeito a muita gente da. Um caso vivo em França e existe aqui uma operadora que se chama FREE, esta FREE anda em birras com a Google, ou seja esta operadora não tem acesso aos servidores de cache do youtube, com isto quero dizer imaginem eu com uma net em que só apanho 7Mb de velocidade aqui em casa “vivo a 10Km de paris” e com esta mesma net se quero ver um video de youtube se for a cima de 480p já tenho de estar a espera que o video carregue por completo e por vezes ate os de qualidade inferior!

  11. Felipe Caldeira says:

    Eu acho que ridiculo são os operadores moveis em Portugal. Tarifários, qualidade de serviço, preços, PUR, … mete nojo sinceramente. Basta viver em qualquer outro país da Europa para perceber a roubalheira que há em Portugal. É só cartel.

    Posso dizer vos que tenho um tarifário com chamadas a borla dentro da rede, chamadas à borla para todas as redes ao fim de semana, 3000 sms/mes, internet SEM LIMITE(!!!) tudo isto por 20€/mes.

    Ainda aproveito a net do telemovel para partilhar com o portatil em casa e consigo sacar a 800/900 kbps

    Depois ouço os meus amigos em Portugal a falar das ligações à net e já tenho amigos em Angola com ligações melhores. Onde fica o 3º mundo afinal?

    • Paços Dias Aguiar Mota says:

      è verdade e o mais criticavel são mesmo as PUR, porque somos muito menos habitantes que por exemplo França ou Espanha em que essas politicas não são aplicadas ou se são têm limites inalcansaveis e a qualidade de serviço que prestam é muito boa e toda a gente tem seviço de qualidade.
      já em Portugal,a razão da existencia das PUR supostamente é para que toda a gente tenha um serviço de qualidade e para que não andem alguns a ocupar a largura de banda toda sem sobrar para os outros, mas ainda assim nao parece eficaz pois a velocidades de internet movel sao baixissimas.

      Chamar ilimitado a 15GB no caso da Internet movel, ou 2000min no caso da M4O creio que é demasiado limitado para o uso dessa palavra.

      Falando do artigo, creio que é bem pensado por parte da Google converter os seus videos para 144p, faz sentido realmente, mas com um senão, será que a imagem terá qualidade suficiente para se perceber o que ali vai no ecra?

  12. João Martins says:

    Já agora para quem estiver interessado em saber qual é o vídeo: /watch?v=Ir9Uvn5rcIs

  13. Verlane says:

    Porque os videos com essa resolução de 144p não tem audio?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.