Empresa compra 20 mil máquinas para minerar bitcoins na Sibéria
A prática de mineração de bitcoins está completamente fora do controlo. Os utilizadores perdem a cabeça e investem milhares em equipamentos para conseguirem lucrar algo. Isto numa altura em que a criptomoeda está perto de valer 40.000 euros.
Agora, uma empresa desconhecida comprou 20 mil unidades de equipamentos para poder minerar bitcoins na Sibéria. O valor estimado desta aquisição encontra-se entre os 30 e os 50 milhões de euros.
Há cada vez mais pessoas interessadas e a informarem-se sobre a prática de minerar bitcoins, ou outras criptomoedas. Tal realidade deve-se sobretudo do aumento a galope do valor destas moedas digitais pois, à data, um bitcoin equivale a 39.483,10 euros.
Mas esta procura tem provocado o caos no stock de hardware, nomeadamente das mais recentes gráficas pois são adquiridas às dezenas e até mesmo centenas. E com a escassez de unidades, o foco começa a centrar-se nos novos computadores portáteis com as gráficas da linha Nvidia GeForce RTX 30.
Leia tambem: Sistema com 78 gráficas RTX 3080 minera o equivalente a 128 mil dólares por ano
Empresa compra 20 mil máquinas para minerar bitcoin na Sibéria
Uma empresa desconhecida adquiriu 20 mil máquinas para minerar bitcoins na Sibéria. Esta foi a maior importação que a Rússia recebeu de equipamentos para mineração de criptomoedas em dezembro de 2020.
De acordo com a notícia divulgada na passada quarta-feira pelo site russo Kommersant, a compra das 20 mil unidades de material tem um preço estimado entre os 40 e os 60 milhões de dólares. Este montante corresponde a cerca de 30 a 50 milhões de euros.
Segundo Igor Runets, CEO do data center ButRiver, empresa de processamento de dados dedicado à mineração de criptomoeda, foram necessários 14 camiões para entregar as 20 mil máquinas na região de Irkutsk. No total, os equipamentos são capazes de consumir 70 megawatts.
As máquinas vieram da Ásia e tinham como destino a cidade russa Bratsk. Mas Runets não adiantou mais pormenores sobre fabricantes, modelos nem destinatários.
Um outro entrevistado pelo site russo, Sergey Troshin do data center sueco Six-Nines, indica que os equipamentos devem ser ASICs. Tratam-se de máquinas que contam com potentes hardwares de processamento de dados e dedicadas em exclusivo à uma atividade pré-configurada no sistema.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
2 euros por maquina não está mal, onde posso também comprar a esse valor?
“Agora, uma empresa desconhecida comprou 20 mil unidades de equipamentos para poder minerar bitcoins na Sibéria. O valor estimado desta aquisição encontra-se entre os 30 e os 50 mil euros.”
Foi engano, mais abaixo no texto estava já corrigido. Obrigada de qualquer forma 🙂
“No total, os equipamentos têm uma capacidade de 70 megawatts.” Acho que não é correto dizer que têm capacidade, pois não são eles a produzir os 70 megawatts, mas têm um consumo de 70 megawatts.
E assim se consome um valioso recurso, electricidade, para produzir coisa nenhuma. Não tarda aprisionam-se mais rios e constroem-se mais centrais nucleares, destroi-se ainda mais a natureza para produzir sonhos.
nao sei se sabes mas a energia nuclear é muito mais barata e muito mais limpa sendo a siberia onde as temp rondam por vezes os 60 graus negativos tambem não precisam de grandes sistemas de refrigeração
Quem dera que se produzissem essas centrais nucleares, se assim o fizessem o problema do CO₂ resolver-se-ia. Infelizmente andam a fechar as centrais nucleares o e as substituir por combustíveis fosseis, ou melhor, energias renováveis (que têm que ser suportadas porque não conseguem produzir energia suficiente o que faz com que a maioria da energia acabe por vir do suporte).
Pelo contrário Jorge, há cada vez mais propostas de novos reatores nucleares. Reatores que estavam para fechar, respectivos países adiaram o fechamentos…
Não se esqueçam de se queixar se o custa da electricidade que utilizam para cozinhar e aquecer a casa subir exponencialmente, ela é necessária à produção de algo mais útil à sociedade. Sejamos compreensivos e entendamos que frio que passaremos é por uma boa causa.
Tornar energias alternativas x10 mais rentáveis é algo mau?
Não chores tanto, isso é só ressabia de teres perdido o comboio do século
Produção do quê mesmo? Em Portugal a “mining scene” nunca foi muito grande, e pagamos imenso pela electricidade! É claro que as bitcoins agora vão justificar a corrupção no nosso país. Daqui a pouco até o preço da electricidade em Portugal é por causa do Gamer Gate… Que tristeza… Só tenho pena de não conseguir comprar mais GPUs neste momento…
Posso te emprestar 100k para os comprares se quiseres. Só tens que dar a casa como garantia, empresto-te a 80% da taxa que te empresta a cofidis ou o o teu banco. Se precisarem de dinheiro para comprarem “mineradoras” e desde que tenham activos para cobrir o crédito eu arranjo-vos o capital.
E ainda dizem que é só por falta de stock que não há gráficas Nvidia…é por causa disso, pelos scalpers e pelo pessoal outra vez vidrado nas bitcoins…2017 não chegou? É que eu preciso de uma gráfica nova para trabalhar decentemente…
O ser humano caminha a passos gigantes para a sua destruição. Força humanóides, já não falta tudo.
O planeta agradece. Infelizmente vamos destruíndo tudo…
Bem, se estão na Sibéria não devem ter problemas de arrefecimento:)
Isto das criptomoedas vai acabar por flopar.
Não existe regulamentação e já existem várias diferentes, quase que qualquer um pode criar uma moeda. Vai acabar por dar barraca
Espero bem que sim. Tamanha parvoíce
existe muita coisa diferente para tudo, uns acabam por resistir outros não, nada de novo
ah e já agora se for para bitcoins não se preocupem com as gráficas pois usam CPU’s
Mas uma para o obituário do Bitcoin, que já dura há 10 anos. Quando não se sabe do que se fala fazem-se estas figurinhas… Aziados, aziados everywhere.
Até ao dia que isso rebenta e depois quero ver o que fazem aos milhoes de bitcoins… tudo o que é demais…não dura para sempre!
Parece comentários típicos de cada ciclo de alta xD Já em 2017/2018 lia isso ahah
Já se começa a falar de Bitcoins outra vez. Preparem-se para a bolhar rebentar mais um bocadinho como aconteceu em 2017.
Definitivamente, não aconselho ninguém a investir (na compra ou «produção») em bitcoins. O valor está em máximos e aproximam-se a passos largos concorrentes de peso com maior capacidade para disseminação de uso (devidamente associados a moedas correntes).
Vale o que vale, mas estou convencido que daqui a 1 ou 2 anos essas máquinas ainda não se pagaram e deixam de produzir (custo de produção superior ao valor obtido).
há, cá em Portugal, inúmeros casos de quem tenha ficado com prejuízo por se aventurar na «mineração» sem fazer as devidas contas.
A obtenção de novos hash tem um custo cada vez superior e exige cada vez mais capacidade de processamento, processamento esse que exige mais electricidade … um delicado equilíbrio que envolve cotação de «moeda», custo da energia e eficácia de equipamentos.
Fala-se na possibilidade da cotação do Bitcoin chegar aos 100.000 USD, mas quem fala são os «investidores» (quem meteu dinheiro e espera o retorno).
https://www.coindesk.com/asic-financing-driving-hashrate-bitcoin-mining-profitability
https://financialpost.com/technology/quebecs-bitfarms-rallies-as-bitcoin-soars-but-concerns-grow-over-cryptominers-massive-electricity-needs
OK. A mineração era rentável a 1000, a 5000, a 10000, a 20000… Mas a 50000 já não é, é isso que queres dizer?
Aqui é só gente muito entendida sobre a matéria. Clap claro.
Javali jávenho
As gráficas não servem para minar bitcoin. Bitcoin usa CPU e não GPU
Claro, tu é que sabes e os outros todos k falam nas gráficas é que não percebem do assunto Nunca tinham pensado nisso nem testaram as gráficas nem nada
Certamente estão a falar de sistemas ASIC e não os tradicionais com GPU. Se a aposta foi em Rigs com GPU’s então estão certamente a minerar Ethereum que é a que está em subida. Bitcoins não são mineradas com GPU’s. Está mais que visto que o principal destino destas criptomeadas é para negócios obscuros, lavagens de dinheiro, corrupção, armas, terrorismo etc, etc. Como estão as coisas, só quem tem muito para investir é que pode apostar nisto, portanto o que vemos é milionários, máfia, etc etc a apostar para ter mais uma forma de riqueza e de lavar o dinheiro. Não se iludam, a maior parte do que se pode ser comprado com cripto moeda deriva de serviços ilegais, tais como iptvs, etc, etc. Portanto, apesar do conceito inicial, não me venham com a treta de que as criptos são neste momento moeda para usar com boas intenções e dentro da legalidade…
Bitcoin em GPU não dá. bitcoin é para asic! Eth é que está bem para GPU.
Muitos entendidos por aqui. Gráficas, bitcoins, ecologia, destruição em massa.
Ainda agora cheguei da tasca e por lá também não havia ninguém a fazer nada de útil … mas a falar …
Saúde