COVID-19: Quais as variantes do SARS-CoV-2 detetadas na sua zona?
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P. (INSA) tem vindo a analisar a diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal. As amostras são obtidas dos vários laboratórios/hospitais/instituições que depois são sequenciadas pelo Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) que colabora com o INSA.
Como suporte de toda a informação, o INSA disponibiliza um site com informações das variantes do vírus e onde foram detetadas.
O INSA está a coordenar um projeto de âmbito nacional com vista à monitorização da disseminação do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal. A análise é feita através do genoma deste vírus pandémico. Este estudo envolve a colaboração com o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) para efeitos de processamento de amostras e com uma rede de mais de 60 hospitais/laboratórios espalhados pelo país para envio de amostras positivas para o INSA.
A sequência completa do genoma é identificada com recurso a tecnologias de sequenciação de nova geração e análise bioinformática através da plataforma online INSaFLU.
Plataforma INSaFLU - veja as variantes do SARS-CoV-2 detetadas na sua zona
A Plataforma INSaFLU permite ver, para os vários concelhos e distrito, quais as variantes do SARS-COV-2 já detetadas. Da parte lateral esquerda é possível aplicar vários filtros e definir vários tipos de layout. Por exemplo, para saber quando foi detetada a variante inglesa do vírus basta procurar pela linhagem B.1.1.7.
Além dos gráficos é ainda possível aceder a um mapa de transmissões.
Esta filogenia mostra as relações evolutivas do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal com a pandemia de COVID-19 em curso. Embora as relações genéticas entre os vírus apresentados sejam bastante claras, há uma incerteza considerável em torno das estimativas das datas de transmissão e da reconstrução da distribuição geográfica.
Este artigo tem mais de um ano
Já era bom um site de tecnologia parar de colocar noticias sobre essa “coisa” já estou farto de ver por todo lado não há nada mais negativo que ter que ver post acerca disso.
É na Tv e na Radio e nos jornais ainda por cima num site de tecnologia.
Eu estou farto
Sim, até porque a pandemia já se foi embora e não devemos estar informados. Se não gosta, leia outros artigos, temos tanta coisa. Abraço
Sim, até porque a pandemia já se foi embora e não devemos estar informados. Se não gosta, leia outros artigos, temos tanta coisa. Abraço
Alguém que ofereça um happy meal a este senhor para ver se alegra um bocado.
Ou um ovo kinder… o açucar é bom para a depressão.
E, de facto o virus ainda nao desapareceu, tal como nao desapareceu a corrupcao. Por isso fica a dica, se abriram uma excepcao para noticias de covid que tal abrir uma excepcao para noticias sobre a corrupcao ? Todos os dias ate a exaustao, isso tambem e importante para as pessoas saberem. Conseguem fazer isso ?.
+1
+1 venham elas!! serviço publico pplware!!
A corrução não mata como o Wuhan Virus, e o que está aqui a ser partilhado é um website com tecnologia avançada o que vai de encontro aos assuntos deste site.
Nossa senhora, primeiro acho que não era difícil de perceber ou aceitar se fosse feita uma excepção, agora o site sempre teve uma componente científica. Curiosamente não vejo o mesmo tipo de lamentações quando se fala de explosões solares, porque será?
Curiosamente, os utilizadores que se costumam queixar dessas notícias também são dos que mais comentam, mas devem estar sob coação nessas alturas. Outra curiosidade é que essas pessoas também foram do lado da negação/conspiração desde o início, mas não deve ser relevante isso… Tal como disse o moderador têm sempre escolha de ignorar essas notícias, se as abrem ou é porque vos interessa ou só porque gostam de ser do contra. Senão 5 minutos no wix.pt e fazem um site á vossa medida.
Quanto á noticia em si até se insere na area tecnologica e devia interessar sim, a pessoas com gosto por esta parte e por saber o que se passa no mundo e neste caso, até, á nossa porta
Eu conheço muitos peixes corruptos !Carapau,cherne e sobretudo sardinhas.Porém devemos evitar o consumo das sardinhas enlatadas,são ás piores.
Sim há sites próprios para assunto covid.
Pq não se pára de falar aqui no Pplware?
Na TV não dá outra coisa.
Se não queres, o que vieste aqui fazer, e comentar? Não gostas? Passa ao lado e segue para o próximo artigo. Simples, não?
Nós queremos é menos lixo na internet sobre o covid.
Ainda bem que encerraram a atividade. Já contribuíram para a morte de milhares com COVID-19 graças á sua desinformação (que em prol da ciência não tinha absolutamente nada).