Suda SA01: O carro elétrico que é um desastre na segurança
Como em tudo na vida, também nos carros é normal escolhermos o que aparentemente é bom (ou moderno) e, se possível, mais barato. No entanto, como também é normal dizer-se..."o barato às vezes sai caro", mas o carro que apresentamos hoje nem é propriamente dos mais baratos e deixa muito a desejar.
Recentemente a Alemanha testou um carro elétrico chinês e os resultados foram simplesmente... desastrosos!
Como sabemos, a Alemanha é o país onde se fabrica uma boa parte dos veículos automóveis que circulam na Europa. É também na Alemanha que o incentivo para a compra de carros elétricos chega aos 9000 euros e por isso as vendas têm vindo a crescer.
Recentemente foi colocado à prova um carro elétrico chinês e os resultados foram demasiado maus no que diz respeito à segurança. A marca chama-se Suda e o veículo que foi testado foi o SA01. Este veículo elétrico tem por base o Suzuki SX4 de 2005. Aparentemente parece um carro normal, em formato de sedan e com linhas do Dacia Logan. Os interiores deixam um pouco a desejar, mas também por 10 mil euros não se pode pedir muito. Tem 109 cv (80 kW), conseguindo atingir uma velocidade máxima de 134 km/h. De acordo com o ciclo WLTP, a autonomia é de 200 km de autonomia.
O veículo é comercializado na Alemanha por 19.390€, mas com os incentivos pode ter um valor final de 10 mil euros. Os especialistas alemães do Allgemeiner Deutscher Automobil-Club (ADAC) fizeram uma série de testes e os resultados foram catastróficos.
Suda SA01 é um desastre na segurança! Veja porquê....
Em pleno 2021, ainda existem carros a circular na Europa que não têm airbags, não tem controlo eletrónico de estabilidade e sistema de travagem antibloqueio (ABS). A título de comparação, os especialistas referem que "quando um Opel Corsa-e já se encontra parado, algo que acontece ao fim de 32,3 m, este veículo chinês passa por ele ainda a quase 50 km/h, e só para a fim de 41,8 metros).
Como se pode ver no vídeo, o Suda SA01 embateu a 64 km/h e os resultados são "trágicos".
Este artigo tem mais de um ano
É que tal proibir a entrada destes carros em espaço europeu?
se nao passar no euronap não entra
Vindo do PCC entra tudo, incluindo virus…
Temos uma UE de pernas abertas.
Permitir que estes veiculos sejam vendidos e circulem na Europa é que deveria ser considerado crime.
Estavam á espera de quê de um produto chinoca?
Muito provável que este comentário tenha sido Made in China.
é como a quinquilharia e bugiganga que os tontos ainda insistem em comprar nos alibabas desta vida, não valem nada, demoram a chegar, estão sujeitos a ficar na alfandega. porra, tenham dó, gastem mais 5 euros mas gastem na europa, abram a pestana antes que isto seja tudo deles.
Gastam na Europa, vindo da China na mesma. Há vendedores europeus que compram na China e revendem com o seu lucro. A grande maioria da quinquilharia que se vende da China não tem fabrico na Europa.
Há uma grande diferença! Empresas de renome, americanas e europeias usam a mão de obra chinesa mas de acordo com os seus standards, ou seja, material bom, murraça chinoca é só plástico reles e componentes baratos. Não me dás novidade nenhuma, bem sei que praticamente tudo é feito lá, a questão é, compra material decente e não murraça do alibaba, da gearbest e outras iguais.
Não era disso que estava a falar. Falo de lojas, pessoas, que vendem exatamente os mesmos produtos do Aliexpress em solo europeu. Limitam-se a importar e a vender com a sua margem. Não falo de comprar coisas de marcas ocidentais, mas que são produzidas na China.
Também há marcas chinesas de bom material.
Não se pode comparar melhor da Europa e América com o pior da China…
Sejamos honestos, há coisas boas em todo o lado.
É preciso é saber escolher e não andar só atrás do preço…
Só a título de exemplo, tenho um powerbank jumpstarter da noko GB40, anuncia 1000A e custa 125€. É americana a marca e nunca consegui meter um único carro a pegar com ele. Nem o ibiza 1.2…
Comprei um 70mai chinês, anuncia 600A, custa 45€ e com uma carga arrancou com um ibiza 1.2 3x, um leon tdi1.6 1x e um qashqai de 140cv…
Portanto, não é só uma questão de pagar mais 5€. O mais caro não é obrigatoriamente melhor. E as marcas “bias” aproveitam-se da má fama dos produtos chineses para vender gato por lebre…
Marcas “boas” queria eu dizer…
tontos? não sei o que compras por lá mas há quem compre coisas boas, úteis e com qualidade a bom preço.
Estava à espera do quê de um carro eléctrico de 9 000 euros?
Quer segurança, pague-a.
Não há almoços grátis. Alguém vai ter sempre que pagar, a não ser que fujam todos a correr pelo restaurante fora, mas isso é outra história.
Se for de 29 mil euros chinês, a diferença não será muita. Interiores mais bonitos, mas segurança é igual. Isso na China não tem importância nenhuma, nem para as marcas nem para o governo.
Mais uma cópia do nick que uso…e para escrever disparates.Se é para copiar,copiem bem.
Na China, as normas de segurança em tudo são extramente fracas e nada exigentes, basicamente um carro anda, está aprovado. É um pouco como muitos equipamentos elétricos e eletrónicos criados para o mercado chinês que depois acabam por ser importados para países ocidentais, onde causam todo o tipo de problemas por não cumprirem normas de segurança. É ver extensões elétricas com condutores que mais parecem fios de cabelo.
Neste artigo.. meu deus o que dizer.. não é de espantar que circulem carros com 20 e tal anos e muito mais nem toda a gente tem bolsos fundos ou o papá a pagar o popo novo.
.. o que é já a norma é a péssima qualidade e segurança dos carros chineses, mas que estão a melhorar a passos largos.
Não só dos carros, de quase tudo o que é feito por marcas chinesas para o mercado doméstico.