Tesla: Acidentes acontecem porque condutores trocam pedais
Nos últimos anos foram vários os relatos de condutores que têm um veículo Tesla a indicaram que os carros aceleravam sozinhos. A NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) chegou mesmo a receber 127 queixas de tal "problemas" tendo iniciado uma investigação.
De acordo com os dados da investigação, a NHTSA confirma que os acidentes, que envolveram carros da Tesla e que o condutor diz que acelerou sozinho, foi porque usaram o pedal errado.
Depois de uma investigação a fundo por parte da NHTSA a conclusão é clara! Os condutores de veículos Tesla trocam os pedais e isso tem causado acidentes. De relembrar que em janeiro, a Tesla comentou uma possível petição que pedia a investigação de 500 mil dos seus veículos, devido a problemas de aceleração.
Segundo a marca de Elon Musk, tal análise de carros nunca existiu e a marca de carros esclareceu mesmo que não há problemas de aceleração nos Tesla - saber mais aqui.
NHTSA confirma que condutores de veículos Tesla trocam os pedais
Depois de receber 127 queixas, a NHTSA avançou para uma investigação sobre eventuais problemas de aceleração. De acordo com o que foi revelado, a culpa é mesmo dos condutores porque trocam os pedais. Na investigação não houve nenhuma evidência que aceleração desajustada, problemas no motor ou até mesmo ao nível do sistema de travagem nos veículos Tesla. Não há também nenhuma evidência que o problema esteja no design que leva à escolha errada do pedal.
After reviewing the available data, ODI has not identified evidence that would support opening a defect investigation into SUA in the subject vehicles. In every instance in which event data was available for review by ODI, the evidence shows that SUA crashes in the complaints cited by the petitioner have been caused by pedal misapplication. There is no evidence of any fault in the accelerator pedal assemblies, motor control systems, or brake systems that has contributed to any of the cited incidents. There is no evidence of a design factor contributing to increased likelihood of pedal misapplication. The theory provided of a potential electronic cause of SUA in the subject vehicles is based upon inaccurate assumptions about system design and log data
O documento pode ser lido na íntegra no scribd.
Além da NHTSA decorre ainda outra investigação na China a esta nível. No entanto, o estudo da NHTSA vem dar razão à Tesla que sempre defendeu que os seus veículos não têm nenhum problema a este nível.
Este artigo tem mais de um ano
Rsumindo, acrescentar automação nos automóveis vai expor cada vez mais a azelhice dos condutores!
Quanto tempo até perceberem que esta técnologia não está suficientemente madura e os condutores não estão preparados para perceber quando tomar o controlo ou deixar os sistema autónomo decidir por eles?
Quando dizes automação, estás a dizer caixas automáticas certo? Porque esse o problema…
Exacto. É mais por aí, embora o “piloto automático” possa contribuir para estas situações com a diminuição da concentração do condutor.
Não estou mesmo a referir-me a automação, confundir os pedais é um sinal óbvio de distração, provocado por excesso de confiança na automação dos sistemas de conttolo do veiculo.
distração nao azelhice
lol, burros que nem deviam ter a carta sequer isso sim. Então cá matavam-se logo com os 3 pedais normais. americanos, não se pode esperar muito dessa espécie
Estas a perceber a coisa ao contrário…
Enquanto que o americano típico dificilmente se engana e mete o pé esquerdo do travão, já pela Europa e Portugal é muito mais fácil, visto que nos é que não estamos habituados aos automáticos.
Há coisas que não se devem fazer enquanto se conduz e que podem tirar a carta à pessoa. Excesso de velocidade, passar vermelhos, enfim coisas desse estilo.
Agora se uma pessoa troca os pedais do travão e do acelerador… acho que não deviam conduzir. Porque isso é a base da condução. Só não trocam o volante porque só há 1.
Pois…. Quando não se sabe dançar culpa-se o chão.
Não era suposto o Tesla travar antes de bater? :DDD
Era suposto era haver discernimento do condutor, e não confundir pedais…
Não era suposto as pessoas saberem conduzir antes de se meterem dentro de um carro?
O que é que achas? O Tesla deve travar antes de bater. Mas o parvo do condutor carregou com a força toda no acelerador a pensar que era o travão…
Porque é que isto não me surpreende minimamente??
É normal que isto aconteça ….. afinal quem compra um tesla não será o mais inteligente do lote.
Os pedais realmente são confusos, um acelera e o outro trava??? Não devia o carro ter apenas um e decidir na hora se é melhor acelerar ou travar?
Fica bem visível a inteligência de quem compra um tesla.
És tu a inteligente. Quem compra um Tesla pode comprar um veículo de 70k para cima, é tudo dinheiro de heranças e realmente tudo pessoas intelectualmente desfavorecidas. Um dia quero ser como tu. A dor de cotovelo deve ser uma chatice.
1 único pedal e o carro decide de trava ou acelera? Mas onde está a lógica disso?
As travagens no carro não dependem apenas do mundo exterior. Não depende apenas de algum obstáculo ou trânsito.
Se estiver cansada e quiser parar o carro, ou precisa de tirar alguma coisa da mala ou do porta luvas e quer parar o carro para procurar? Como é que o carro sabe que quer para para isso?
Peço desculpa pela minha ignorância (ou não), mas o pedal de aceleramento não é o “último” lado direito como em todos os carros? Acho que o único pedal que “desaparece” é o da embraiagem que é do lado esquerdo…
Eu suponho que a troca acidental de pedais se dá quando há alguma urgência na travagem. O condutor deverá estar com o pé direito relaxado, apoiado no “chão”/piso do carro e quando surge repentinamente a necessidade de travar, pressiona o acelerador acidentalmente e não o travão que está um pouco mais afastado do pé direito, porque perdeu a noção espacial donde estão os pedais. O pânico faz o resto, a pessoa bloqueia e continua a acelerar.
É completamente diferente estar a conduzir com o pé direito em tensão (em “alerta”) sob um dos pedais e ir trocando consoante a necessidade do que estar com o pé em descanso. Eu especulo que seja isto ou pelo menos que possa ser um factor.
Atenção, isto não é algo específico do Tesla, embora a automação da condução contribua ainda mais para estes erros com a diminuição da concentração do condutor. Isto pode acontecer em qualquer situação em que o carro esteja a andar com o pé direito em descanso, ou seja, carros com caixa automática (ou eléctricos) a baixas velocidades (porque os carros arrancam e mantêm uma velocidade sem pressionar o pedal de aceleração) e condução em “cruise control” (automação da velocidade).
p_t Excelente explicação!
O resultado dessa investigação é muito estranho. 99.9% dos carros americanos são com caixa automatica e por isso tambem so têm 2 pedais tal como os teslas. Por outro lado o carro tem (supostamente) sistemas de travagem inteligente para nao deixar bater em peões ou qualquer obstáculo. O meu carro é a gasoleo e ja tem esse sistema e funciona. Eu testei com umas caixas de papelão e resultou, o carro nao bateu nas caixas e nao me deixava acelerar.
Tenho muitos km em todos os modelos da tesla e afirmo que conduzir um tesla e igual a condudir Mercedes ou BMW automatico, estes 2 ultimos tambem travam para não bater , eu já percebi que anda uma serie de pessoas em esoecial jornalistas e bliguers a tenrarem denegrir a imagem da tesla em prol de terceiros, pq a Tesla já é marca mais valiosa do mundo….
Existe noticias que nao lembra a ninguém e até parece que ninguem pensa.
O engano que há em condutores quando conduzem um carro automático é e será sempre irem com o pé esquerdo à procura da embraiagem e carregam no travão….
O pé que trava também é o que acelera e na tesla estão na mesma posição que todos os outros carros. My god
a questao e que a tesla vende entao sempre que se dz mal dadinheiro
exactamente como a politica quanto mais mal se diz mais vende … nao estou a defender os corruptos dos politicos
O que os americanos precisam é de um carro como o dos Flintstones…e mesmo assim não é garantido que não façam confusão. Não espera menos de quem elege um atrasado mental como Trump…
Espero que, com a maior brevidade possível, os meus ilustres compatriotas experimentem conduzir um carro com caixa sequencial (ou dupla embraiagem), não me estou a referir às antigas banheiras automáticas… Guiar com o pé direito deveria ser o normal (sempre em posição de tensão); o pé esquerdo deve estar em descanso afastado dos pedais. Depois, com mudanças no volante, ou não, a experiência é fantástica… Quem está a escrever isto é alguém que guia carros com ou sem embraiagem, com pedais normais e/ou trocados, etc… Tenho essa experiência diariamente. Agora carros que andam sozinhos… não, obrigado… gosto mais de decidir eu… ver um acidente a acontecer na primeira fila, não obrigado.
Mas volto a frisar, se puderem guiar um carro com dupla embraiagem (sem pedal de embraiagem), vão ver que é ,mesmo mais rápido que uma embraiagem manual!
Bom ano para todos.
O Nissan Leaf tem um sistema de e-pedal, em que só tem um pedal para acelerar e abrandar.
Falo com muitas pessoas que são contra as caixas automáticas. Claramente nunca experimentaram estas. Com o pedal do acelerador consegue-se tudo – inclusive “meter duas abaixo” em décimas de segundo, algo que num carro com caixa manual seria impossível. Apenas discordo que num futuro o ser humano consiga ser mais eficiente a conduzir do que um algoritmo. Talvez não seja agora, mas não faltará muito. Ouvi o mm sobre o xadrez há uns anos atrás e agora ninguém bate os computadores. Este tipo de tarefas em breve serão todas automáticas.
A questão não é bem a ‘eficiência’ dos robots, claro que, em função dum algoritmo bem estruturado, os robots conseguem fazer coisas maravilhosas… Mas será que é isso que eu quero mesmo? Será que eu quero transmitir o poder de raciocinar dos humanos para os robots? Cuidado… tudo tem um preço! E conduzir dá-me muito prazer, pois para além do obvio também foi uma batalha ganha aos conceitos da medicina tradicional, mas isso são outros quinhentos!
Cumprimentos
Obviamente que ter dinheiro para ele não quer dizer que se tenha inteligência para o conduzir ou até que sabem conduzir…..