Preços das baterias chega aos 111€/kWh! Valores vão continuar a cair
Como temos dado a saber, o segmento dos veículos elétricos tem crescido significativamente. Hoje em dia já existem vários modelos aos mais diversos preços, mas o valor final continua a ser influenciado pela pack de baterias.
A boa notícia é que o preço das baterias tem vindo a cair. De acordo com os últimos números, o preço das baterias chegou aos 111€/kWh em 2o2o... mas há mais novidades.
Os preços das baterias de lítio, que estavam acima de US $ 1.100 por quilowatt-hora em 2010, caíram 89% em termos reais para US $ 137/kWh em 2020 (111€/kWh). Em 2023, os preços médios ficarão próximos de US $ 100/kWh, de acordo com a última previsão da empresa de pesquisa baterias (BNEF).
O facto do preço das baterias baixar pode significar que o valor dos carros elétricos também siga o mesmo caminho.
Os preços dos pacotes de veículos elétricos com bateria (BEV) são de US $ 126 / kWh em uma base média ponderada por volume. No nível da célula, os preços médios do BEV eram de apenas US $ 100 / kWh. Isso indica que, em média, a parcela da bateria no preço total representa 21%.
As reduções de preços das baterias em 2020 devem-se ao aumento da procura, ao crescimento das vendas de BEV e à introdução de novos designs das embalagens. Novos produtos químicos catódicos e custos de fabricação em queda farão com que os preços caiam a curto prazo. Os preços dos materiais catódicos caíram desde que atingiram uma alta na primavera de 2018, encontrando um nível mais estável durante 2020.
O caminho para alcançar $101/kWh (82 euros) até 2023 parece claro, mesmo que, sem dúvida, haja contratempos, como aumentos nos preços das commodities, ao longo deste caminho. Há muito menos certeza de como a indústria reduzirá ainda mais os preços de US $ 100/kWh até à expetativa de US $ 58 / kWh (47 euros) até 2030. Não porque seja impossível, mas porque existem várias opções e decisões que podem ser seguidas.
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Boa notícia
O problema é que passado 8 anos média, tens de comprar uma nova bateria por 8000€
Isso nem diz nos anúncios
um carro é uma despesa, não é uma comodidade nem muito menos um investimento, quem faz 40000km / ano faz 300 000 nesses 8 anos penso que os 8000 por uma bateria não é problema face a poupanças.
cada caso é um caso, assim como de quem faz 1000 ou 2000 km/ano até mais vele alugar carro quando vai de férias do que ter 1
Mas alguém poe de lado o dinheiro que poupa no carro diariamente?
E já agora nem poupas… Faz as contas ao preço inicial +energia
Então porque é que se vendem diesel? Pela tua lógica não faz sentido. Se ninguém põe de lado o dinheiro que poupa pelo combustível ser mais barato, nunca vai conseguir poupar a diferença para um carro a gasolina… Mais valia ter comprado a gasolina.
Se me dizes que tu não porias de parte, eu acredito. Agora não podes é estar a a extrapolar os teus comportamentos para o resto do pessoal. Os VE não têm a culpa dos fracos hábitos de poupança dos potenciais compradores.
No meu caso fui amortizando o carro com o dinheiro que poupo em gasóleo e manutenção e, em menos de 2 anos, já tenho 2/3 do carro pago.
Claro que poupa… a autonomia de uma carro diesel é quase o dobro realisticamente andando… Num 1.2 a gasolina fazes no melhor das hipoteses 600km a controlar ao máximo a autonomia enquanto que num diesel passa facilmente os 1000km (a julgar pelos exemplos cá de casa). Assim sendoem cada 2 tanques de gasolina andas “gratuitamente” um a diesel. E em relação à manutenção não vejo grandes diferencas de custos como andam a dizer…
@luiscarreira, explica isso ao Gui. Ele é que acha que os 50€ desse deposito extra não são postos de parte por ninguém: “Mas alguém poe de lado o dinheiro que poupa no carro diariamente?”
Para por em números concretos.
Eu já percorri 45.000km com o meu carro eléctrico e a minha média (incluindo perdas) é de 175Wh/km, ou seja, 1.75€/100km (0.10€/kWh em casa), ou seja, 787.5€ no total.
No diesel que tinha antes, com a mesma condução e nos mesmos percursos tinha uma média de 6l/100km, ou seja, aos preços médios do gasóleo hoje (1.33€/l), 7.98€/100km, ou seja, 3591€ no total.
Em relação à manutenção, nesta altura estaria a fazer a segunda revisão no diesel, enquanto no eléctrico só troquei os filtros do habitáculo uma vez e vou agora trocar uma segunda. Não tenho manutenção programada obrigatória e posso passar os 8 anos da garantia sem visitar um oficina e mesmo assim não perco essa garantia.
Luis e Ion, na realidade não poupam porque o comum português não o tem, verdade que te sai muito mais barato mas no fim do mês não metes esse dinheiro de parte, depois tens que juntar a diferença do preço do carro. Ion, 45000km em quanto tempo ? Eu fiz 10000 em 1 ano, quando é que ia recuperar a diferença do preço só através do consumo? Nunca. Média de 6lt. aos 100km a 1€ o lt. de gasolina dá um custo de 600€ por ano, Toyota Yaris 1.5 que custou novo 13 Mil Euros. Depois tem a comodidade, chego às bombas e atesto.
@Joao Magalhaes, mas quem é que sabe o que eu poupo? És tu?
Se eu te acabei de dizer que tenho o carro quase pago, muito devido ao facto de poupar, qual é a tua dúvida?
Claro que para quem faz tão poucos kms não compensa… ainda. Nunca me viste aqui a dizer que deviam ir todos a correr comprar um carro elétrico. Cada um que faça as suas contas e tire as suas conclusões, de preferência sem os preconceitos e a desinformação que circula aqui por estas bandas.
João Magalhães, você percebe tanto do assunto, que nem sabe o preço da gasolina. Conte aqui ao pessoal onde abastece o seu Yaris com gasolina a 1€/litro…
Faço na realidade e poupo imenso, tenho um hibrido com 50km de autonomia e vou e venho do trabalho todos os dias em modo eletrico, antes gastava 100€ em gasolina por mes agr gasto 16€ se carregar em casa durante a noite mas normalmente carrego no trabalho que é de graça portanto fica 100 para 16 ou 100 para 0
Isso nem diz nos anúncios simplesmente pq nao ‘e verdade.
Ha bastantes carros eléctricos com mais de 8 anos com a bateria original a bombar.
E onde foste buscar esses €8000?
Não falam é que o preço nao descerá tanto ate pq ha materias primas que se vao esgotando para o fabrico das baterias. Poderá descer ate certo ponto, mas depois face a escassez de algumas materias primas o valor aumentará novamente. A nao ser que consigam encontrar alternativas de componentes.
Agora imaginem os combustíveis fosseis que, ao contrário das baterias não são recicláveis…
Por isso é que os carros a combustiveis fosseis sao superiores, nao necessitam de materias primas nem de ser fabricados. Vem tudo do stand
Tambem descobri isso ha pouco tempo nos stand quando abres a torneira nao sai agua sai petroleo