Apple multada em €10 milhões por publicidade enganosa sobre o “à prova de água” no iPhone
O regulador italiano multou a Apple em 10 milhões de euros por esta fazer "alegações enganosas" sobre a resistência à água do iPhone. Segundo a acusação, o smartphone, que desde o iPhone 7 é "resistente à água", não tem garantia se tiver danos provocados por água.
Assim, a autoridade para a concorrência italiana considerou que a Apple infringia as regras em duas situações, uma delas mais séria que a outra.
O iPhone é ou não "resistente à água"?
Segundo as informações desta segunda-feira, a multa foi aplicada pela L'Autorità Garante della Concorrenza e del Mercato (AGCM). Traduzido à letras, esta é a autoridade reguladora da concorrência e do mercado. Ou seja, é o "árbitro" da concorrência que está responsável por garantir que as empresas tratam os consumidores e os concorrentes com justiça.
Conforme é descrito, a entidade diz que a Apple fez alegações de resistência à água sem deixar claro aos consumidores como de facto funcionava tal capacidade.
Em vez disso, a gigante de Cupertino apenas publicitou as condições ideais de laboratório. Segundo o mesmo organismo, os telefones não haviam passado nos mesmos testes em condições reais. Assim, a empresa infringe as regras em duas situações.
A primeira apontada diz respeito à comercialização de vários modelos de iPhone. De entre eles, o iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone X, iPhone XR, iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone 11, iPhone 11 pro e iPhone 11 pro Max.
Na publicidade dos mesmo, a Apple afirma que cada um dos produtos tem resistência à água até uma profundidade máxima que variava entre 4 metros e 1 metro, dependendo do modelo, durante 30 minutos.
No entanto, de acordo com a Autoridade, as mensagens não esclareceram que estas alegações serão verdadeiras apenas na presença de condições específicas.
Uma coisa é o laboratório, outra é a vida real
Os iPhones têm tais capacidades (certificação IP67 e iP68), mas a AGCM afirma que só se obtêm essas características apenas durante os testes de laboratório específicos e controlados.
Isto, é, segundo o regulador, a Apple consegue tais resultados, mas apenas com o uso de água estática e pura, e não no uso normal dos dispositivos pelos consumidores.
Em segundo lugar, e mais sério, a Apple fez alegações de resistência à água do iPhone no seu marketing, mas recusou o serviço de garantia em telefones que sofreram danos por água.
Aqui reside o ponto principal desta acusação. Segundo o regulador, a Apple diz que os iPhone são " resistentes a um mergulho na água de forma contínua até 30 minutos (1, 2 ou 4 metros de profundidade dependendo do modelo)". Contudo, a empresa exonerou-se da responsabilidade de qualquer dano com água referindo que a “A garantia não cobre danos causados por líquidos”.
Portanto, o regulador italiano vê nesta condição da Apple uma contradição. Como tal, o dizer ser resistente à água e apto para mergulho, quando, por outro lado, afirma que a garantia não cobre danos provocados por líquidos, leva a pensar que há publicidade enganosa.
5 - O iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone X, iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR, iPhone SE (2.ª geração), iPhone 11 Pro, iPhone 11 Pro Max, iPhone 11, iPhone 12 Pro, iPhone 12 Pro Max, iPhone 12 e iPhone 12 mini são resistentes à água, salpicos e pó e foram testados em ambiente laboratorial controlado; o iPhone 12 Pro, iPhone 12 Pro Max, iPhone 12 e iPhone 12 mini obtiveram a classificação IP68 de acordo com a norma IEC 60529 (até 30 minutos à profundidade máxima de 6 metros); o iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max obtiveram a classificação IP68 de acordo com a norma IEC 60529 (até 30 minutos à profundidade máxima de 4 metros); o iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone 11 obtiveram a classificação IP68 de acordo com a norma IEC 60529 (até 30 minutos à profundidade máxima de 2 metros); e o iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone X, iPhone XR e iPhone SE (2.ª geração) obtiveram a classificação IP67 segundo a norma IEC 60529 (até 30 minutos à profundidade máxima de 1 metro).
A resistência à água, salpicos e pó não é permanente e pode diminuir com o desgaste normal. Não tente carregar um iPhone molhado. Consulte o manual do utilizador para saber como limpar e secar o dispositivo. A garantia não cobre danos causados por líquidos.
Informação no site da Apple.
O tal marketing e as cláusulas de garantia poderão ser suscetíveis de enganar o consumidor ao não esclarecer a que tipo de garantia se referia (garantia convencional ou garantia legal).
Como tal, faltou contextualizar adequadamente às condições e limitações das reivindicações de resistência à água.
Realidade do pós-venda da Apple
A entidade reguladora da concorrência também considerou adequado considerar a recusa da Apple, na fase de pós-venda, em honrar as garantias quando estes modelos de iPhone foram danificados por água ou outros líquidos. Tal comportamento priva os clientes dos direitos que deveriam esperar da garantia ou no Código do Consumidor.
A Apple equipa os iPhones com indicadores internos que mostram quando houve entrada de água no dispositivo. Tais indicadores são usados pela empresa de Cupertino para recusar a reparação ou substituição em garantia quando este indicador for ativado.
Isso significa que os clientes ouvem uma coisa quando compram o telefone, mas poderão obter outra quando precisam do serviço pós-venda.
Como resultado, a Apple foi multada em dez milhões de euros. Adicionalmente, foi obrigada a publicar um aviso no seu site italiano através de um link 'Informações de proteção ao consumidor'.
Agora, potencialmente poderá abrir-se o caminho para decisões semelhantes noutros países da União Europeia. Além disso, pode levar a ações judiciais coletivas nos Estados Unidos e em outros lugares, agora que a questão foi destacada.
A questão está na garantia e não no "à prova de água"
Os iPhones são resistentes à água e vão mesmo além do que a Apple anuncia como resistência. Aliás, há imensos vídeos que mostram isso mesmo.
Contudo, a garantia que a Apple proporciona (tal como acontece nos computadores Mac, por exemplo) excluiu os danos com água sem que exista uma "lista" de eventuais situações para além do uso normal do equipamento, que contempla o mergulho, conforme as características descritas pela marca.
Nesse sentido, o regulador usa esta controvérsia e as referidas omissões para multar a Apple.
A Apple para já ainda não fez qualquer comentário.
Este artigo tem mais de um ano
E nestes casos….. pra quem vai o dinheiro da multa?
Para o cliente nunca é, isso é óbvio.
Mas isso é assim sem todo o lado, ainda a pouco tempo o homem que defraudou ( tentou)o IKEA pagou mais de 2000€ de mula e só 500€ foram para o IKEA.
Como é óbvio o dinheiro vai sempre para o estado, é ridiculo é.
Mas não há muito por onde fugir, ou condenavam a Apple a ressarcir todos os clientes, o que como são processos individuais, nunca ia dar em nada.
Velam uma multa milionária para abrir os olhos e são obrigados a mudar a publicidade.
É o melhor que se consegue arranjar.
O bom para o cliente, é que abre uma porta para reclamar em tribunal, pois já foi provado que era pub enganosa. Mas no fundo no fundo não deve comprensar o processo.
Logo abram os olhos
Esta multa é um convite a continuar a fazer o mesmo, 10 Milhões é o orçamento deles para o papel higiénico.
enganaram e fizeram mais dos 10 milhões de multa é simples e vao voltar a fazer porque é locrativo!
Lucrativo. Mas a Apple já pagou? Não me quer parecer mas. terá pago. Mudar ainda não mudou nada nem deu qualquer resposta.
Terá pagado é a forma correta.
As duas formas são corretas: https://www.infopedia.pt/$pagado-ou-pago
“Enganaram”, como assim? a Apple não enganou ninguém, nem a notícia diz que enganaram. A Apple anunciou os iPhones como resistentes à água, porque são (e por muito que o pplware teime no termo “à prova de água” não é o que a Apple anunciou).
Resistentes no sentido em que resistem a ser submersos em água, mas que podem sofrer danos. À prova de água significaria que nunca sofreriam danos pela água. Resistência não quer dizer invulnerabilidade.
E atenção, estou meramente a defender a terminologia usada, não propriamente a Apple, eu como utilizador de iPhone também não gosto que isso não esteja englobado na garantia do equipamento que comprei, mas não vamos confundir as coisas.
Hahaha este Gonçalo deve ser Apple fan Boy…
Como é óbvio não existe nada a prova de água ( no meio tecnológico, comum como telefones, relógios,etc).
Mas contundo existe resistente a água até 30m/50/10m (no caso dos relógios)
E garantidamente se tiveres problemas com eles a garantia cobre ( claro que tens de fazer a substituição na marca/ ou equivalente das borrachas de x em X tempo como és obrigado.
Mas tens garantia, a Apple simplesmente ignora isso
iMF não digas disparates o “à prova de água” existe dentro da resistência que é certificada pelos certificados IP67 e IP68. É uma “à prova de água” mas com condicionalismos. Já mergulhei em água salgada e doce o iPhones e até hoje nada aconteceu.
Além disso, a Apple não ignora nada, a Apple defende-se com os indicadores de humidade, que em grande parte dos casos são indicativos efetivos de água onde não deveria haver por adulteração de componentes (como ecrãs de terceiros, reparações que mexeram nos componentes de impermeabilidade, etc.)
Mas a Apple tem de descrever isso… é o que o regulador quer. E então onde vai dar essa guerra?
😉 vai dar ao tal direito de reparação 😉 que a Apple não quer abrir mão 😉
Vou tentar explicar o que entendi…
Enganaram, porque dizem que é resistente á agua durante 30mn a 1 metro de profundidade (iPhone x), e a garantia não cobre danos por agua.
Ora se é resistente á agua a garantia deve cobrir danos por agua, outro problema é provar se iPhone esteve mais de 30mn dentro de agua, mas ai o problema é da Apple, como é que vai provar isso ? Acho muito difícil…
Dai eximirem-se á responsabilização de danos por agua na garantia.
Além de que fabricam equipamentos para uso na vida real e não para ficarem dentro de laboratórios.
O consumidor é que não deve ser enganado, e 10 milhões ? Estamos a falar da empresa mais rica do mundo, no mínimo 50 milhões.
Porque é que uma empresa tem de assumir a garantia se meteste o produto a 2metros durante uma hora?
Porque é que uma empresa não paga os estragos de um equipamento defeituoso que esteve 30 segundos na água?
Gonçalo, o “à prova de água” é para as pessoas perceberem do que se fala, relacionando ao tema que está muito bem explicadinho e ilustrado. Em todo o artigo está tecnicamente como é referido pela Apple e pelo regulador. Lê para perceberes sff.
Contudo, o regulador tem razão. Sendo o iPhone anunciado como tendo certificação IP67 e IP68, a sua resistência à água não pode depois ter uns “indicadores” de humidade perto dos slots, onde com facilidade a humidade pode ultrapassar a tal resistência e dando trunfos à Apple para não dar garantia. Aliás, é um problema que se tem vindo a notar noutros dispositivos. Esses indicadores que a Apple usa são usados para a empresa “sacudir” a água do capote…. literalmente.
Agora, a Apple facilmente resolvia este problema. Primeiro tinha de descrever o que realmente não está coberto pela garantia no que toca à indicação de humidade dentro do equipamento. Se for “qualquer humidade”, então realmente há um problema. Porque os testes demonstram que o equipamento ganha humidade sem ter os circuitos encharcado e é a humidade que pode ser da utilização do equipamento, por exemplo, em temperaturas geladas (tenho uma amiga que teve esse problema na Noruega).
Depois é preciso que a Apple deixe de ser mesquinha no que toca às garantias. Que me parece que é o seu maior problema. Fora isso, se tem a pagar, que pague, que se defenda SEMPRE o utilizador.
publicidade enganosa
Onde é que a Apple alerta que o dispositivo pode sofrer danos?
O que significa então a Certificação IP 68? Todas as marcas que a têm nos seus smartphones anunciam que são à prova de água.
O 6 refere-se a poeiras e o 8 a água. Estes variam numa escala que vai de 0 a 6 no caso da poeira, e 0 a 9 no caso da água.
Neste caso, IP68 significa que o aparelho está protegido contra poeiras (totalmente vedado) e protegido contra imersão contínua em água (a profundidade é definida pelo fabricante) e por tempo indeterminado. E concretamente água dita “normal” – não assegura protecção contra outros líquidos, incluíndo água salgada.
O resto está nos últimos parágrafos do artigo.
Tem que haver alguma entidade que prove que isso não corresponde a verdade.
Se assim for não tenham pena deles, é dinheiro que fica na UE.
Ou seja, dinheiro fácil para os cofres do estado. Podem então basicamente fazer o mesmo com todos os outros telemóveis com IP68 porque todos publicitam o mesmo, e já agora todos os relógios também.
Lógico, e achas mal ?
Eu tive o meu telefone devolvido na semana passada precisamente por uma alegação dessas. Telefone custou 1200€ há um ano, e agora que tive de recorrer ao período de garantia por causa de um problema no ecran, devolveram com o argumento que o telefone esteve em contacto com agua. E vendem telefone como ip68 e resistente 30 minutos a 2 metros de profundidade. O sensor em causa, que muda de cor de branco para rosa, conforme a “humidade” está… visível pelo exterior dentro do slot do cartão sim. É óbvio que este sensor vai ser molhado se cair na água (que não foi o meu caso, aliás desconheço que o MEU telefone tenha alguma vez tido contacto com água). Mas temos de esperar que algum político (de peso) tenha um iPhone e seja surpreendido com um problema destes. A sensação que fico é que comprei um telefone sem garantia, pois qualquer problema que venha a ter, a garantia esquiva-se com a questão do contacto com água. Por isso a Apple hoje já não está no top3 dos telefones mais vendidos no mundo. É PUBLICIDADE ENGANOSA
Problema é que ao andar com o telm no bolso ou após a primeira queda o IP68 pode não valer de muito.
É tudo uma questão de sorte ou azar, até em GoPros acontece, quando mais num telemovel que anda no bolso e passa a vida a cair.
Não compres mais aifones. A solução é simples.
Esse “sensor” muda de cor com humidade não é preciso entrar em contacto direto com a água.
Compra um autocolantezinho desses, deixa na casa de banho e vai tomar um duche que vais ver o que lhe acontece.
Eu também acho que isto é um não problema.
Este tipo de problemas (recusas de garantia, obsolescencia, etc) acontece tantas vezes, E mesmo assim continuam a vender telemoveis como pãezinhos quentes. Acho que quem compra não quer saber disso (falo na genaralidade). Por isso, acho que não é um problema.
Bom artigo… a situação é um pouco mais complicada para a Apple do que parece.
Esta decisão da AGCM abre a porta a que os consumidores possam reclamar a reparação e/ou compensação pelos danos sofridos. Ou seja 10M€ para a AGCM mais o custo para cada consumidor.
Eu já vou no terceiro os dois primeiros são o 7 um é o 16g o outro é o de mais 264 ou algo eu já nem sei. Agora comprei o X . Talvez o maior problema sejam as baterias de pouca qualidade pois a durabilidade e baixa, muito baixa !
Eu já vou no terceiro os dois primeiros são o 7 um é o 16g o outro é o de mais 264 ou algo eu já nem sei. Agora comprei o X . Talvez o maior problema sejam as baterias de pouca qualidade pois a durabilidade e baixa, muito baixa !
Eu tinha um XS max e só de o passar debaixo da torneira apareceram riscas verdes no ecrã.
A Apple pedido 600€ de reparação e alegou que a garantia não cobre danos por água.
Agora tenho um telefone de €180 e nunca mais quero um Apple.