AMD Ryzen 5 5600X: Já testamos o mais poderoso CPU para gaming
No início de outubro, a gigante AMD, realizou um evento totalmente online, onde apresentou os mais recentes membros da família mainstream Ryzen, os Ryzen 5000.
Estes prometem ser os melhores processadores, no que diz respeito a gaming e renderização, ameaçando assim, o pódio detido pela Intel, durante vários anos. O Pplware, em parceria com a PCDIGA, já testou o novo AMD Ryzen 5 5600X. Conheçam os resultados.
Quando tem a arquitetura de processador mais avançada do mundo para jogadores e criadores de conteúdo, as possibilidades são infinitas. Esteja a jogar os jogos mais recentes, a projetar o próximo projeto ou a processar uma enorme quantidade de dados, então precisa mesmo de um processador poderoso que possa lidar com tudo isto - e muito mais. Sem dúvida, os processadores AMD Ryzen™ série 5000 definem o padrão para jogadores e artistas.
O CPU AMD Ryzen 5 5600X tem microarquitetura Zen3 e uma litografia de 7nm que, segundo a AMD é bastante mais trabalhada relativamente à geração anterior. Uma das principais melhorias, é a reorganização das estruturas, que tem como principal objetivo reduzir a latência de comunicação entre as memórias e os núcleos que, consequentemente, apresenta ganhos em situações que requerem uma maior rapidez na comunicação.
O núcleo de processador mais rápido do mundo para os processadores de jogos mais rápidos do mundo.
ARQUITETURA "ZEN 3" DE 7NM
- Socket: AM4
- Frequência Base: 3.70 GHz
- Frequência Turbo: Até 4.6 GHz
- Número Núcleos: 6
- Número Threads: 12
- Cache L2 total: 3 MB
- Cache L3 total: 32 MB
- Litografia: TSMC 7nm FinFET+
- TDP: 65 W
- Solução térmica: Wraith Stealth
AMD Ryzen 5 5600X à prova no Pplware...
Curioso para saber qual o potencial que esta geração tem para oferecer? Pois bem, o Pplware já teve a oportunidade de colocar as mãos num destes monstros, sendo ele o Ryzen 5 5600X, que tem 6 núcleos, 12 threads e 32MB de cache e promete 20% de ganhos em relação ao seu antecessor, o Ryzen 5 3600X.
Ambiente de Testes
Para a realização dos testes foi utilizada a seguinte configuração:
- Processador: AMD Ryzen 5 5600X
- Cooler: Cooler Master Hyper 212 Black Edition
- Motherboard: Asus Rog Strix B550-E Gaming
- Memória RAM: Ram HyperX Fury DDR4 2400MHZ RGB 32GB (4X8GB)
- SSD: NVMe M.2 da Western Digital Black SN750 500GB
- Placa Gráfica: Asus ROG Strix Radeon RX 5600 XT
- Monitor: Asus TUF Gaming VG249 144Hz
Vale também frisar que, em todos os testes realizados, o processador encontrava-se sem qualquer overclock. A resolução utilizada no decorrer dos testes foi de 1920x1080 (1080p).
Temperatura/Aquecimento
O Cooler Master Hyper 212 Black Edition, mostrou-se como uma ótima alternativa relativamente ao cooler Box da AMD, demonstrando assim, estar à altura deste monstro. Em IDLE, o Ryzen 5 5600X ficou nos 34º Celsius e em FullLoad, a executar um benchmark no 3DMark, este demonstrou resultados bons ao ficar pelos 66º Celsius, tendo em conta a utilização de um air cooler.
Benchmarks
Iniciámos os testes com Cinebench R20 e R23, uma das ferramentas mais famosas e utilizadas para a realização de benchmarks com foco em processadores.
Neste, obtivemos resultados bastante positivos com o 5600X, a chegar aos 599 pontos single-core, aproximando-se assim, do Ryzen 9 5900X, no que diz respeito ao desempenho por núcleo. Já este em multi-core, obteve uma pontuação de 4392, também satisfatória se tivermos em conta a geração anterior. No Cinebench R23, o cenário repetiu-se, atingindo 1524 pontos em single-core e 10223 pontos em multi-core.
Foram também feitos testes no 3DMark, recorrendo ao Benchmark Time Spy, onde obtivemos cerca de 7381 pontos de CPU, acompanhados de uma média de 25 FPS.
Benchmarks em Jogos
Relativamente à realização de testes em jogos, optámos sempre que possível, na utilização de presets, em qualidade máxima e nas ferramentas de benchmark do próprio jogo.
Call of Duty: Warzone, o battle royale free-to-play, desenvolvido pela Infinity Ward, Raven Software e publicado pela Activision, foi a nossa primeira escolha, os testes tiveram como palco downtown e uma partida de Plunder onde todos os parâmetros de qualidade foram colocados no máximo, obtendo uma média de 103 FPS, o que proporcionou uma gameplay bastante agradável, apesar de termos sentido alguma limitação, relativamente à placa gráfica, está apresentando uma utilização de 95% de utilização, enquanto o CPU ficou entre os 40 e 50%.
Assassin's Creed Odyssey, jogo desenvolvido e publicado pela Ubisoft, em 2018. Foi a nossa segunda opção neste benchmark, aplicámos o Preset Ultra High e decidimos utilizar a ferramenta que o jogo proporciona para o efeito, onde a média ficou pelos 54 FPS. Foram observadas quedas para os 18 FPS e a percentagem de uso do processador ficou em média nos 66%.
Red Dead Redemption 2, desenvolvido e publicado pela famosa Rockstar, apresenta gráficos estonteantes e um ambiente fantástico, para a realização do benchmark. Neste título, utilizou-se novamente à ferramenta de benchmark que este proporciona e com o preset Ultra aplicado, os resultados foram bastante satisfatórios, terminando com uma média de 79 FPS, não sendo sentida qualquer oscilação acentuada em FPS observou-se uma utilização do CPU no intervalo de 45% e 58%
Metro Exodus, título First Person shooter e Survival Horror, desenvolvido pela 4A Games e publicado pela Deep Silver, apresenta-se como um candidato perfeito. Este deslumbra pelas suas paisagens e grafismo. Neste teste, tivemos como cenário, o primeiro capítulo que decorre em Moscovo, com o preset extreme aplicado, os resultados foram surpreendentes, terminando o benchmark com uma média de 72 FPS.
Division 2, título de RPG e Ação, desenvolvido pela Massive Entertainment e publicado em 2019 pela Ubisoft, foi o último candidato, tendo este resultados muito satisfatórios durante a execução da ferramenta de benchmark que este oferece. A média ficou pelos 69 FPS na qualidade Ultra e o CPU maioritariamente manteve-se pelos 32% de utilização.
Conclusão
No novo Ryzen 5 5600x, podemos observar avanços notórios na microarquitetura ZEN3 em alguns aspectos, apesar de algumas especificações serem semelhantes ao seu antecessor, o 3600X, como a litografia de 7nm e o seu número de núcleos.
Um grande destaque do processador, foi mesmo no gaming, em que, este demonstrou ser altamente capaz de proporcionar uma quantidade de FPS estável e satisfatória, na maior parte dos títulos testados, correndo numa resolução FullHD com a qualidade gráfica no máximo.
Já em aplicações dedicadas à realização de benchmark, este monstro demonstrou que não chegou para brincadeiras e em single-core, a correr o cinebench R20, obteve uma pontuação bastante parecida à do topo de gama de quinta geração da fabricante.
Quanto ao preço, este chegou às lojas por volta dos 300,00€, sendo média 50,00€ mais caro, relativamente ao lançamento da geração anterior. No entanto, este apresenta-se como uma ótima aposta no que diz respeito a desempenho/preço, caso o foco seja somente o gaming.
Se o propósito da compra, for a produtividade ou o streaming, é possível encontrar por um preço semelhante, o Ryzen 7 3700X, que apresenta um maior número de núcleos e threads. Quanto à disponibilidade deste novo 5600X, houve uma enorme demanda por parte dos consumidores durante o seu lançamento e em grande parte das lojas encontra-se esgotado, contudo, prevê-se que a AMD consiga repor stock suficiente até ao final do ano.
Deixamos aqui um agradecimento especial à PCDIGA por nos ter cedido esta configuração de modo a possibilitar a realização destes testes.
Por Micael Costa Pires para o Pplware
Este artigo tem mais de um ano
Não levem a mal, mas os cpu ryzen são muito dependentes da RAM que usam. Usar ram de 2400 MHz quando podem ir para uma de 3200 ou 3600 é um erro e vai-se refletir nos resultados.
Também terem usado um 5600 xt vão ter bottleneck na gráfica e não no cpu, logo os valores dos fps não são limitados pelo poderio do cpu…
Atenção, esse é o meu cpu… Felizmente fui a tempo de o comprar 🙂
Concordo!
Correto hoje em dia memorias a 3200MT/s já se arranjam a preço bom. Este teste também não serve de muito. Apenas estão a “cuspir” valores. Não com o que comparar.
Apenas olho para isto e vejo números, serão bons ou maus? Nao sei.
Isto se for uma pessoa normal a ler. Quem conhece por ex. o cinebench, aí sim já saca informações. Por não depender de gpu é fácil comparar.
Aonde é que o ryzen 5 5600x é o cpu mais poderoso?? Nao é mais poderoso que o intel i9 10900k , nem mais poderoso que os seus irmaos mais velhos ryzen 7 5800x, ryzen 9 5900x e 5950x… para nao falar desses testes realizados com uma grafica razoavel que pode limitar o desempenho em jogos.
Depende da maneira como vemos as coisas, eu compreendo que haja mais poderosos, mas o ganho apartir deste cpu para cima é minimo, na minha opinião, só para jogos acima deste CPU é deitar dinheiro fora. Em relação á comparação com 10900K concordo que realmente é mais poderoso, mas infelizmente com a passividade da Intel até este processados rebenta com ele em single core performance, claro que o 10900K tem 10 núcleos, é consideravelmente mais, multi core é poderoso mas n é tudo.
Lembro também que os jogos não estão otimizados para utilizar tantos núcleos por isso ate que ponto vale a pena
Concordo com o que disse. Além dos processadores da intel perderem para esta geração da amd , também ficaram para trás no requisito do single core. Neste momento para jogos ainda não há ganhos substanciais deste processador em relação aos processadores mais fortes (e mais caros), embora dependa de jogo para jogo. No que diz respeito a programas de edição e renderização este processador fica muito atrás dos irmãos mais velhos e mesmo da geração anterior como os ryzen 3900x (derivado ao número de núcleos e threads na sua composição). Ainda assim é capaz de ser o melhor CPU neste momento em termos de custo/beneficio.
Esta “guerra” entre intel e amd está bem quentinha e só é benéfica para o utilizador
O “mais poderoso” para gaming?! vai na volta a AMD não devia ter lançado dos 5800, 5900 e 5950….. Se o 5600 é o mais poderoso…..
Convém identificar bem o contexto. É “o mais poderoso” para gaming dentro da gama de preços. Claro que há melhores mas são também mais caros.
5900 e 5950 é cpu de workstations, alias em gaming muitas vezes os 5600x tens scores mais altos que os ryzen9 5000.
anyway, melhor(qualidade/preço) para jogar, não necessariamente o mais poderoso.
Sem dúvida que é uma boa aposta. O Ryzen 5 5600X é o mais acessível da família Zen 3 e a crítica é unânime a dizer que é dos melhores no desempenho gaming e tem um ótimo custo-benefício. mas são 300 euros.
O Ryzen 5 5600X é um ótimo overclocker.
Diz a criticava-se o Ryzen 5 5600X é um chip para jogos surpreendentemente incrível. Não é o monstro em cargas de trabalho sérias como existem CPUs que o são mas tb são muito mais caros. Este tem apenas seis núcleos e 12 threads para brincar. E que power nos jogos.
Bom post.
Nice post!
Amanhã devem estar disponíveis (em stock muito limitado pelos rumores) os novos GPUs RX 6800 e RX 6800 XT (RX 6900 só em Dezembro). Era fixe se a Pplware conseguise mãos numa (com esta parceria da PCDiga) para testar neste mesmo sistema e ver as diferenças e se o CPU 5600X combina.
Não percebo a parte do cpu mais poderoso…
Então e o 5800X, 5900X? São menos poderosos?
Dentro da sua gama! convêm perceber o que se lê, e sim, para jogos é mesmo superior para o topo de gama da Intel com o triplo do preço, vá, agora já deve estar ao dobro só, só perde num jogo para o intel, e possivelmente em alguns jogos passa ou equivale os 5800x e 5900x e inclusive o 5950x!!! Por uma razão, alguns jogos não se dão bem com cpus com muitos cores. como os que mencionou, mas isso também acontece com a Intel.
> e possivelmente em alguns jogos passa ou equivale os 5800x e 5900x e inclusive o 5950x
AHHAHAHAH Também posso fumar um bocadinho disso?!
É informar-se antes de duvidar! Sabe que alguns jogos não correm melhor por ter muitos mais cores não sabe? O 5800x por exemplo se for ver alguns testes leva na pá e os outros dois ganham 1% a 5% e só nos jogos que conta mais o cpu e são 1 ou 2 se tanto, mas corra a internet e veja por si, vai descobri um novo mundo!! deixo a dica procure por Gamers Nexus no youtube
já vi que não vale a pena discutir……
@Carlos Mogas da Silva
exato, nao vale a pena discutir, porque contra fatos nao há argumentos.
CONCLUSÃO: CPUs a muitos, mas o Hyper 212 do aço. 😀
Estão a brincar comigo, não estão?
Isso é um CPU potente?
O M1 do MacBook Air consegue 1498 e 7508 em Cinebench R23!
E é um CPU levezinho e baratinho num portátil “low end” de $999 e ainda por cima CPU, GPU e muitas outras coisas do chipset integradas, fanless e com uma enorme duração de bateria (mas não muitos mah’s assim)…
Só tem 4 núcleos de performance (mais outros 4 de alta eficiência)
E isso pouco melhor é? Que precisa de um desktop e altos coolers e altas ventoinhas?
E consegues montar uma máquina personalizada com o M1?
O facto de haver outros bons não significa que este não seja. Posso dizer que um certo Mercedes é muito bom ou “o melhor” numa gama preços mas não significa que seja o melhor em todas as gamas de preços. Separemos as águas.
O facto de apenas precisares de um portátil não torna irrelevante a existência dos desktops. Ignorando o factor preço, o melhor portátil nunca vai ser melhor que o melhor desktop do mundo, Tudo tem um propósito. Se para o que precisas te servir apenas um portátil, compra portátil.
E consegues montar um portátil fino e leve e com aquela bateria com esse processador?
A questão não é essa, a questão é a performance muito pobre dos CPUs Intel e AMD, face aquilo que já é oferecido pela Apple…
O M1 é só o primeiro, vamos ver como é que os PCs conseguem competir com máquinas Apple daqui para a frente.
Para jogos qualquer amd e intel passam por cima disso (infelizmente)! Duvidas? M1? que raio de comparação é essa juntar jogos e Apple??? Apple? really? para jogos??? mhahahahahaaa
Isto é um artigo sobre um CPU para gaming… Fala-se em Desktop … Mas pronto falaste aqui um benchmark de Gaming com o M1:
Tomb Raider (1440p – High):
– Macbook Air M1: 16 FPS
– Macbook Pro M1: 17 FPS
– Macbook Pro 16 (5600M): 56 FPS
Tua sorte é que a pplware não testou o Tomb Raider com a 5600 XT (GPU Desktop – não mobile).
Pelo que vejo aqui [1] e aqui [2], o M1 ainda se aguenta em single thread, mas depois em multithread está quase no fundo da tabela.
[1] https://www.cpu-monkey.com/en/cpu_benchmark-cinebench_r23_single_core-15
[2] https://www.cpu-monkey.com/en/cpu_benchmark-cinebench_r23_multi_core-16
O ryzen 5 5600x (em stock – sem overclock) ganha ao ryzen 7, Ryzen 9 9900x/ 5950X, i9 10900k em alguns jogos. Com overclock ganha em mais alguns jogos por ter um single core fortíssimo.
Para isso basta pesquisares por benchmarks de jogos e não pelo cinebench.
A isto junta o consumo de energia, que é muito baixo em relação aos outros.
Para gaming neste momento é o melhor processador custo/beneficio.
Ainda te das ao trabalho, está malta vem para aqui trollar ou não sabem mesmo nada. Compram pelo preço e não pela tarefa. Eles nem imaginam que os jogos não usam multicore, esquece é uma aula perdida. Está cheio deles aqui são os únicos que comentam. É tipo Facebook só os mais ignorantes vem comentar ou as notícias dos jornais.
Ajudai os Senhor e a nós também.
Já agora comparavam com mais alguma coisa, tipo outros cpu’s na mesma gama de preço.
RAM A 2400MHZ AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
ESTOU FORA!!!!
E mais uma vez o PPlware alimenta-se de causar discussão com títulos sensacionalistas.
A pplware informou, alguns não perceberam, outros não querem acreditar, alguns erros também, mas eles não são especialistas a pcdiga é, e testar um AMD com memorias a 2400mhz quando já se sabe desde a geração passadas que o sweet spot é os 3200mhz é um erro, mas até isso não alterou o senário hahhaahaaa
é indicativo que alguns não quiseram perceber, mas pesquizem no youtube os expert, dizem basicamente o mesmo que a pplware ou pcdiga ponto!
Este cpu “em jogos” bate o topo de gama da Intel!
Com mais uma vantagem que deve dar muita comichão à intel que é a compatibilidade do socket, não ter de alterar a Board para upgrade, belos tempos hahahha e falta as gráficas …
Testamos o que testamos, não inventamos nada. Certamente com outras combinações ainda se conseguiria mais poder.