Pro1 X: Um smartphone completamente diferente com LineageOS ou Ubuntu
O mercado dos smartphones tem estado a ser inundado de novos equipamentos, com caraterísticas que tentam ser diferenciadoras. Por muito que as marcas o tentem, acabam sempre por seguir um padrão já bem definido na indústria e que é o normal.
Assim, é sempre bom ver a chegada de novidades que prometem mudar o mercado e definir novas tendências. É precisamente isso que o Pro1 X da F(x)tec quer conseguir, com o seu desenho diferente. Este quer ser o primeiro smartphone a ser lançado com LineageOS ou Ubuntu.
Apesar de ser uma empresa desconhecida da maioria, a F(x)tec não é uma estreante no mercado dos smartphones. Lançou, no ano passado, o Pro1, um smartphone com teclado QWERTY, num formato diferente e que lembrava um PDA.
Pro1 X: Um smartphone com LineageOS ou Ubuntu
Agora, e para mostrar que o que consegue criar, preparou o Pro1 X. Este surge como uma evolução do modelo anterior, com novas caraterísticas e com algumas particularidades únicas. A primeira delas é mesmo o sistema operativo. O Pro1 X traz instalado o LineageOS, o Ubuntu Touch OS ou o Android.
Claro que há ainda a destacar a sua forma e o seu formato. De um modelo que aparenta ser apenas mais uma proposta, o Pro1 X transforma-se num minicomputador, com um teclado QWERTY completo de 66 teclas. Este leva a que o smartphone seja usado na horizontal, maximizando a área do ecrã.
Em termos de especificações, o Pro1 X segue uma posição de meio da tabela. Tem um SoC Qualcomm 835, suporte para Dual SIM, leitor de impressões digitais e um botão dedicado à app da câmara. Por falar em câmaras, conta com uma de 8MP na frente e duas de 12MP e 5MP na traseira. Contém ainda com uma porta USB-C e outra HDMI.
Curiosa e muito interessante é a origem deste smartphone. A F(x)tec associou-se ao conhecido fórum XDA para criar o Pro1 X. Assim, consegue dar aos utilizadores uma alternativa que vá para além do Android. Desta forma, a presença do LineageOS e do Ubuntu são uma vantagem diferenciadora.
O Pro1 X da F(x)tec está já disponível numa campanha de financiamento coletivo da Indiegogo, com preços que rondam os 760 euros. As entregas estão previstas para março de 2021 e o objetivo da campanha está já ultrapassado. Este é um smartphone completamente diferente e que mostra que há ainda muito para criar de diferente e ser original.
Este artigo tem mais de um ano
Regresso ao HTC TyTN II!
Tb Pensei nisso.
e o Xperia
Algures no sótão ainda está um da primeira geração, reinavam a htc nos pda com win e a nokia com os seus communicator.
Um PC de bolso!… Isto poderia ter um bom filão de negócio para estudantes universitários e certos executivos que precisem de um bom “bloco de notas” digital associado a tudo o que um bom smartphone faz. Era removerem a câmara traseira e dar-lhe especificações de processador e memória de topo!… Mesmo assim, para isso é uma proposta a ter em conta…
Ainda bem que há empresas que tentam ser diferentes…
Boa proposta
Gostei é pena não ter dinheiro para comprar 🙁
760€, com um processador SD 835…a ser lançado em Março de 2021… boa sorte…bem vão precisar
Este formato é tal e qual cópia do Nokia Q7 e boa tem nada de novo. Tirando o OS não vejo grande futuro com as especificações e preço.
Nokia N7*
760€ ?! Vão roubar outro…
Pra mim isso é muito anos 90,não faz sentido nos dias de hoje…mas Gostei do Lance do Ubuntu.