Robô: Será o fim dos cafés tirados por humanos?
À medida que os anos foram passando e a tecnologia foi evoluindo, assistimos à substituição do trabalho manual para ser uma máquina, um robô, a desempenhar determinadas funções. O exemplo mais claro é talvez a agricultura. De forma a economizar tempo, dinheiro e recursos, optaram já há muito tempo por substituir o trabalho manual de um empregado pelo trabalho maquinizado.
E se o barman que estamos habituados a ver no café que frequentamos fosse substituído também ele por uma máquina?
Um empregado de café que é um robô
Parece irreal. No entanto, a verdade é que é expectável que cada vez mais surjam tecnologias que vão substituindo o trabalho que, à partida, está entregue a seres vivos. Assim, uma empresa de robótica chinesa lançou o Robotic Coffe Master, que simula técnicas de preparação de café a um nível muito experiente, garantindo um sabor apurado em cada chávena.
Pelo menos, é assim que a OrioStar descreve a sua mais recente invenção. Ou seja, um funcionário robô experiente e competente na área do café. Todavia, por trás de um robô altamente treinado estão 3 mil horas de aprendizagem de Inteligência Artificial e 30 mil horas de testes ao braço robótico, bem como treino de visão mecânica.
Assim sendo, o Robotic Coffe Master é capaz de executar técnicas complexas de preparação de café, incluindo estabilidade e precisão na execução de todas elas.
Sistema de segurança para garantir proteção de todos
Das várias características inovadoras que constituem o robô, destacam-se duas. Uma delas é a sua câmara de profundidade RGB que permite o controlo, em tempo real, dos movimentos e do estado da bebida. A segunda é o facto de possuir uma pinça na ponta de cada braço, a fim de agarrar mais facilmente cada objeto.
Para garantir a segurança da máquina e das próprias pessoas à sua volta, está equipado com um sistema que desliga o aparelho em caso de emergência e deteção anti colisão. Além disso, possui o sistema operativo da própria empresa, o OrioStar Arm, que permite a rápida personalização e instalação.
Conforme explicaram os responsáveis pela empresa, numa altura como esta, o Robotic Coffe Master poderia ser uma mais valia para os cafés. Isto, porque não existe nenhum possível infetado com COVID-19 a estar em contacto com os clientes.
Além disso, a sua autonomia permite-lhe estar ligado e a trabalhar durante 24 horas, 7 dias por semana, produzindo uma chávena de café a cada 3 minutos.
Apesar de, obviamente, já existirem máquinas de café, esta máquina alteraria todo o conceito de serviço que caracteriza muitas vezes um determinado café... É esperar para ver!
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Tudo bem tiram cafés, mas agora metam lá os robots a tirar bicas…
Se depender de mim vão à falência.
Sem dúvida, uns valentes pontapés nos robôs, é o que se devia fazer.
Por mim arranjem clientes robôs para esses cafés tirados por robô
Peçam-lhe um café sem principio, uma italiana, um café com cheirinho, um café em chávena fria, um café em chávena escaldada, um café cheio, um cimbalino, uma bica, um abatanado…etc, etc… Deixem os barman em paz. Queremos barman. Só parvoíces para gaudio de geeks.
Se tirarem café em condições nao queimado e servido com cara de poucos amigos sou cliente.
Farte-me de reclamar de cafes sem qualidade nenhuma e mal tirados. E nao fazem qualquer desconto.
Para os que estao a reclamar as maquinas de vending ou as automáticas que muitos restaurantes usam sao o que?
Por terem que carregar num botao deixa de ser robot??
Nem mais.
És um anti-social é a conclusão que acabei de chegar. Vai lá almoçar com robôs.
Com tanta fúria direccionada à evolução estou admirado que utilize um teclado para se expressar.
Se for por uma questão de empregos, lamento informar mas hoje em dia existe o email que retirou e continua a retirar emprego a muitos carteiros e poderíamos estar aqui a dar mais exemplos.
Não vai pegar cá em Portugal.
Fica meio esquisito entrarmos num cafe pedir o mesmo e vermos aqueles bracos mecanicos de um lado para o outro. Da a sensacao que entramos numa fabrica de producao lol. O convivio com as pessoas sempre foi melhor. Mesmo com feitios diferentes e completamente diferente o ambiente.
Este robô fez-me lembrar o robô mau (vermelho) do filme ‘The Black Hole’ de 1979 🙂
já existem maquinas de cafés que tiram centenas, milhares de cafés, é só preciso encher o café copos açucar e palhinhas.
Não percebo a grande noticia/novidade aqui.