Reclamações da NOS aumentaram 130% em agosto
Um dos sectores que está normalmente "debaixo de fogo" por parte dos seus clientes é o dos serviços de comunicações. As reclamações são sempre muitas, o que significa que as comunicações são um serviço muito importante e até indispensável na vida de muitos portugueses.
Em agosto de 2020, chegaram ao conhecimento da ANACOM cerca de 11,8 mil reclamações sobre serviços de comunicações. Conheçam os resultados das operadoras.
Segundo dados da ANACOM, face a agosto de 2019 as reclamações dos serviços de comunicações aumentaram 29%, mas diminuir 13% quando comparado com o mês de julho de 2020 (foi o mês no qual foi registado o maior número de reclamações).
A ANACOM revela que o meio mais utilizado para reclamar foi o livro de reclamações eletrónico, com 58% das reclamações (6,8 mil reclamações) apresentadas neste período, mais 69% do que em agosto de 2019, mas menos 18% quando comparado com julho de 2020. O livro de reclamações físico registou pelo menos 3,5 mil reclamações em agosto de 2020, estando a sua utilização a alcançar os valores que se registavam antes dos efeitos da pandemia COVID-19.
Reclamações da NOS aumentaram 130% em agosto
O livro de reclamações eletrónico registou 4,9 mil reclamações sobre serviços de comunicações eletrónicas, mais 75% face a igual período do ano passado, mas menos 7% face a julho de 2020. Todos os principais prestadores de serviços viram aumentar muito significativamente as suas reclamações. A MEO foi o prestador mais reclamado (1,8 mil reclamações) e a NOS aquele que mais aumentou em termos absolutos e relativos (+130%).
Entre os assuntos mais reclamados, o cancelamento de serviços e o atendimento ao cliente foram os que mais aumentaram (+90% e +72%, respetivamente), face a agosto de 2019. A gestão dos contratos foi o único assunto que aumentou face a julho de 2020, o que poderá ter sido motivado pela introdução da publicidade na gravação automática de conteúdos televisivos, que foi levada a cabo pelos 3 maiores prestadores (MEO, VODAFONE e NOS) entre julho e agosto deste ano.
A gestão dos contratos (24%), o cancelamento de serviços (19%) e as avarias (17%) foram os assuntos mais reclamados neste sector, em agosto de 2020.
Este artigo tem mais de um ano
Com a net ranhosa que oferecessem, a empresa nem sequer devia existir…
Privatização da NOS, já!!!
Privatizar uma empresa privada é uma grande inovação
🙂 🙂 🙂
A NOS já é privada amigo
A NOS sempre foi privada….
acho que o que o Figueiredo pretende dizer é que seja privatizada pelo grupo PS, BE e PCP
O teu comentário cheira a ironia, mas o que querias dizer era Nacionalização já…
Nem todos os clientes estarão insatisfeitos! Se assim fosse, a empresa não seria rentável. Só la estariam os que não tem, de todo, alternativa.
Numa empresa privada, deixando de ser rentável, naturalmente, desaparecia. Numa empresa de capital público (nacionalizada) já não seria bem assim, até porque, provavelmente, teria de realizar serviço público “obrigatório”, mesmo não sendo rentável.
Provavelmente, daqui a alguns tempos as operadoras poderão ser obrigadas a instalar serviços a preços controlados e subsidiados pelo estado. Quem sabe se não será o pontapé necessário para “obrigar” as operadoras a realizar investimentos na rede quer na qualidade (muitas dúvidas), quer na quantidade (locais “remotos” que agora não são viáveis e negam a alguma população que se vê privada de um acesso “básico” a internet).
Mas não, não me parece que a já sociedade privada NOS possa ser “mais” privatizada 🙂
Infelizmente as operadoras em Portugal têm como prioridade chular os clientes ao máximo em vez de oferecerem serviços de qualidade. Apenas a NOWO tem uma relação de qualidade/preço razoável.
Fia-te nisso…
Operadoras em Portugal é o mesmo que políticos. São todos chulos.
Das 4 principais operadoras é a pior sem dúvida.
Qual é a operadora com melhor BOX ? E internet ?
O meu contrato está a terminar, agredeço as vossas opiniões.
Isso vai depender sempre da zona onde mora. Eu por exemplo tenho a Nowo (120mb e a velocidade real da-me 112mb) e na minha morada anterior (onde a MEO oferecia apenas ADSL) tinha a NOS onde a velocidade real ultrapassava a velocidade contratada.
Se tiveres numa zona Vodafone fibra, não penses 2x.
Porquê? Nunca tive tantos problemas como quando mudei para a Vodafone… :-/
Negoceia com a MEO/Vodafone e escolhe o que te der melhores condições
Aldrabões e com o pior serviço, fazem parte de uma empresa menos séria que é a Sonae…A ANACOM anda aonde…
A nos cada vez pior nao tem condições e uma vergonha
A NOS é ridiculamente má, ja o havia constatado antes, o que se veio a evidenciar ainda mais durante o confinamento em que estavamos diariamente em casa. Tive semanas sem practicamente serviço de internet, o que me obrigou a recorrer a dados móveis doutro fornecedor, o que me onerou significativamente as minhas contas mensais. Efectuei as devidas reclamações, e os serviços técnicos interviram varias vezes, substituiram varios componentes ,efectuaram configurações mas tudo continuou. O último técnico assumiu que não havia nada a fazer, pelo que rescindi unilateralmente o contrato, e contratei de imediato outro fornecedor que realmente fez uma diferença gigantesca. Quando o novo operador instalou o serviço de fibra, que era o que havia contratado com a NOS, percebi a marosca. Afinal a NOS vendeu-me fibra quando na realidade era cabo coaxial. Obviamente reclamei para a Anacom, mas parece que não existe. Caricatamente a NOS continua a enviar facturas de um serviço que cancelei, por incumprimento, e mais caricato ainda que me irão cancelar o serviço :))))))
Quando li o titulo li remuneracoes da Nos aumentaram 130%. Ja estava para enviar lhes o cv.
The Winner is you!!!!! XD
Só tenho pena da sobcarga e isso em impossível então de usar os serviços Móveis por causa que as pessoas figuiram pra ter melhor serviço que a ADSL que acabaram por se lixar, mas não me posso queixar da NOS é a única que me oferece melhor cobertura de Rede onde moro e sempre dispostos a resolver quando é possível.
Estou a passar por situação parecida mudam o tarifário do. Telemóvel sem autorização agora tem fidelisçao por dois anos .,eu não assinei nada.,….
Cuidado com isso da NOS. Há tempos, estava na Optimus Zon (estava na Novis, mudou de nome para optimus negócios, e mais tarde com a fusão com a Zon mudou de nome para Optimus Zon, e logo de seguida para NOS), eu queria sair porque o serviço estava muito mau, pior que quando tinha aderido à Novis, e estava a pagar bem caro, e prolongaram-me a fidelização por mais 6 meses com um desconto de € 1,00 sem eu não ter pedido nada. Reclamei e exigi pagar o euro que me descontaram que eu não queria para nada no mês seguinte, e quando regularizado anulei o contrato já sem fidelização com esta operadora e nunca mais voltei. Graças a Deus! Ainda estive na meo também com ADSL uns 3 anos (velocidade 24mbps, o máximo que dava eran uns 10mbps), e agora estou na vodafone Fibra já há 3 anos e meio com 200/100 a dar nos testes 210/108, com mensalidade acessível, pelo menos é menos de metade que pagava à Optimus Zon e com velocidades de net umas 50 vezes mais, e a latência e jitter muito melhores.
À NOS NUNCA VOLTAREI, a MEO e Vodafone são as únicas que sinto fiáveis. A Nowo não existe na minha localidade.
O que se passa com a nowo? Dívidas à Sport TV e agora isto 🙁
“Informação – Por motivos que são alheios à NOWO, os canais Discovery, TLC, Eurosport 1 e Eurosport 2, irão deixar de fazer parte da grelha de televisão,
no próximo dia 15 de Outubro de 2020 e em sua substituição serão lançados o Canal 11, o AMC HD, o Hollywood HD, o RTP2 HD, o Blaze HD,
o TV Record HD e a Canção Nova HD.”
Sou cliente NOS há anos e não tenho razão de queixa! Espanta-me tantas reclamações. Leio aqui comentários de apoio a outras operadoras, mas tenho amigos clientes dessas operadoras qye se queixam precisamente desses problemas aqui relatados. Estão sempre a “implicar” com a fibra NOS, mas coaxial é o cabo que fica dentro de casa! Tenho um contrato de 500 mbps e posso fizer com todo à vontade, tenho essa velocidade disponível e a minha rede caseira tem mais de 20 equipamentos ligados. Quero lá saber como o sinal está distribuído em casa se, no fim de contas, tenho o que pago? Na Tv, e telefones é outro caso, nada demais, recebo o que pago. Por vezes, parece que leio queixas “cozinhadas” pela concorrência,,visto que o sítio pertence precisamente, a outra operadora concirrente O que me leva a perguntar se as coisas serão mesmo assim.
Serão, serão!
Fui cliente NOS, desde os tempos em que ainda era TV Cabo. O serviço (net: 100/10) nem era muito mau, na maior parte do tempo. Durante muito tempo a qualidade de imagem na NOS TV ficou muito má, às vezes nem dava para “entrar”. Então no dia de jogos “maiores”, era uma desgraça. E isso com, aparentemente, com a internet “boa” ou pelo menos suficiente para suportar à vontade o streaming. Isto, durante meses.
Depois la melhorou, mas de vez em quando la voltava o problema.
Isto para não falar que, durante muito tempo, também a NOS TV começava-se a ver (sem ser gravação) e, de repente, a imagem passava para um tempo atrás e ficava em ciclo!
No início do confinamento, sofri (sofremos) a um abaixamento impressionante na velocidade de acesso à internet. Depois melhorou , mas durante o dia (até bastante tarde), as velocidades nunca mais conseguiram chegar as velocidades contratadas. Mas já com velocidades aceitáveis, sem chatear. Isto até há pouco tempo em que mudei de operadora.
Durante cerca de 3 ou mais anos a NOS foi prometendo um upgrade à rede para que se pudesse ter maiores velocidades de upload. A promessa não foi cumprida. Enquanto todos os outros operadores principais já tem pelo menos 100Mbps de upload há ANOS!
Fartei e, finalmente, mudei de operadora. Tenho 500/100 e ainda não detetei, a nenhuma hora, velocidades abaixo destes valores (todos um bocado mais acima).
A equivalente a NOS TV, com resposta rapidíssima (sem comparação), nunca houve problemas de falhas na qualidade de imagem, pelo menos até agora! Nada a ver. Embora ache que em termos de funcionalidades, facilidade de utilização a NOS TV me pareça melhor.
Box TV, nada a ver! Rapidíssima, utilização fluida. NUNCA falhou a visualização de uma gravação. É um outro mundo!
Não sinto saudades nenhumas da NOS, à parte, talvez e apesar de não ter utilizado muito, a app NOS telefone em que se fica mesmo com acesso ao número de telefone fixo de casa em qualquer lado. Parece-me excelente, de facto!
Portanto, sim, é verdade! Basta também ir ao fórum da NOS.
Diga-se, no entanto, que há problemas em todos os operadores (basta ir ver os respetivos fóruns). Se há o azar de ficar algum problema resultante da instalação, local, equipamento, e as chatices (em qualquer operador) poderão ser um pesadelo!
Nada que um pedido de resolução de contrato por não cumprir os mínimos nele estipulado não resolva.
É preciso que haja alternativas. Eu, pelo menos, durante muito tempo, não tinha alternativa.
Pois realmente não ponderei essa situação.
Não tenho queixa da NOS.
Sou cliente NOS há bastantes anos e nunca vi esta empresa tão mal, principalmente pele NET nem em casa nem fora, e agora tem o desplante vender tomadas para amplificar o sinal que eles deviam garantir.
Até parece que ainda não existia já essa possibilidade mas enfim o que preciso é garantir mais um a prestação por mês para as ditas tomadas.
A menos que me escape algo, as operadoras não são “obrigadas” a garantir a distribuição da internet dentro de casa. A obrigação contratual é a de terem o fornecimento do serviço num ponto de entrada de casa.
Esta é, para a internet e telefone fixo a premissa. E, de alguma forma, tambem para a 1.ª box de tv.
O Wi-Fi (rede sem fios) veio “estragar”, de certa forma, esta premissa. Ao quererem ter uma solução “pronta, chave na mão”, começaram a fornecer routers com Wi-Fi para os cada vez mais dispositivos para os quais a única forma de comunicação para a internet é o Wi-Fi (diria que, se calhar, passado algum tempo se poderão ter arrependido disso, quem sabe). Como, contratualmente, a distribuição de rede Informatica seria uma responsabilidade de cada um (clientes), a colocação de rede Wi-Fi seria uma responsabilidade do cliente. Mas não foi este o caminho que seguiram!
Tipicamente, uma boa distribuição de rede por Wi-Fi pode não ser trivial, dependendo (muito) do equipamento que a distribui, distribuição e localização das divisões da casa e estrutura de construção da casa (ferro, madeira, vidro, …), número de equipamentos ligados e “ruído”/saturação no local e vizinhança do espectro electromagnético. Ou seja, pode ser um verdadeiro inferno!
Será raro conseguir só com uma base (router do operador, com “emissor” Wi-Fi) conseguir ter uma boa qualidade de sinal (e acesso à internet) em toda a casa, a menos que seja pequena, muito pequena. As velocidades de acesso caiem vertiginosamente a medida que nos afastamos do router, já para não falar que o sinal terá de atravessar paredes, ferro, portas, vidros, etc. que provocará, só por si, perda de potência do sinal!
Isto não desresponsabiliza os operadores. Já que começaram a fornecer o Wi-Fi, deveriam ter o cuidado de fornecer equipamento o mais robusto possível, ou pelo menos, aceitável. O que nem sempre é o caso.
É impossível garantir que se consegue distribuir o sinal Wi-Fi em qualquer casa de qualquer cliente! E, mais uma vez, oficialmente as operadoras não são responsáveis pela garantia da distribuição da internet dentro de casa. Mas é um tema quente! Muitas das reclamações advém do problema no Wi-Fi! Assim, desde há algum tempo que as operadoras começaram a arranjar “soluções” que possam resolver este problema. E, obviamente, a pagar como extra, mas como um “trunfo” comercial. É só ver as últimas campanhas publicitárias das operadoras (vodafone e nos. Da MEO, desconheço) com quase TODA a ênfase na questão do WiFi.
É aqui que entram as ditas “tomadas” (não são tomadas, são dispositivos que se LIGAM às tomadas) para melhorar a distribuição do sinal Wi-Fi. E, obviamente, são um extra. São a “nova” moda do Wi-Fi (tecnologia mesh) que tem provado, numa boa parte dos casos, ser uma boa e estável solução para a distribuição e extensão da rede Wi-Fi. Não sei se é o caso destas da NOS.
Por aqui com a NOS não tenho problemas, serviço fixo e três telemóveis.
Olhando para os números das reclamações, não percebo como é que a Vodafone tendo uma quota de mercado bastante inferior, tem o mesmo número de reclamações que a NOS, concerteza não é do serviço de excelência que prestam, se tivesse o mesmo número de clientes que a NOS e/ou Meo acho que o número de reclamações disparava.
Isso pode ser verdade, mas neste artigo estão a olhar para o crescimento das reclamações. E nesse aspeto a NOS cresceu muito mais que os outros operadores.
Seria mais esclarecedor qual a distribuição das reclamações por tipo e o crescimento em cada um deles e aí é que se conseguiria inferir melhor onde estarão os maiores calcanhares de Aquiles em cada um deles (se na qualidade de gestão com o cliente, qualidade de serviço, …)
A bem dizer, existe um estudo mais aprofundado para o 1.º semestre. Interessante.
https://www.anacom-consumidor.pt/documents/20181/14428083/07.09.2020.Reclamações_Comunicações_1S2020.pdf/1fc56ce6-ad75-41b5-8b37-0687a1cb252c
Só 130%?! Se fosse em 500% acharia pouco. O serviço deles é incrivelmente mau!
Falo por experiência com 3 contratos em 3 moradas distintas espaçados em várias dezenas de quilómetros, incluindo uma zona tão central como o Parque das Nações em Lisboa. MEO e Vodafone qualidade sempre acima do que vendem. Nos mesmo locais, para mim, ZON/NOS, funcionou sempre mal.
Isto num espaço de 10 anos.
Eu sou Nowo e estou contentíssimo. 20 eurinhos 120 megas 🙂
É por ser privada , que é a mer…… Que é.
E ninguém faz nada . Pior operadora de TV Cabo da galáxia.