Dica: Como eliminar de vez o Internet Explorer de dentro do Windows 10
As mudanças que o Windows 10 tem recebido têm alterado este sistema de forma profunda, mas não necessariamente de forma negativa. São alterações necessárias e que o tornam ainda melhor para todos os utilizadores.
Entre estas mudanças está o Edge, que já viu duas versões completamente distintas. A manter-se sempre presente está o Internet Explorer, que mesmo não sendo usado, continua a ocupar espaço e recursos neste sistema operativo. Felizmente remover este browser é simples e rápida, para quem quer.
Ainda usa o Internet Explorer?
Com tanta oferta é decerto simples aos utilizadores do Windows 10 tem um browser adaptado ao que querem e pretendem. A opção mais lógica é decerto usar o Edge, o Chrome ou o Firefox, deixando para trás o clássico deste sistema, o Internet Explorer.
Assim, torna-se dispensável ter este browser já histórico presente. Removê-lo pode ser uma vontade e a Microsoft tornou simples o processo de o remover do Windows 10. Basta remover uma opção e este desaparece de vez deste sistema operativo.
É simples remover este browser
Comecem por abrir as Definições do Windows 10 e no ecrã principal procurem a opção Aplicações. Aí dentro devem escolher o separador Aplicações e funcionalidades e depois, do lado direito da janela, escolher a opção Programas e Funcionalidades.
Isto vai abrir uma nova janela, onde estão presentes todas as apps que estão instaladas no Windows 10. Procuramos aqui uma especial da Microsoft, que não está nesta lista aqui apresentada.
Rápido no Windows 10
Está sim numa área dedicada a estes elementos internos do sistema operativo. Devem então escolher a opção Ativar ou desativar funcionalidades do Windows, o que fará abrir uma nova lista de opções dedicadas agora ao sistema da Microsoft.
Estas estão escondidas e albergam as que nem todos os utilizadores usam e que precisam para o seu dia a dia. São opções especiais e que ativam funcionalidades dedicadas a áreas muito específicas para o Windows 10.
Internet Explorer da Microsoft desaparece
Aqui dentro devem procurar a opção Internet Explorer, que deverá estar ativa nesta lista. Só precisam de desativar essa opção e concordar com o alerta que o sistema mostrar. De imediato o Internet Explorer fica marcado para ser removido do Windows 10.
Só precisam de seguidos os passos que o sistema mostrar e reiniciar o sistema, apenas para garantir que a remoção é feita de forma correta. Assim o browser antigo desaparece e dá espaço às versões mais recentes e mais preparadas. Claro que podem repetir o processo e trazer de volta o browser mais conhecido do Windows 10 e da Microsoft.
Este artigo tem mais de um ano
E o Edge Legacy?
Isso é que era ,temos o Egde Chromium instalado mas por baixo continua o Legacy ,talvez na próxima atualização é que será de Vez?
como assim eu fiz a actualização para a nova versão do Windows 10 2004 e o velho Edge Legacy foi de vela só tenho o novo o Edge Cromium.
Apesar de microsoft dizer que remove, ele na verdade continua no pc, mas escondido.
não está já vi
Então vê la bem
Depois diz alguma coisa como ele la esta
não está já vi tudo a pente fino…
O Internet Explorer é para estar ali quietinho do museu.
O internet Explorer é o único browser que as plataformas do estado funcionam
so uso para carregar o cartão Viva.
Isso não é verdade porque as plataformas mais utilizadas funcionam nos outros browsers, mas ainda existe muito software específico eu necessita do IE, tanto no estado como em empresas. A malta nova é que pensa que a informática e a internet começaram no ano passado. Alguns saem da universidade a pensar uma App vai mudar o mundo sem imaginar e atrás de uma app tem de estar mais qualquer coisa…
Isso é muito facil de dizer, mas para as empresas e contabilistas que têm de carregar os ficheiros SAFT para o e-fatura, este é o unico meio, pois é o unico que ainda permite java.
Enquanto o estado não alterar, tem de se manter o internet explorer.
Não me importava de mandar o velho IE dar uma curva, mas infelizmente ainda é o único browser que corre alguns acessos a servidores do governo coisa que não se consegue com outros browsers mais actuais, em pleno 2020 isto é vergonhoso, mas é o que temos.
mas também não me aquele nem arrefece está ali para quando é preciso, para o resto tenho o Edge e o Ghrome.
Vergonha. Que eu saiba o IE é grátis e está disponível para todos. Éu também não gosto de andar em carruagens de metro e comboios velhos, mas tenho de andar.
O estado já mudou muitas plataformas, para acabar com a dependência do Java, mas falar é bem mais fácil que fazer.
calado fazias melhor figura…
Eliminar o IE é má ideia. Infelizmente há vários sites importantes do governo em Portugal que só funcionam direito no IE. Não ocupa nada por aí além de ser uma falha de segurança quando é usado, não estorva em nada.
E como é que eu posso desinstalar o Edge?
Trabalho ao serviço de uma conhecida empresa de telecomunicações e até muito recentemente para trabalhar só mesmo o IE.
Uma coisa é estar desativado outra é desinstalar.
O artigo só ensina a desativar.
O meu Internet Explorer fica. Os Chromes e os Firefoxes desta vida pensam que a Internet toda tem que obedecer de imediato às suas preferências e depois acabam com funcionalidades que só os browsers mais antigos como o IE possuem. Tomam essas decisões sem pensar nas necessidades das pessoas.
não podias estar mais enganado, as plataformas que só funcionam no IE é que estão obsoletas e já deviam ter sido actualizadas, não é os browsers actuais que estão mal.
No mundo ideal sim. No mundo real das empresas e sector público ainda aí anda muito Windows XP .
mas o que é que o sistema operativo tem haver aqui para o caso, o problema está na compilação de novos sites e acessos em linguagem mais actual, não está relacionado com sistema operativo, o problema chama-se investir em modernizar o obsoleto, não tem nada haver com mundo real ou não.
a realidade é que em 20 anos o estado não perdeu tempo investir em melhores acessos, as empresas trabalham mesmo desatualizadas em sistema operativo, mas funcionam ainda com as novas tendências.
Já sei que estão obsoletas, mas e daí? Eu não posso mudar as plataformas e continuo a precisar de aceder às mesmas. Não me adianta de nada ter um navegador muito moderno que não satisfaz as minhas necessidades. As instituições deviam actualizar os seus sites? Deviam sim. Mas que eu saiba os browsers não mandam na Internet, nos governos, nos institutos nem nas empresas. Eles são apenas um meio, um instrumento para aceder à Internet, por isso também têm que se adaptar àquilo que existe.
eles adaptam-se o problema é que as instituições que não evoluem em tempo útil não estamos a falar em 4 ou 5 anos mas em 20 anos, já tiveram mais que tempo para actualizar as plataformas de acesso e acabar com os sistemas obsoletos.
Não vejo qual a necessidade de desinstalar o I.E…está integrado no SO,não ocupa espaço no PC,existem sites que funcionam melhor com ele do que com outro browser! Nos meus PCs fica instalado…apenas raramente o utilizo. E já me “safou” algumas vezes…
No Edge clássico tem o Modo IE, assim abre uma aba simulando o IE, no momento não lembro os passos mas pesquisem
Não é só “sites” do governo, também sempre aplicações web e/ou plugins só funcionam correctamente no IE.
Eu eliminei o Internet Explorer e o resultado foi o seguinte: os URL, que estavam com o Chrome, apareceram com a extensão à mostra, com ligação e um Editor e sem ligação com o Chrome! Vá lá, foi possível restaurar a extensão antiga…
“Ainda usa o Internet Explorer?” —> Uso e usarei sempre,tal como o Microsoft Edge Legacy.Não tenho problemas em continuar com eles. 🙂
Dá para fazer o mesmo com o Edge?
Ola boa tarde. Podem dar exemplos de sites que necessitem do IE instalado ? Obrigado