Microsoft despede jornalistas para os substituir por Inteligência Artificial
O Homem continua a ser substituído pela máquina em muitas áreas. Trata-se, na verdade, de uma evolução natural que ocorre já desde a primeira Revolução Industrial no final do século XVIII e início do século XIX. Mas este continua a ser um tema que provoca contestações por causa dos empregos que são substituídos no curto prazo.
A substituição de jornalistas por sistemas de Inteligência Artificial não é um tema novo, só que agora chegou a uma das grandes empresas de tecnologia. A Microsoft está a despedir jornalistas para dar lugar à Inteligência Artificial para a seleção e edição de artigos nas plataformas Microsoft News e MSN.
Jornalistas da Microsoft substituídos por Inteligência Artificial
A Microsoft conta com uma equipa de jornalistas dedicada à seleção de notícias e histórias que surgem nas suas plataformas dedicadas, como são o MSN e o Microsoft News. No entanto, a empresa começou a dispensar estes profissionais para colocar a Inteligência Artificial (AI) a escolher as notícias e outros conteúdos aí apresentados.
Pelo mundo inteiro, a imprensa foi gravemente afetada pela pandemia COVID-19, com quebras abruptas nas receitas de publicidade. Contudo, a Microsoft garante que esta medida nada tem a ver com a pandemia, tratando-se apenas de mais uma reestruturação da empresa.
Como todas as empresas, avaliamos os nossos negócios regularmente. Daí pode resultar um aumento do investimento em algumas áreas e, de tempos em tempos, ajustes noutras. Estas decisões não são o resultado da atual pandemia.
|Refere um porta-voz da empresa.
Segundo o Business Insider, cerca de 50 empregos serão afetados nos Estados Unidos. Mas não será só no país de Trump que haverá perdas, por exemplo, no Reino Unido, serão mais 27 pessoas.
Há cerca de 2 anos, com o lançamento do serviço Microsoft News, a empresa chegou a revelar que contava com mais de 800 editores a trabalhar em 50 locais diferentes, um pouco por todo o mundo.
A Microsoft tem vindo gradualmente a introduzir a AI na criação e seleção dos seus conteúdos jornalísticos, e este ajuste é só mais um passo neste processo.
Este artigo tem mais de um ano
Esta é aquela empresa que já nem sabe o faz,
cada upgrade é um tiro no porta aviões (windows)
não estás contente, muda-te para linux ou Apple e sê feliz, que ninguém vai sentir a tua falta…
isso é nervos
tens de te tratar,
uns cafézinhos fazem-te bem.
ou uns chás…
Ah vê-se logo que tomas essa medicação a muito tempo
Estas a falar de ti? Porque senão tens que te tratar mesmo
Isso é ansiedade e preocupação
Aqui está uma das razões para a substituição por inteligência artificial…
Looool o melhor comentário que li
Ai sim? Estranho.. diria que a Microsoft nunca esteve tão bem desde que se virou para serviços cloud (Azure)..
Depois das actualizações, que a cada saída, é mais um desastre, só para alguns, claro, agora o IA chega às notícias. Felizmente não consumo notícias propagadas pela Microsoft.
….que agressivo…..
E é um desastre só para alguns porque? Por acaso paraste um pouco para pensar o porquê? Tal é o mesmo que no Android, milhares de modelos e só um sistema, é claro que vai sempre ter problemas
É triste mas é a realidade do nosso mundo, quem gere uma empresa quer gastar o menos possível e ganhar o máximo.
A Google tem moderadores IA e seres humanos, se a máquina for mais eficaz, os seres humanos são despedidos.
Deviam por a IA mas a sério, era na Cortana, que além de não existir em Português de Portugal, mesmo em pt_br é uma anedota, comparada com a Siri e sobretudo com o Google Assistant. Em vez disso preferem despedir pessoal e diminuir as funções da assistente microsoft. Enfim …
Coitados dos jornalistas 🙁
Existe alguma petição para parar a Microsoft de despedir os seus empregados por causa da sua tecnologia?
E assim morre a liberdade de imprensa, que passa a ser comandada por algoritmos.
(Falando em termos mais gerais…)
Mais de 99% dos actuais jornalistas não são mais do que meros papagaios do poder económico-político estabelecido.
E, se é só para regurgitar a propaganda que assimilaram, sem fazer quaisquer perguntas pertinentes – e, acima de tudo, se são estes trabalhadores incapazes de apontar as óbvias contradições, em que quem pára para pensar facilmente repara – então, definitivamente, qualquer programa informático de inteligência artificial limitada é também capaz de fazer tal (péssimo) trabalho: h*tps://blackfernando.blogs.sapo.pt/jornalismo-e-inteligencia-artificial-115155
Solidariedade *zero* com todos os “jornalistas” que sejam despedidos em consequência disto.
Pra quê que serve jornalista mesmo??? kkkk
Não é só a Microsoft, por aqui (universo Sapo, Pplware, etc) também.
+1
não deve passar de um algoritmo sofisticado
Humanos são sempre pessoais e parciais em fornecer informações, a IA vem aí para imparcializar os fatos, já que nós humanos ainda somos extremamente tribais e chamamos isso de política, estamos sempre escolhendo lados. Uma espécie que se mata para continuar viva.
Isso era válido, não fosse a IA programada por humanos.