Amazon vai gastar 4 mil milhões de dólares para combater a COVID-19
A Amazon anunciou os resultados do seu 1º trimestre. A empresa conseguiu aumentar a receita total em 27%, com 75,5 mil milhões de dólares, cerca de 69 mil milhões de euros. Já o lucro operacional atingiu os 3,98 mil milhões de dólares, perto de 3,65 mil milhões de euros, o que representa uma descida de 10%.
Mas a empresa afirma que no próximo trimestre não terá lucro, que se estima de 4 mil milhões de dólares, pois Jeff Bezos pretende aplicar esse montante no combate à COVID-19. Basicamente o valor será para equipamentos de proteção individual, limpeza das instalações e aumento de salários para determinadas equipas.
Amazon com resultados satisfatórios no 1º trimestre de 2020
É hora de apresentar o relatório financeiro dos três primeiros meses do ano. A Amazon teve um aumento de receita total na ordem dos 27% face ao que era estimado, obtendo 75,5 mil milhões de dólares, perto de 69 mil milhões de euros.
Já a receita operacional baixou para os 4 mil milhões de dólares, que corresponde a 3,64 mil milhões de euros, quando no 1º trimestre de 2019 apresentava valores na ordem dos 4,4 mil milhões de dólares (~4 mil milhões de euros).
No entanto, o lucro ficou abaixo ao desejado, representando uma quebra de 29%. Em valores, a Amazon lucrou 2,5 mil milhões de dólares, cerca de 2,28 mil milhões de euros, e por ação 5,01 dólares (~4,5 euros). Esta quebra também está relacionada com o facto de a empresa ter tido um aumento significativo de despesas, nomeadamente devido à COVID-19.
Valores do 2º trimestre aplicados em material de proteção da COVID-19
Relativamente ao 2º trimestre, Jeff Bezos, CEO da Amazon, enviou uma carta aos investidores onde diz que:
Em períodos normais, estaríamos a prever um lucro operacional de 4 mil milhões de dólares, ou mais, mas estas não são circunstâncias normais. Em vez disso, vamos gastar esse valor ou até mais em medidas relacionadas com a COVID-19, que garantam a segurança de funcionários e empregados.
A empresa prevê então algum prejuízo no 2º trimestre, pois pretende investir todo o dinheiro ganho nesse período em medidas contra o coronavírus. Dessas medidas constam a compra de equipamentos de proteção individual (EPI), limpeza de instalações e aumento de salários para equipas específicas, bem como expansão dos seus próprios recursos em testes para a COVID-19.
Segundo Bezos:
O melhor investimento que podemos fazer é na segurança e bem-estar das nossas centenas de milhares de funcionários.
Depois deste anúncio, as ações da empresa caíram cerca de 5%, mas nada que assuste a Amazon que já começou a adotar algumas mudanças, nomeadamente na colocação de câmaras térmicas nos armazéns para medir a temperatura dos funcionários.
Este artigo tem mais de um ano
Pagar impostos é que não convém.
Nesta fase o que se devia estar a discutir a nível mundial seria acabar com estas fugas aos impostos, que alguns estados, a troco de umas “raspas”, continuam a permitir
Pagar impostos é só para os trabalhadores.
Ahã. E o papai Noel? Existe né!
kkkk