Sem dinheiro para pagar a fatura de comunicações? ANACOM propõe medidas
O momento que o mundo atravessa não é fácil. No entanto, há quem tenha mais possibilidades e quem apenas tenha dinheiro para viver mês a mês (e até bem menos). Conscientes de tal situação, a ANACOM propõe medidas excecionais para proteger clientes de serviços de comunicações eletrónicas.
Conheça algumas das medidas propostas.
Num comunicado enviado ao Pplware, a ANACOM revela que tem vindo a ser confrontada com um número crescente de pedidos de informação (estes aumentaram 70% em março face ao período homólogo) e de queixas da parte dos consumidores que, por estarem em situação de desemprego ou quebra de rendimento na sequência da atual situação pandémica, pretendem cancelar ou alterar os seus contratos junto dos operadores de telecomunicações.
Segundo o revelado, um dos principais motivos de reclamação no âmbito das comunicações eletrónicas diz respeito precisamente ao cancelamento de serviços.
A ANACOM pretende que aos operadores de telecomunicações que flexibilizem as regras de denúncia ou redução dos contratos com períodos de fidelização. No Portal do Consumidor (www.anacom-consumidor.pt) a ANACOM indica as situações em que o consumidor pode cancelar um contrato sem ter de pagar uma penalização.
A ANACOM propôs também ao Governo a criação de um regime legal, excecional e temporário, que consagre regras mais flexíveis em matéria de denúncia e redução de contratos com períodos de fidelização.
Principais medidas proposta pela ANACOM
- Flexibilização das rescisões contratuais
- Impedimento da realização de cortes de serviço por falta de pagamento
- Isenção de juros de mora na regularização de dívidas
A ANACOM entende que as condições também deverão ser aplicadas às micro e pequenas empresas que tenham cessado a sua atividade ou que tenham registado uma quebra de faturação, para as quais a conetividade é essencial para manterem a atividade produtiva, bem como às organizações sem fins lucrativos que tenham encerrado ou sofrido quebras de rendimentos durante o período de exceção.
Este artigo tem mais de um ano
meo e nos concerteza na frente de batalha para desAGRADAR o cliente
Estou nesta situação, rescindi com a MEO para mudar para a Vodafone, meti rescisão no mês passado, mas com o estado de emergência tive de cancelar o cancelamento visto que a Vodafone não garante segurança e higiene a vir instalar os serviços ca em casa, e é um risco enorme tendo em conta que os técnicos andam em diversas casas todos os dias, por conta disso a MEO vai aumentar em 20 euros as minhas próximas faturas, sendo que não me da alternativa a não ser renovar com eles mais 2 anos de fidelidade, isto não devia ser permitido.
E foi por causa de algo parecido (quando acabou o contrato de fidelização a MEO aumentou substancialmente a mensalidade em vez de mantê-la…) que eu deixei a MEO há uns anos atrás.
E não e denuncie o caso a ANACOM o Meo e uma empresa arrisque se tiver luvas e máscara não se contaminar as pessoas fazem um bicho de sete cabeças com o Corona e a gripe das aves como foi
Mais vc conseguiu rescindir com a meo sem pagar a multa?
Boas fala com a Nos, os tecnicos estao a trabalhar e garantidamente ajudam com a rescisão ao MEO
“Medidas” da ANACOM ?? Isto deve ser para rir,só pode !! Não paguem as facturas que depois vão ver o que é bom para a tosse.Tenham muita atenção !!
O que é feito da nova plataforma online para cancelamentos de contratos de telecomunicações? Salvo erro, era para iniciar em março.
É lamentavelmente as operadoras ainda não se pronunciarem sobre isto como fizeram outras operadoras na luz,água e gás.
Triste mesmo.
“… como fizeram outras operadoras na luz,água e gás” as minhas operadoras de agua, luz e gás apenas me comunicaram que tenho de pagar e mais nada. As operadoras te telecomunicações são privadas, optam por aquilo que consideram mais adequado, já a água por exemplo, universidades, camaras municipais, finanças, etc que medidas tomaram?
Pelo menos aqui no Porto temos flexibilidade nos pagamentos da agua, luz e renda municipal desde o inicio da pandemia.
Tenho um espaço comercial de terapias (fisioterapia entre outras) que está completamente encerrado, tenho um contrato com a Nós e estou com dificuldade em cumprir com o pagamento, mas não consigo chegar a um acordo com eles.
Boas tardes tenho uma factura que vai venser dia 14 abril e estou priocupado porque não vou poder pagar este mês se não for paga sera que vem cortar a tv a nete e as comunicações espero uma resposta breve obrigado
Bom dia a todos
Alguém aqui sabe alguma coisa da famosa plataforma online para cancelamentos de contratos de telecomunicações?
A meo ajuda imenso cobra a factura 2 vezes ao cliente num espaço de 7 dias.
Querem melhor ajuda?
Sim a MEO Facilita muito dão + tempo para pagamento e não suspendem o serviço se o cliente falar e chegar a um acordo
Poderei cancelar o meu contrato eu pertenço à vodafone