Hoje é dia de Super Lua! Qual a melhor hora para ver em Portugal?
Na noite de 9 para 10 de março, a Lua estará maior e mais brilhante que o habitual. O fenómeno, denominado de super Lua, é um evento astronómico que ocorre quando há Lua cheia e, por sua vez, esta está no seu ponto mais próximo da órbita da Terra.
A Lua cheia no perigeu é 14% maior e 30% mais brilhante do que quando acontece no apogeu. Saiba qual a melhor hora para acompanhar a partir de Portugal.
Esta “Super Lua” é provocada pela ocorrência simultânea da fase de Lua Cheia e da presença da Lua no perigeu (ponto da órbita da Lua, em que esta se encontra mais próxima da Terra).
Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), o instante da fase de Lua Cheia ocorrerá no dia 9 de março às 17:48 horas e o instante da presença da Lua no perigeu ocorrerá no dia 10 de março às 06:29 horas, onde a Lua estará a uma distância de aproximadamente de 357 121,853 km da Terra.
Nesta Super Lua de março estes dois instantes, o do perigeu e o da lua cheia, estão desfasados de 12:41 horas.
Qual a melhor hora para observar a Super Lua em Portugal?
A melhor ocasião para observar esta “Super Lua Cheia”, será no momento do nascimento da Lua, em que ela aparece no horizonte, ou seja, no dia 9 de março em:
- Lisboa às 18:30 horas,
- Porto às 18:25 horas,
- Coimbra às 18:25 horas
- Funchal às 19:08 horas
- Ponta Delgada às 18:41 horas.
A Lua nascerá no quadrante nordeste, no azimute 101º (contado de Sul para Este).
Este fenómeno de Super Lua ocorrerá ainda mais duas vezes em 2020, a 8 de abril e a 7 de maio, sendo que a Super Lua de abril será a de maior amplitude, pois os instantes do perigeu e da lua cheia estarão apenas desfasados de 8 horas e 28 minutos.
Para além disso, se for observada perto do horizonte parecerá ainda maior com um aumento extra de cerca de 5%. Este último efeito é apenas uma ilusão ótica e desaparece quando a Lua sobe no céu.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Mais 1 vez o Algarve não conta, só no Verão é que faz parte de Portugal haha
Apoiado, é sempre o mesmo.
E também qq coisa que aconteça por cá é no Algarve, nunca é em Faro, Portimão, Silves, etc! 🙂
Eu iniciava já um movimento pela independencia do reino dos algarves.
Vamos fazer do nosso Algarve um país à parte de Portugal!!!
No sábado na madeira depois do sismo estava um halo lunar… Nunca tinha visto as nuvens faziam um círculo perfeito a volta da lua
Não percebo o porquê do recente fascínio por esta sizígia de apogeu, até parece que não acontece múltiplas vezes por ano ainda antes de existirem seres humanos no planeta. Até porque se ninguém avisar sobre tal, a maioria das pessoas nem sequer se apercebem deste. Percebo menos ainda, porque razão se usa um termo astrológico e não astronómico.
é como tudo importante nesta vida. Se aos mais desatentos ou desinformados ninguém avisar, eles nem sabem das coisas. Isso é normal. Por isso gostamos de dar a conhecer estas novidades e são sempre importantes, fazem parte da cultura humana. Sobre o termo astrológico e não astronómico, ambos são usados nas comunicações à imprensa dos observatórios e pela literatura dos astrónomos. No caso em apreço, o Observatório de Lisboa aplica essa terminologia. Porquê? Tens de lhes perguntar.
O observatório de Lisboa até pode usar o termo as vezes que quiser que não vai tornar este mais cientifico. E o OAL costuma colocar o termo super lua entre aspas, ou em itálico para distinguir que é precisamente um termo popular. Este termo nem sequer têm definição clara, porque muda de pessoa para pessoa. Isto porque, como por exemplo, quando aconteceu esta lua cheia, a lua não se encontra precisamente em perigeu, mas sim a quase 7º de atingir o perigeu. E, de acordo com certas definições a lua pode estar a mais de 10º da sua posição e ainda ser considerado super lua, é à vontade do freguês. Por isso é que o termo não é cientifico. Depois de mais de uma década a ler literatura cientifica (publicações revistas pelos pares) astronómica, e nunca me lembro de ter encontrado uma única vez o termo.