ipconfig /renew é em Windows! E em Linux, qual o comando?
Para que qualquer máquina comunique na rede tem de ter um endereço IP configurado. Esse endereço pode ser configurado manualmente ou atribuído por um servidor de DHCP. O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que distribui automaticamente configurações de rede aos terminais, que se liguem na rede.
Saiba como forçar o Linux a obter um endereço IP.
Se uma rede tem um serviço de DHCP a ser disponibilizado por um servidor ou equipamento, então podemos forçar que uma máquina obtenha uma configuração IP a partir serviço. No Windows usamos normalmente o ipconfig /renew, mas no Linux é ligeiramente diferente.
Funcionamento base do serviço DHCP
O funcionamento deste protocolo é muito simples e tem quatro fases, que serão descritas abaixo:
- DHCP Discover – O cliente liga-se à rede e envia um broadcast (enviado para todas as máquinas da rede) a pedir configurações de rede;
- DHCP Offer – Um ou mais servidores enviam, em unicast (enviado apenas para o cliente), as suas propostas de configurações de rede;
- DHCP Request – O cliente comunica, em broadcast, ao servidor que aceita uma oferta feita anteriormente;
- DHCP Ack – Por fim o servidor confirma ao cliente a reserva do endereço de IP e informa o cliente por quanto tempo este é válido;
Quem pretender instalar e configurar um servidor DHCP no Linux pode ler aqui o nosso tutorial.
Forçar o Linux a obter um endereço IP
Se pretende que o seu Linux obtenha um endereço via DHCP (se existir serviço disponível na rede), use o comando dhclient. Para saberem o que está a acontecer durante o processo, podem usar o argumento -v (verbose). O argumento -r corresponde ao renew.
Se por algum motivo o sistema não adquirir endereço IP, podem também fazer o shutdown à interface e voltar a metê-la ativa. Para isso basta que usem os comandos:
# ifdown eth0 # ifup eth0 |
Outra opção é usarem nmtui que também permite definir a interface para obter automaticamente endereço IP. Esperamos que este tutorial vos seja útil, aprendendo assim a dominar tais configurações via CLI. De referir este tutorial foi realizado com o CentOS 7.
Mais tutoriais sobre Linux, podem ver em Pplware.com — Linux.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Não será antes?
ifdown ifcfg-enp0s3
ifup ifcfg-enp0s3
Julgo que o eth0 fpi só até ao Centos 6…
Boas Filipe, a interface depende do que estás a usar. No 6 era eth0, no 7 enp0s3. Eu,uso um alias.
Mas fica a tua sugestão. Obrigado
Boas Pedro. Sim concordo, as interfaces dependem de que distro se está a usar, apenas referi que segundo a informação passada no tutorial “De referir este tutorial foi realizado com o CentOS 7.”, as interfaces no CentosOS 7 deixaram de ser “eth0” e “eth1” para passar a ser as que referi. Inclusive a foto com o comando “dhclient -v -r” mostra em baixo a interface “enp0s3”.
Em relação ao alias como não está referido no tutorial, não considerei na questão colocada inicialmente.
Obrigado mesmo assim pela atenção.
ipconfig /renew
é um péssimo comando. Se a placa está com problemas e precisas de o usar por causa disso, mais vale desativar e reativar, funciona melhor. Em caso de problemas, o renew faz muitas vezes com que fiques a espera imenso tempo até algo dar timeout e não resolveu nada de qualquer maneira.
service network restart
ou entao temos um comendo bem mais facil.. uso o eth0 como antigamente eram reconhecidas as placas de rede para mais facil uso os comandos mais simples que conheco para largar/renovar um IP em linux são:
Largar /release:
dhclient -r eth0
Renovar /renew
dhclient eth0