PplWare Mobile

Redes: Vamos conhecer melhor o serviço DHCP


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.
Artigo escrito por António Sousa para o Pplware

Destaques PPLWARE

  1. Asdrubal says:

    Muito bom artigo.

  2. pixar says:

    “No mundo empresarial este serviço é extremamente importante, porque nem todos os utilizadores têm conhecimentos de informática avançados, para configurarem a ligação à rede (além disso torna-se mais cómodo).”

    Se me permitirem, acrescento mais uma razão para se usar o DHCP. Sem o DHCP dificilmente teremos uma rede funcional. Mesmo que se tenham conhecimentos para configurar o endereço IP manualmente, este tipo de configuração acarreta problemas de duplicação de endereços. Numa rede de 100 PC (podia abusar mais um pouco no tamanho mas esta chega) já estou a ver o admin da rede a “ganir” à procura do gato.

  3. urko says:

    Muito bom o post !

  4. João says:

    Mas para a atribuição automática do IP com o servidor DHCP as máquinas terão de estar configuradas como rede interna no Virtual Box, correto?

    • João says:

      Agradecia um esclarecimento.

      Como é que a máquina cliente vai assumir o ip do servidor?

      • Manel says:

        Olá.

        Se bem percebi pretende que uma máquina virtual obtenha endereço IP do servidor DHCP, correto?

        No menu da máquina virtual (no virtual box, portanto) selecione a opção de “Network” e de seguida coloque a opção Bridged Adapter, ou seja, esta opção permite obter um novo endereço IP provido pelo seu servidor DHCP para a máquina virtual.
        Isto porque em Bridged Adapter é permitido que a máquina virtual obtenha um novo endereço IP. No entanto isto só acontecerá se o seu servidor DHCP der mais que um endereço IP à mesma máquina simultaneamente. Se for em ambiente caseiro (em casa, com um router wireless) não haverá problema.

        • Joao says:

          NDesde ja agradeco a resposta.

          A ideia seria testar com duas maquinas virtuais, uma com o servidor dhcp e outra como cliente, que vai receber o ip automatico do respetivo servidor.

          Mas para isso sera necessario que na configuracao do virtualbox as maquinas estejam definidas como rede interna, nao? Pois caso contrario as mesmas estariam em redes diferentes..

  5. euclides machado says:

    Artigo muito bom. Bem explicado. Agora uma dúvida:
    Qual a diferença entre DHCP Server e DHCP Relay?

  6. Gabriel Almada says:

    Gostaria de saber se é possível encaminhar o tráfego de rede por um proxy forçando o gateway a a “desviar” a net por lá!
    O que pretendo:
    Tenho dezenas de maquinas que precisam de actualizações. E algumas dessas actualizações são mais de 1 GB.
    Se for possível ter uma maquina como “Proxy” que armazene o que passa na rede, assim as actualizações seriam instaladas sem terem de ser sacadas outra vez na Net!

  7. Obrigado pelos elogios… brevemente vou escrever mais sobre DHCP, fiquem atentos!
    Pois, é como diz o Nelson, se as atualizações forem feitas de modo “seguro”, HTTPS, não existe possibilidade de usar proxy!

  8. dajosova says:

    … às custas dos ip’s fixos não queiram ter um belo conflito de ip’s!!!

  9. Hélio Correia says:

    Excelente artigo.

  10. Pedro Sardinha says:

    Na configuração do servidor DHCP os hosts também podem ter a opção option host-name. exemplo:

    host teste {
    hardware ethernet 00:0c:29:1d:36:79;
    fixed-address 10.10.10.2;
    option host-name “teste”;
    }

    Em certos casos simplifica-se, centralizando a configuração dos hosts no servidor de DHCP, evitando-se a duplicação da configuração de hosts (nome e IP) que também pode ser configurada no ficheiro /etc/hosts do servidor.

  11. Michael says:

    Esse seu artigo foi de grande utilidade para mim! Estava com dificuldades em funcionar um servidor DHCP no linux, mas vc resolveu meus problemas! Parabéns! Entretanto, não sei se vc se enganou e não quero ser visto como um chato, mas o DHCP offer envia em broadcast também o pacote com a oferta do IP, e não em unicast como mencionado (como o servidor DHCP sabe o IP do cliente e vice versa?). Alias, todo o processo do DHCP envia em broadcast suas requisições e respostas. Enfim, parabéns! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.