Xpeng P7, o carro elétrico da China que quer desafiar o Tesla Model 3
O carro elétrico Xpeng P7 é o primeiro carro chinês a atingir a marca de referência de mais de 700 km de alcance. Recentemente, a empresa anunciou uma gama melhorada do Xpeng P7. Aliás, foi mesmo o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China, a confirmar a notícia de uma oferta renovada deste carro.
O alvo parece ser a Tesla e o seu sucesso de vendas, o Model 3.
Xpeng P7 quer atacar o mercado da Tesla
A Xiaopeng Motors, ou Xpeng, foi fundada em 2014 e o seu principal produto é um veículo elétrico. O carro foi revelado no ano passado pela empresa, e os especialistas afirmam que este tem potencial para desafiar o Tesla Modelo 3 na China.
O carro não se limita apenas a ter uma gama elétrica melhor e um design apelativo, ele vale pelo pacote completo. Segundo a empresa, o automóvel será equipado com tecnologias de próxima geração, como a condução autónoma.
Características principais do P7:
- Autonomia: 706 km NEDC
- Aceleração dos 0 aos 100: 4 segundos
- Motorização: Dual Motor 4-WD
- Classificação de Segurança: 5 estrelas C-NCAP
- Condução autónoma: Nível 3 Hardware Ativado
- Preço: De 30 a 47 mil euros (conversão direta)
Marca testa carro elétrico fora de fronteiras
Segundo informações, o carro elétrico está a ser testado sob condições de gelo e neve. Conforme pode ser visto, os testes estarão a ser realizados nos EUA, Nova Zelândia, Espanha e outros centros de testes.
O carro elétrico Xpeng P7 tem agora um alcance EV de 706 km com base no NEDC (National European Driving Cycle). Assim, quer no nível de tecnologia de autonomia de condução, como em termos de autonomia das baterias, o Model 3 da Tesla está no alvo.
O Model 3 tem um alcance máximo de cerca 520 km. No entanto, vale a pena notar que o alcance do Tesla é baseado no ciclo muito mais rigoroso da EPA (Environmental Protection Agency). Nesse sentido, se usarmos os mesmo ciclo EPA para ambos, o elétrico P7 da China faz apenas 494 km. Em ambos os casos, o alcance é bastante impressionante, e é suficiente para desafiar tanto o Modelo Tesla 3 como o Modelo Y, que tem um alcance 505 km.
Motores com boas características
De acordo com algumas fontes, apenas os modelos Rear Wheel Drive do Xpeng P7 terão o já mencionado longo alcance da bateria. O modelo RWD terá cerca de 263 cv e 390 Nm de binário máximo. A Xpeng afirma que os seus veículos elétricos terão 80,87 kWh de bateria, com um consumo de energia de 12,5 kWh/100 km.
Com base nesta estimativa, a autonomia do Xpeng P7 deverá rondar os 650 km.
Também vale a pena notar que o Xpeng utilizará células de bateria prismáticas para o modelo P7. Surpreendentemente, a Tesla anunciou recentemente que para a produção do Modelo 3 na China, a empresa irá utilizar células de bateria prismáticas em vez das suas próprias células convencionais.
Assim, não saberemos se a Tesla foi inspirada pelo Xpeng P7 para começar a usar células prismáticas. Contudo, sabe-se que a Tesla está num nível totalmente novo de avanço e tecnologia.
Apesar do que já se sabe da Tesla, as marcas da China parecem estar a preparar um grande ataque ao mercado dos elétricos.
Este artigo tem mais de um ano
E a Tesla acabou de montar lá uma fabrica para oferecer as blue prints ao governo chinês. Para quem não sabe, por cada pessoa estrangeira a trabalhar lá a Tesla terá de empregar uma chinesa para a mesma função. Basicamente terá de transmitir-lhe o conhecimento todo. O governo chinês depois coloca essas mesmas pessoas a trabalhar para companhias nacionais e mais tarde fazem concorrência na China e no resto do mundo.
Não entendo porque continuam a deixar a china vender nos nosso países se não respeitam o copyright…
Foi assim que os alemães perderam para a china nos transportes de caminhos de ferro, quiseram tanto o dinheiro na china que agora têm empresas chineses apoiadas pelo governo a ganhar concursos na Alemanha por oferecerem a mesma tecnologia (copiada) por menos dinheiro.
Já não é obrigatório.
Nem mais! Esta gente cheia de ganância julga-se muito inteligente, um dia, quando abrirem a pestana, Será tarde demais. É incrível como há tanta ingenuidade nos ocidentais, fazem o mais difícil e todo o trabalho de casa, os chineses limitam-se a copiar e roubar tudo o que podem.
Já há muitos anos que fazem isso mesmo com os telemóveis (de repente, há uns anos, apareceram marcas chinesas comparáveis a uma “invejada” marca norte-americana e muita gente não percebeu como nem porquê). O mesmo já tinha acontecido com computadores, sistemas operativos (estes mais para consumo interno na China) e outros produtos eletrónicos. Mais recentemente tem acontecido com equipamentos de rede e quase tudo o que é tecnologia que foi fabricada durante muitos anos por empresas ocidentais na China, na ânsia de aumentarem os seus lucros.
Os chineses perceberam rapidamente que tinham a papinha toda feita ali mesmo nas fábricas montadas pelas empresas ocidentais e que para serem melhores e desenvolverem melhores produtos só tinham de melhorar algo que já era muito bom. Como são um povo muito inteligente, isso não é nada complicado para eles. Agora têm das tecnologias mais avançadas do mundo em muitos setores com preços mais competitivos devido aos apoios que o Estado chinês disponibiliza de forma a que a China obtenha domínio mundial. O objectivo final é esse.
Será isso certo ou errado? Não faço ideia… mas que é inteligente, disso não tenho dúvidas.
Pq é que tens de dizer mentiras. Deixem de ser assim usem este espaço para discussões de nível. Eles até podem copiar em muitas coisas mas nem telemóveis não foi, pq tu podias e podes fazer a tua marca pois podes comprar os componentes todos necessários, ou pq achas que apareceram a marca espanhola BQ e a francesa Archos? Pq é fácil comprar todos os componentes e mandar montar. Sem infringir copyright.
Deus criou Adão e Eva, o resto foi tudo fabricado na China!!
As baterias da Tesla estão tão à frente que….. Decidiram copiar as baterias chinesa por serem melhores. 🙂
É a aprender uns com os outros que as coisas avançam!
Uma das melhores formas de aprender é por imitar quem é melhor.
Tu és um mentiroso imundo.
Carro do governo chinês…
e mais bonito
Acho bem que seja tudo livre e open source, o conhecimento é mesmo para ser partilhado , só assim se consegue melhorar e evoluir as coisas, essa mentalidade de se esconder o conhecimento é tao a porteguesinhi do antigamente por isso é que anadamos tantos anos a marcar passo. Felizmente agora com a internet e i intercambio de pessoas e empresas finalmente o conhecimento que antes estava reservado a alguns esta aberto e qualquer pessoa deve poder ter o direito de o absorver e a partir dele criar nocas opcoes e ideias, assim sim vamos alcançar mais coisas.
Podem, por favor, partilhar a fonte que vos leva a escrever “Tesla anunciou recentemente que para a produção do Modelo 3 na China, a empresa irá utilizar células de bateria prismáticas em vez das suas próprias células convencionais.”? Pelo que sei existe um acordo para o fornecimento de baterias com a CATL, mas nunca foi anunciado o tipo de células a utilizar. Era bom que partilhassem a informação que têm sobre este pormenor para ficarmos todos mais esclarecidos.
Ora lê aqui: https://www.reuters.com/article/us-tesla-china-catl/tesla-partners-with-lg-chem-catl-for-battery-supply-idUSKBN1ZT16G
Mas há mais, tens é de por pés ao caminho.
Em que parte desse artigo está escrito que as células serão prismáticas?
Fico, pacientemente, à espera da fonte na qual o artigo se baseia para afirmar que as células serão prismáticas. Afinal, se o escreveram, certamente terão essa fonte e não terá que ser o leitor a “por os pés ao caminho”.
Não sei que tipo de células serão utilizadas, mas sei que a prepotência não fica bem, independentemente de ser ter razão.