Tesla desativou remotamente Autopilot de um Model S
Apesar de todas as boas notícias recentes sobre a Tesla, há agora uma que está a dar que falar... pelas piores razões! De acordo com as informações, a empresa de Elon Musk desativou remotamente o Autopilot de um Model S após este ser vendido.
O carro em questão foi vendido em segunda-mão e a Tesla considera que o novo proprietário não pagou tal funcionalidade.
Com tanta tecnologia é normal que as empresas tenham algum controlo sobre os carros que vendem. O caso que foi agora revelado tem no centro das atenções a gigante dos veículos elétricos, a Tesla. De acordo com uma publicação do canal Jalopnik, a Tesla desativou remotamente Autopilot de um Model S após este ser vendido.
Tesla quer 8 mil dólares para ativar Autopilot com Full Self Driving
Segundo as informações, o comprador do Model S adquiriu o carro com Autopilot com Full Self Driving (FSD). No entanto, tal funcionalidade foi removida pela própria empresa. A empresa pediu agora ao novo proprietário do Model S cerca de 8 mil dólares para voltar a ativar tal serviço.
De salientar que, até à data da compra, o Model S sempre teve o Autopilot com FSD a funcionar.
Como resposta, a empresa de Musk alega que o proprietário do carro, comprou-o a um revendedor (um revendedor que comprou o carro num leilão realizado pela própria Tesla e "não pagou" as funcionalidades). Nesse sentido, não é elegível de as usar. No entanto, foi a própria empresa de Musk que vendeu o carro e com tal funcionalidade.
Os sistemas de atualização (over-the-air) da Tesla já causaram alguns problemas antes. Este tipo de controlo não era possível até há relativamente pouco tempo, mas este novo caso abre novamente o debate.
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Este artigo tem mais de um ano
Sistemas remotamente geridos, plataformas online, quem perde é sempre o utilizador.
Chegamos Mesmo ao CaS (Car as a service)…
Qualquer dia uma pessoa compra um carro, mas o dono do carro continua a ser a empresa que o fabrica (e não estou a falar de leasing).
Mas é esse o modelo de negócio de Elon Musk! Vender o carro pelo valor de aquisição, com o equipamento e funcionalidades mas manter o cliente depende de atualizações para melhorar performance e eliminar bugs. Porém o verdadeiro propósito é ter o cliente na mão e à mercê dos seus “caprichos”,. O mesmo é dizer da necessidade em faturar para a empresa e assim ganhar o bónus pelo desempenho desta! Ou pensa que ele está de corpo e alma a pensar na mobilidade ecológica? Ele está é a tentar atingir o monopólio da mobilidade, e os acionistas estão confiantes disso mesmo. Por essa razão é que se diz que a Tesla é uma marca de automóveis muito valiosa, e está em segundo lugar no ranking.
Eu sempre disse que isto iria acontecer. Primeiro a Tesla oferecia tudo agora tudo é a pagar e mais que uma vez….
Qualquer dia vendem carros para X carregamentos, ao fim desses carregamentos
Mas o serviço é comprado ou alugado? Se é comprado, pode ser revendido.
A resposta está no próprio artigo.
O carro foi vendido pela tesla a um revendedor que ganhar dinheiro e ainda vender barato escolheu propositadamente nao ter autopilot.
Foi o revendedor que enganou o comprador final, vendendo o carro como um tesla normal quando tinha escolhido nao pagar por aquilo.
Para a proxima conpra directamente à tesla e nao é enganado.
Mas isso uma coisa nada tem a ver com a outra. O que interessa aqui é que o carro tinha uma funcionalidade e simplesmente a retiraram. E ainda vem para cá defender a Tesla…enfim… depois admirem-se de terem algo que nao esta no vosso controlo e muito menos vosso…
Retiraram pois o revendedor quiz que retirassem para pagar menos.
Onde viste que o revendedor quis que retirassem a funcionalidade?? Mania de defender sem ponta nem conta. O revendedor comprou o carro e na perspectiva da Tesla, sem pagar as funcionalidades. Mas quando o revendedor o comprou, porque não retiraram logo essas funcionalidades?? Houve ou não mudança de proprietário?? Ou seja, a Tesla faz o que lhe dá na p… da cabeça e são as vítimas?! Ou seja, o esquema desta empresa está montado as escondidas. Então onde já se viu comprar um carro e retirar algo só porque não paguei? Então quando o comprei não foi completo? O carro é da empresa ou é meu? Enfim… Vai fechando a mentalidade….
O carro foi comprado a 15 Novembro pelo revendedor , a 18 Novembro a tesla avisou “auditou” que autopilot e full self drive estavam marcados para serem removidos.
A 20 Dezembro o revendedor vendeu o carro como se ele tivesse todas as configurações premium e depois dessa data após um update a coisa foi retirada.
Logo ou o revendedor enganou o cliente ou a primeira compra 15 Nov foi mal registada/processada/configurada …
Uma questão que ainda vai dar muito que falar.
Obviamente que vai acabar em tribunal…
É o problema das poderosas empresas mundiais, que vendem o bem e depois agem como se ainda fossem donas do mesmo. O modus operandi lembra-vos quem…?!
As operadoras de telecomunicações portuguesas ou os bancos portugueses
Não percebo onde está o problema, o revendedor não pagou a funcionalidade autopilot. O dono tem que processar o revendedor porque vendeu algo que não tinha pago.
Nada como o modelo de vendas “Á la Apple” …
Temos tantos casos assim fora do tema, mas vejamos telemóveis que compramos mas vêm bloqueados a uma rede. Alarmes exemplo securitas direct compram o alarme, pagam a instalação se desistirem ficam com o alarme mas ele não funciona sem o serviço deles entre muitos outros casos que cada vez mais se vêem.
Já estou a ver o futuro: carros Fremium. As funcionalidades básicas são grátis e vem já no preço final da viatura. Se quiser mais extras paga uma subscrição. Ex.: Quer mais potência? Autopilot? Mais autonomia? Adira a serviço Plus por 500€ / mês…
A ser verdade, estamos obviamente perante um comportamento abusivo e ilegal praticado pela Tesla! Isto só acontece porque a regulação não está a fazer o que lhe compete!
É o mesmo que já acontece com outras marcas, compras o carro e há uns quantos extras que são desactivados através do “pc”
Lamento, mas isso nunca aconteceu comigo. E também não estou a ver qualquer caso que tenha ocorrido com essas “outras marcas”. Mas posso estar enganado…
isso é treta o que ele esta a dizer, so para dar razão a grande Tesla…lol
experimenta a renault.
Megane 4 com a ultima versao do r-link 2 (soft e hardware) e no entante eles “desligaram” a funcao que permite espelhar o telemovel no ecra
Carros lixo !
O toto que comprou isso está ao mesmo nível do cangalho que comprou. paga o caro e a tesla é o dono é mesmo de idiota.
Pelo menos os componentes mecânicos não dão para desligar remotamente componentes….
Se não publicassem uma notícia a falar mal da Tesla durante uma semana é que eu me admirava. Será que o editor da pplware tem assim tanta dor de cotovelo em não ter possibilidade de adquirir um Tesla, que passa a vida a falar mal deles? Ainda esta semana no Canadá por ordem do tribunal, a BMW desactivou remotamente todos as funcionalidades de um i3, tudo porque o proprietário não pagava o crédito da compra da viatura à mais de 6 meses. Engraçado que sobre isso não ouvi falar por aqui.
Ora aí está, “por ordem do Tribunal”. É que isso faz tanta, mas tanta, diferença. Assim… tipo da noite para o dia! Se tivesse que escolher entre Tesla e BMW, já sei que na BMW os meus direitos estão salvaguardados, uma que só executam decisões com uma decisão judicial na mão, enquanto que na Tesla corro o risco de ficar”pendurado” sabe-se-lá onde, porque naquele momento o deus Elon Musk acordou, teve uma epifania, pegou no telefone, ligou à equipa, e mandou barrar o serviço! Percebe a diferença? Percebe o porquê de criticar a Tesla pelo comportamento relatado na notícia?, isto se está é realmente verdadeira…
Para os que não Perceberam, a Tesla só desligou o sistema já depois do dono ter comprado o carro e levado para casa.
Deveriam ser todos, por exemplo sem seguro, sem imposto, sem Inspeção, sem pagar o leasing ou prestações em divida, Desligar o animal remotamente, Boa não podem andar com os carrinhos. O governo e ambiente agradece. lol
Não vejo o que é está errado na Tesla ter desactivado algo que é pago mas, neste caso, ninguém tinha pago.
Acham justo para com os proprietários que pagaram pelo FSD (como eu) que, diga-se, não é barato, deixar um carro a circular com essas funcionalidades sem que o proprietário (actual ou anterior) as tenha pago?
Se acho que isto poderia ter sido resolvido de outra forma? Sim, acho, mas no final, se não foi pago, a Tesla não deve deixar usar.
Se alguém enganou alguém foi quem vendeu o carro como se tivesse uma funcionalidade que não não tinha. A Tesla, no máximo podia ser mais sensível e dar algum tempo para que o novo proprietário esclarecesse a situação.
Acho que não foi enganado.
Foi a Tesla que lho vendeu, e dizia especificamente que o carro não ia ter esse extra.