Netflix agora transmite os vídeos em AV1 no Android para ser mais rápido e poupar dados
Boas notícias para quem tem um smartphone Android com a app Netflix instalada para ver os seus filmes e séries preferidos.
A plataforma anunciou que a partir de agora os vídeos Netflix usam o codec AV1 no Android, o que os torna mais leves e permite um streaming mais rápido, poupando dados.
Quem tem um smartphone valoriza muito a rapidez, tendo atenção também ao consumo de dados de cada uma das aplicações.
A app Netflix já conta com mais de 500.000.000 downloads para Android e agora anunciou novidades que vão agradar, e muito, aos utilizadores deste Sistema Operativo móvel.
Netflix no Android vai ser mais rápida e gastar menos dados
A plataforma anunciou ontem que a partir de agora irá transmitir os vídeos no Android usando o codec AV1. Este codec foi lançado em 2018 e irá substituir, assim, o codec VP9, usado até agora. Face ao codec Vp9, o codec AV1 oferece uma melhoria de 20% na eficiência da compactação, isto é, deixará o streaming de vídeo 20% mais rápido.
Desta forma, quando o smartphone Android estiver em zonas de rede mais fraca, o streaming será agora mais rápido uma vez que utiliza menos recursos. Esta é uma vantagem também para quem usa os dados móveis, pois com o codec AV1, os vídeos irão agora consumir menos dados.
Inicialmente apenas os vídeos mais recentes virão com o codec integrado, mas espera-se que o processo nos restantes vídeos seja gradual, mas célere. Por enquanto a alteração abrange somente os smartphones com Android, mas o objetivo da Netflix é lançar em breve o codec AV1 para todos os outros sistemas.
Para usufruir deste recurso, deve abrir a app Netflix > Mais > Definições da Aplicação > Utilização de Dados Móveis > Selecionar a opção "Economizar dados".
O codec AV1 foi desenvolvido pela Alliance for Open Media (AOMedia),fundada pela Netflix, Google, Intel, Cisco, Amazon, Mozillla e Microsoft.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Netflix Tech Blog
No meu entender, e no que toca a dispositivos móveis, o maior problema poderá estar relacionado com o suporte de hardware para descodificar este codec. Pode ser muito leve na rede mas é leve no meu telemóvel ? Se não tiver suporte de hardware, a descodificação por software funciona bem ? E os consumos de energia, qual a autonomia ?
Bom artigo mas ainda existem muitos “elefantes na sala” que merecem atenção.
Não te preocupes que eles só disponibilizam o download em AV1 aos equipamentos que conseguem ver este tipo de codec!
Obrigado pelo esclarecimento!
Boas notícias para Apple que vai poder ter Netflix e YouTube em 4K. A Google finalmente vai liberar o 4K para ios
Onde é que vista isso? Podes colocar um link aqui sff?
Desde 2017 que a maça usa o HEVC que em termos de compressão de video é semelhante (o AV1 é 3% melhor)
Qual a vantagem de visualizar um vídeo 4K num ecran que nao é 4k?
Poderes justificar o investimento de um ordenado num smartphone 😀
A maioria dos ecrãs de telemóvel topo de gama têm uma resolução entre FHD e 4K logo beneficiam da resolução extra. Mesmo num ecrã FHD, um vídeo 4K tem mais detalhe que um FHD já que no processo downsampling o resultado final há mais detalhe percebido.
Esse “detalhe” é irrelevante.
Alguém que ligue a esse “detalhe” e esteja a ver um filme num smartphone….bem nem sei o que dizer LOL
lol, que má recomendação.
Um CODEC sem suporte para descompressão por hardware = adeus bateria em 2 tempos!
O problema da Netflix bem sabemos qual é, não quer pagar o custo das patentes do HVEC(H.265) porque este codec é melhor em tudo porque não obriga a ter um processador de topo enquanto o AV1 precisa de grande processamento logo gasta mais bateria mas por outro lado a Netflix fica livre de pagar patentes.
1) O uso deste coded, já que é para poupar dados, ocorrer também em ligações WiFi? Ou só usando a ligação de dados móveis?
2) A nível de qualidade de imagem, notar-se-à alguma perda de qualidade, por se usar este Av1 ?