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Alerta da PSP: Burlas através do MB WAY estão a aumentar

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. xicomanel says:

    É uma tristeza!!! Eu próprio tenho recebido contactos diariamente com tentativas de burla semelhantes. Já são técnicas apuradas, com voltas à conversa, com envolvimento de várias pessoas num mesmo telefonema, etc.
    Para mim, já funciona como um desincentivo para colocar algo à venda.

  2. Joao Ptt says:

    Tão, mas é tão simples, é só meter o número de telemóvel do burlão e indicar o código ao burlão, associado à vossa conta bancária, e está o “negócio” feito, em pouco tempo ficam com a conta limpinha, não é um “negócio” maravilhoso?

    Agradeçam à maravilhosa SIBS que a menos que o Banco de Portugal obrigue a SIBS a mudar a forma de adesão isto é uma burla para continuar por muitos e maus anos.

    • Filipe says:

      Não vejo nada de errado com a forma de adesão. Só um analfabeto é que cai

      • King Banido says:

        Explica la ai qual é o problema da SIBS, ou neste caso, da aplicação MBWay.

        O Filipe já disse tudo, só quem é burro que nem uma porta e teimoso é que é burlado, e o problema não está na aplicação. Se souberes ler, antes de adicionares o numero de telefone , está lá escrito em letras granditas a dizer: Não associar numeros desconhecidos.

        Se o utilizador mesmo apos ler isto, decide avançar, que culpa tem a SIBS? Mesmo que adicionassem outros elementos de autenticação, o publico alvo destas burlas ia continuar a cair que nem patinhos… Se for um email, basta o burlão pedir que a pessoa clique no link enviado no email para confirmar a ação. Se for via SMS para o numero de telefone associado à conta bancaria, tambem basta pedir que confirme ou coloque o PIN que vem na SMS…
        Boa sorte a encontrar melhores soluções de autenticação, que previnam burlas e sem transformar em um sistema complicado.

        • E.NEVES says:

          Como já explicado o sistema da SIBS em nada tem culpa nisto, a culpa está na estupidez das pessoas em querer usar um meio do qual nada percebem e nem fazem para perceber. As autoridades fartem-se de dar dicas e indicações no que toca o uso do MBWAY e meios digitais de pagamento e o que faz o zé povinho?
          Vai ler noticias sobre futebol e ver Facebooks e Instagrams do vizinho e o resto que se lixe.
          Continuam assim que há gentalha que vai vivendo a custa disto.

        • Joao Ptt says:

          Utilizador e palavra-passe criada automaticamente no multibanco, sem intervenção da pessoa.
          É muito melhor, e é ainda mais simples.

          É só também informar no talão: informação confidencial, não transmitir a terceiros.

          Lá se vai a maioria das burlas. Não foi difícil encontrar alternativa King Banido

          • Filipe says:

            Nem percebo bem como é que isso funcionaria… Então e como é que adicionavas mais que um cartão à tua conta mbway? E como é que trocas a palavra passe?

            É que com o sistema atual o tanso que cair tem de associar ao telemóvel do criminoso E ainda dar-lhe o PIN que escolheu na máquina. Desde quando é que alguém acha normal andar a dar PINs e não vê logo que é burla?

          • Joao Ptt says:

            Era só ter na aplicação adicionar nova conta. O trocar a palavra-chave poderia ser na aplicação e/ou no próprio multibanco.

            O problema é que os tansos são tantos que só posso chegar à conclusão que é porque o processo de adesão está mal concebido.

          • Hugo says:

            Sim, tudo tansos. A tua ideia é genial.
            Quem é burlado actualmente jamais o seria com essa implementação. LOLOL

          • King Banido says:

            Joao, explica-me, ainda estou atoa com tudo o que disses-te.
            Desde quando é que essa medida, de gerar uma pass automaticamente e depois trocar na aplicação, faria com que as pessoas não fossem burladas?

            Continuariam a ser burladas man! Basta o burlão mudar a conversa e dizer, “agora vá à aplicação, vá ao mudar password e coloque este pin que eu vou-lhe dar”. Percebes que a tua ideia está totalmente errada e já é o que está implementado?

  3. jorge says:

    Quem sempre foi burro, nunca chega a inteligente, so cai quem quer.

  4. E.NEVES says:

    Sinceramente só cai quem não tem dois palmos de testa. Desde quando PAGAR com MBWAY é preciso ir ao multibanco colocar o numero ou código seja de quem for? Para PAGAR com MBWAY não se precisa do multibanco para nada e é isto que eu acho que as pessoas não sabem e nem tratam de saber! Depois caem nestas burlas de amadores. Que para mim não passa de uma burla de gente ainda mais burra do que aquela que cai nela mas pronto, é o mundo que temos.

  5. E.NEVES says:

    Sinceramente só cai quem não tem dois palmos de testa. Desde quando PAGAR com MBWAY é preciso ir ao multibanco colocar o numero ou código seja de quem for? Para PAGAR com MBWAY não se precisa do multibanco para nada e é isto que eu acho que as pessoas não sabem e nem tratam de saber! Depois caem nestas burlas de amadores. Que para mim não passa de uma burla de gente ainda mais burra do que aquela que cai nela mas pronto, é o mundo que temos.

    • King Banido says:

      Bom, eu tou de acordo contigo, só cai quem quer… Mas temos de ter em conta as pessoas que raramente ou até mesmo, nunca tocaram num PC, e essas são as pessoas ignorantes escolhidas para alvo de burla.
      Cair nesta burla, para o tipo de pessoa que eu disse é facil e é por isso que há varios relatos, são pessoas que não estão habituadas ao mundo tecnologico e que não querem aprender. E para mim não é só o facto de tar ou não habituado, é mais a parte de ler as letras pequenas, que neste caso até são bem grandes, e mesmo quando as leem, como ja houve um relate aqui neste blogue, escolhem seguir em frente.

      • E.NEVES says:

        Essa parte de nunca tocaram num PC pode não ser verdade. A maior parte destas burlas acontecem nos anúncios colocados no OLX, Facebook etc e para isso é preciso um PC ou pelo menos um telemóvel ou tablet. Portanto usam um meio informático (directa ou indirectamente) para colocar esse tal anuncio. Que tal usarem também esse meio informático para pesquisar sobre estes temas muito importantes em vez de só usarem para andar a ver Facebooks, Instagrams e coisas sem interesse?
        Vitimas deste tipo de burlas não tenho qualquer pena, não há como ter pena e que raio podem as autoridades fazer se as pessoas fazem isto de livre vontade sem se informarem ou como diz aqui houve alguém que se informou até mas ignorou na mesma as indicações e prosseguiu com o negocio desta forma?

        • King Banido says:

          Claro que pode não ser verdade, mas a verdade também é que, não é por se ter um smartphone/tablet/pc que se sabe das coisas, sem a curiosidade da pessoa, mesmo tendo a ferramenta à sua frente não serve de nada.

          Só não tenho pena de pessoas que são ignorantes por escolha propria, agora dos velhinhos, apesar de estarem a ser ignorantes por escolha propria(Digamos que sabem ler e que ignoraram o aviso na altura da associação) acabam por ser mais frageis e facilmente manipulaveis no dito mundo tecnologico. Desses eu tenho pena!

          Sim, houve um relato de um user que por opção propria, e apos ter lido e desconfiado do aviso, perseguiu com a associação. Destas eu não tenho pena!

        • Filipe says:

          Sinceramente, dizer que isto é algum problema com a forma com o sistema está montado é patético. É preciso associar ao telemóvel do criminoso e ainda dar-lhe o PIN escolhido ou usar um PIN por ele indicado, ou seja, é o equivalente de dar a alguém um cartão multibanco e o PIN e depois dizer que a culpa é do banco que emitiu o cartão

  6. jorge says:

    A PSP é que quer fazer publicidade as forças de segurança uma boa parta delas so têem a escolaridade obrigatoria.

  7. jose says:

    As fofinhas (ciganolas) já me ligaram por duas vezes, a ver e eu caía… só os Otários com Ó grande é que caiem nessa burla, tenho dito.

  8. Andreia says:

    Na mesma semana, já recebi 2 telefonemas do mesmo número: 962253399. O sujeito tem sotaque cigano. Já é a 2ª vez que me tenta burlar. Contudo quando eu digo que o MBWAY não funciona como ele me diz, desliga a chamada.
    A história é basicamente sempre a mesma, quer comprar uns artigos do OLX, mas é de “longe” e envia uma transportadora. Para efetuar o pagamento, quer que eu me dirija a um ATM, para me dar códigos, diz ele!!!
    Pelo menos que apontem na agenda dos burlões os números que já tentaram o esquema (é a minha dica). E são para estas pessoas que eu faço descontos, para receberem o rendimento mínimo, terem casa e infantários pago, e ainda roubarem tudo que querem, aquilo que conseguem e entrar em esquemas. Viva Portugal.

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