Ford experimenta um novo combustível: óleo de cozinha
Há cada vez mais uma aposta em reciclar, em usar combustíveis amigos do ambiente e em aproveitar recursos que são largados a baixo custo. Nesse sentido, não é surpresa que as marcas fabricantes de automóveis queiram agarrar estas novas oportunidades de mercado. A fabricante americana Ford deu luz verde ao uso do óleo vegetal tratado com hidrogénio como combustível diesel renovável a usar nas suas carrinhas Transit.
Para favorecer o meio ambiente, a marca aprova óleos usados tratados de restaurantes, take-aways e cozinhas.
Ford Transit movida a óleo de cozinha
As carrinhas Ford Transit podem agora funcionar oficialmente com óleo alimentar usado, pelo menos em partes da Europa. Aqui a fabricante de automóveis aprovou a utilização de óleo vegetal tratado com hidrogénio (HVO) como fonte de combustível.
Segundo a Ford, o óleo foi testado no seu motor diesel EcoBlue de 2,0 litros (o mesmo motor usado nos últimos modelos Transit). Assim, estes teste visam garantir que não são necessárias modificações e que a manutenção do veículo não era afetada pela alteração.
Também conhecido como diesel renovável, o HVO é feito num processo que utiliza hidrogénio como catalisador e diz-se que reduz as emissões de gases com efeito de estufa em até 90% em comparação com os combustíveis fósseis convencionais.
A Ford diz que os veículos movidos a HVO também emitem menos emissões de óxido de nitrogénio e partículas do que outros veículos a diesel. Além disso, este óleos podem ser misturados no mesmo tanque de combustível que o diesel derivado do petróleo.
Óleo vegetal tratado com hidrogénio é 90% menos poluente
O HVO, que também pode incorporar resíduos de gorduras animais e óleo de peixe, não só é mais limpo e ajuda os motores diesel a arrancar mais facilmente a baixas temperaturas, como tem uma vida útil mais longa do que o diesel convencional.
De momento, só está disponível em estações de combustível selecionadas na Europa - mais especificamente na Escandinávia e no Báltico. Estes óleos foram recolhidos em restaurantes e cozinhas comerciais e é vendido numa forma pura ou misturado com gasóleo normal.
Permitir que as nossas carrinhas funcionem com combustível feito a partir de resíduos, incluindo óleo alimentar usado, pode parecer rebuscado, mas utilizar óleo vegetal hidrotratado é, de facto, uma forma muito real em que os condutores e os operadores de frotas poderão em breve ajudar todos a desfrutar de uma melhor qualidade do ar.
Disse o diretor-geral de veículos comerciais da Ford Europa, Hans Schep.
Tal como na Europa, onde uma iniciativa da UE chamada RecOil visa aumentar a recolha de óleo usado, incluindo de casas para aumentar a produção de biodiesel, algumas empresas na Austrália já recolhem óleo de cozinha usado em restaurantes, empresas de catering, escolas e casas.
No entanto, a Ford ainda não confirmou se o substituto do gasóleo ecológico pode ser utilizado em veículos de trânsito australianos sem anular a sua garantia.
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Novo?
… sim é um novo combustível porque é um óleo novo, agora usam Fula!!!!!!!!
Para a Ford (neste motor) sim.
Então o que é novo e o motor, não o combustível.
O processo (combustível) para a Ford é novo. Aliás, a própria marca assim o diz.
Pode ser novo para a Ford, e para o “Zé Manuel”, mas já é/foi usado como combustivel em Fords há muito tempo.
O motor inventado por Rudolf Diesel foi desenvolvido para utilizar óleo vegetal, entretanto foi popularizado utilizando-se o produto oleoso mais abundante obtido na primeira fase de refino do petróleo bruto, ao qual foi dado o nome do inventor (Diesel).
Portanto o uso de óleo vegetal como combustível é mais antigo que o uso do derivado de petróleo.
O fato de ser a primeira vez que essa marca específica faz um motor para rodar com óleo vegetal como combustível não o faz um combustível novo. Caso contrário se a Tesla desenvolver um novo motor usando gasolina diríamos que a gasolina seria um “novo combustível” o que me parece ser bastante impróprio.
Obs. Citei a Tesla porque ela nunca desenvolveu um motor para rodar com gasolina, então se o fizesse (e não vai fazer) ele seria o primeiro.
Boas. Sim, lá está, isto está sempre suportado pela história. Depois, como sempre, há as evoluções. O mesmo aconteceu neste tipo de combustível, aliás, continua a acontecer. Mais não seja, como neste caso, no uso de outros produtos para “refinar” a qualidade do produto final (catalisadores, por exemplo).
Usando o teu bom exemplo, é indicado invocar Lavoisier, “Na natureza nada de cria, nada se perde, tudo se transforma”. Mas há espaço para a evolução e, com isso, o aparecimento de novas versões.
Joao,… EXACTAMENTE o que eu vinha dizer…. “NOVO????” Aos anos que andam ai carros a óleo de batata frita! (são poucos e é ilegal,… ok ,… mas isso não é novo)
só se fôr para a ford 😉
há uns valentes anos houve em portugal uma junta de freguesia que foi coimada por fuga ao imposto sobre produtos petrolíferois porque utilizou mais litros de óleo reciclado como combustível do que o permitido por lei: https://www.publico.pt/2008/04/27/local/noticia/ericeira-multada-pelo-estado-por-utilizar-oleos-reciclados-em-carros-do-lixo-1327056
Eu preferia usar azeite, é mais saudável
De preferência extra virgem, é o mais saudável.
O melhor mesmo era um motor funcionar a urinolina
Agora têm que se colocar o AdBlue nos novos carros a gasóleo e o adblue é constituído por ureia… portanto sendo este um componente que está presente a urina, deves poder fazer chichi para o tanque.
Onde isto é notícia?
Essa é velha …já cheguei a andar num carro que usou como combustível álcool puro…e foi para aí há uns 30 ou 40 anos….passado uns tempos o motor foi embora…..
O Etanol é utilizado como combustível no Brasil.
Desde os anos 70.
Há anos que se faz/fazia nos Land Rover. Misturar 60 a 70% de óleo vegetal (até 80%, por vezes) com gasóleo.
Maravilha, até passar a ser problema nas IPO, porque os carros emitiam gases muito abaixo do suposto… #ambiente lol
Diz antes assim: pagavam pouco ISP e IVA nos consumos.
https://www.youtube.com/watch?v=ncQ7Cj700ps
(8/Jan/2008 – Uma reportagem da SIC que mostra como é fácil utilizar óleo de cozinha já usado como combustível para qualquer carro.)
Os governos, ou melhor, o Governo Portugues, usa como desculpa o ambiente para aumentar impostos. O que na verdade não vai muito distante das marcas recentes que produzem electricos, aproveitam o ambiente para fazer uma massas valentes, mas é tudo farinha do mesmo saco, é tudo uma cambada de sanguessuga que usam a desculpa do ambiente.
Ja conheço esta questão do Oleo a coisa de 10 anos, que foi quando vi um video de um Brasileiro a andar numa mota com esta conversão. Tambem ja apareceu um veiculo que anda à base de agua do mar… Se houvesse mesmo interesse em melhorar o ambiente, já se teriam praticado varias soluçoes existentes e que são baratas ao consumidor, mas como isso não tras muito papel, toca de inventar uma nova tecnologia, que polui tanto a fabricar, como um carro a combustão a andar.
http://www.bbc.com/autos/story/20161010-driving-the-saltwater-sports-car
o biodiesel foi um falhanço, a própria prio deixou de o ter disponível.
Só pode ser usado uma pequena % nos combustíveis distribuídos…
No motores antigos não havia problema o seu consumo mas os motores recentes começou haver problemas…
Então o óleo de cozinha vai aumentar e teremos que temperar nossa salada com gasolina/álcool.
Há anos que o meu vizinho utiliza óleo vegetal na carrinha. Ele até tem o combustivél de borla. Todos os restaurantes da zona lhe dão o óleo usado que ele depois refina na garagem.
Novidades, há?
Lá está, daqui a uns tempos deixam de levar ao mecânico a Transit e passam a ter consultas no nutricionista. Começarão a aparecer problemas de colesterol elevado, hipertensão, diabetes e por aí, coisas de motores.
E mais, haverá também os puristas a querem apenas oléos “fast food” e o argumento será, têm mais calorias.
Mas, tudo bem. ehe.
É só rir com estes comentários xD
Epa regresso ao futuro? Aqui há 10/15 anos isso foi tão moda em portugal, que muita gente ia comprar garrafas de óleo novo de fritar batatas, que custava 50 ou 60 cêntimos, quando o litro de gasóleo estava a 1,40eur.. O que não faltou foram carros a cheirar fritos a circular pelas ruas. O resultado foi o óleo hoje em dia custar 1,5eur ou mais… A polícia passar multas a quem usava óleo porque não é um combustível “legal”, só paga 23% de iva, enquanto o gasóleo 40 e tal %…