Novas matrículas dos carros podem perder referência a mês e ano
Sabe aquela zona a amarelo nas matrículas com a referência do mês e ano? Tal pode deixar de fazer parte nas novas matrículas. A informação é do próprio Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).
As alterações à regulamentação dizem respeito à mudança da série de 00-AA-00 para AA-00-AA.
A notícia está a ser avançada pela Agência Lusa que refere que podem existir mudanças nas novas matrículas de carros. Numa mensagem datada de outubro, a que a agência Lusa teve acesso, o IMT refere que...
Importa alertar que as alterações à referida regulamentação decorrentes da introdução da nova série de número de matrícula poderem vir a contemplar, no caso das chapas destinadas a automóveis, a eliminação da inscrição do ano e mês da primeira matrícula e remoção da correspondente área de cor amarelo
Novas matrículas para quando?
A passagem para a nova série, constituída por dois grupos de letras e outro central de dois algarismos, estava prevista para o final de 2019, mas as vendas do setor automóvel ainda não atingiram o fim da atual série. De acordo com a ACAP em 2019 total de 267.828 veículos em 2019, dos quais 5.575 pesados e 262.253 ligeiros (223.799 de passageiros e 38.454 de mercadorias).
Como se pode ver na imagem seguinte, as novas matrículas serão constituídas por um grupo de duas letras, seguido de um grupo de dois algarismos e outro grupo de duas letras. A separação é feita através de traços. A confirmar fica então se terá o mês e ano.
Segundo o IMT, a nova série permitirá atribuir cerca de 28 milhões de matrículas.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Excelente. Não faz falta nenhuma. É só para o vizinho saber de que mes é o carro.
Ou se é importado ou não.
Ora uma boa noticia para os carros importados…agora sim vão passar despercebidos.
Para os mais atentos que nos usados usavam essa informação a seu favor vão ficar a arder…
Uma vez que em Lisboa há zonas proibidas a carros a partir de uma certa idade, e as matrículas irão perder a data, então a polícia municipal já tem acesso à base de dados das matriculas? Ou estamos em Portugal e vão aparecer as matrículas sem data, e só daqui a uns anos é que é dado acesso à base de dados?
Eu cá acho piada saber através do mês/ano em que série as matrículas vão e se os carros são importados ou não.
Apenas por motivos de curiosidade. Até porque não é porque a matrícula do vizinho deixa de ter o mês/ano que vou deixar de saber que o carro é novo…… como se isso me interessasse.
Portugal é o único país da Europa onde as matrículas têm o ano e mês!
Mês e ano sim, mas ano tens:
Suécia
Itália
Inglaterra (os 2 nrs a seguir às letras sao a identificação do ano)
Chipre
Entre outras que tal como a inglaterra usam na própria numeração ou codificação uma parte dedicada a identificar o ano.
E em muitos paises tens na matricula a região. Prefiro o ano e mês, que dizer na minha matricula qual a minha cidade.
+1
Pelo menos incluir o Ano faz sentido.
+1
Também acho que o ano faz sentido.
Não faz sentido, neste pais vale tudo, um inspector impmicou com falta de tinta amarela, querendo apresentar nova matricula ,pagando nova inspeção
Andas a ver muito mal
sempre achei estranho a matricula ter o ano e o mes! Nao ha outro pais europeu com essa informação na matricula!
Então e a retroatividade? O meu carro já chumbou na inspeção por o amarelo estar “bastante” descolorado.
Vergonha, o meu também.
sem estar a ser racista os ciganos nem matricula eles tem na carrinha e passam sempre na a com cada coisa neste país
E depois de ZZ-ZZ-ZZ o que vai acontecer ?
Começar de novo por 00-00-01 ?
O bug do ano 2000 : 1999 –> 2000 ie 99 –> 00
Alguem faz algo de intelligente, chega outro, nao compreende e assim fica.
Congrats guys you’re so smart.
Até gostava de compreender como fizeram os parametros : (36 ^ 6 ) + (36 ^5) + (36^4) + (36 ^3) + (36 ^2 ) + (36 ^1) + (36^0 ) = ??? ( 26 letras + 10 numeros) ^n n=0..6 ( compreendo que so ha numeros en ^3 e ^4 ) mas mesmo assim. ???
Tens permutações como 99-XXX-9, X-999-XX, etc.
Portugal não é o único país com matrículas alfanuméricas com 6 caracteres
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Vehicle_registration_plates_of_the_Netherlands
ainda faltam 446.008.576 matrículas para esgotar este formato…
Não faz sentido ano/mes na matricula, é pleonástico, e aproveitavam era para acrescentar uma serie de 4 letras em vez de 2 … tínhamos sistema para mais de 50 anos …. mas esta gente só pensa no curto/médio prazo !!
os carros vão acabar antes das 446.008.576 matrículas que faltam neste formato
Mas é só para novos? Ou depois posso fazer no meu matrículas sem ano e mês? Eu odeio ver aquele amarelo
É agora que o pessoal pode comprar importar um carro com uns anos e andar a dizer aos vizinhos que comprou um carro novo.
Portugueses a ser Portugueses , sempre mais preocupados com os outros que com eles…
Só se o vizinho for cego
Basta que seja um modelo que ainda esteja no mercado e que tenha saído há uns anos atrás ou que o vizinho nao perceba do assunto.
toda a gente tem carro importado pois eles veem de fabricas no estrangeiro aaahaha nao percebo esta tara por carros importados
Até 1994 não tinham ano e mês, depois passou a ter, agora vão tirar de novo?
Alguém anda aborrecido por não ter nada para fazer!!!
Não foi em 1994! foi a partir de 1998.. que começou o ano e mês nas matriculas…
Não se preocupem, antes de acabar a sequência actual chegam as matrículas digitais. No entanto eu tinha uma solução a preto e branco ainda, bastava um QR Code. Acho que o pessoal iria gostar.
Era e depois quando te pisassem as unhas e não parasse, sacavas o I-Phone inicializavas a aplicação para ler QR Code da matricula…
Olhem pra Holanda, a nemeraçao é ugual à nossa!
Numeração
Igual.
A Holanda não existe desde dia 1 de Janeiro
Países baixos *
Para quando as matrículas das motos com a simbologia do país para evitar ser multado por exemplo em espanha…
As matriculas deveriam ser identificadas por zona geográfica, vai um tipo do Porto para Lisboa, não conhece vai a apalpar terreno, leva umas buzinadelas valentes, se estivesse na matricula a zona penso que o pessoal iria ser mais brando e compreender! No que toca a barra amarela, ainda bem que desaparece…
Sim,pois os meliantes agradeciam,sabendo que és de fora
só quem percebe de economia de paises sabe que regioes nao sao ilhas sao todas um todo de um país
E se tivessem localidade?
Qual o objetivo?
Assim os donos de carros importados deixam de ter vergonha.
Mas e as matrículas das notas? Vão passar a estar legais para andar fora de Portugal? É que não têm a banda azul e o pessoal tem de colar aquele dístico branco que em certos modelos é impossível.
Vergonha porquê?
Quando dava jeito marcar bem a distinção entre que podia e quem não podia colocou-se o mês é o ano. Tempo das vacas gordas e feira das vaidades. Agora que o parque está a ficar todo velho há que esconder a miséria. Pobre país de aparências bacocas.
Realmente só num pais de caramelos é que existia uma matricula com o ano e o mês, está no documento único, as autoridades que vejam, é o mesmo estigma das palas que piroso.!!.. O que os outros países fazem ou têm é problema deles o nosso é que interessa, p português mete sempre os países à baila…..
“os outros países fazem ou têm é problema deles”
logo depois de teres chamado os outros países à baila
“só num pais é que existia”
ahahahahah ahahahahah ahahahahah
Inicias o teu comentário a falar dos outros países depois dizes que o que os outros países tem é problema deles.
Mais um que quer dizer aos vizinhos que tem um carro mais novo que aquilo que na verdade tem.
basta ler alguns comentarios aqui, falam tanto nos carros importados mal sabem que so temos a autoeuropa e psa citroen em mangualde entre outras o resto e tudo importado ehehe das fabricas ou pensam que e fabrico portugues eheheeh
Como é óbvio, o ano e o mês da matrícula estimula o consumo. Para um país pobre que importa muito mais do que exporta (vai-nos valendo o turismo para tentar remediar) tudo deveria ser feito para travar as importações
Pelo menos o ano faz todo o sentido. No caso de 2020, seria 20 em cima e vinte por baixo.
Para dizer a verdade acho as matriculas portuguesas das mais “farsolas” que existem em termos de estéticos. Então com a zona amarela ainda pior. Não serve para nada.
Vou vos contar, tive um carro em que o mês estava errado (comprei novo foi o stand que colocou a matricula e levantei o carro no mês 12) o carro era de 11 e na matricula estava 12, já o carro tinha 10 ou 12 anos quando na inspecção periódica viram e fizeram-me fazer novas matriculas, ou seja fui parado em operações de fiscalização pela policia, fui várias vezes à inspecção e só depois um reparou, eu já tinha reparado à muito, mas tb não foi no imediato. Em relação a ser importado a informação está no DU, não necessita estar na matricula.
Por mim até podia ficar ano e mês desde que tirassem o amarelo. De qq das formas acho completamente desnecessário ter essa info nas chapas. Tbm sou contra a colocar a zona ou localidade do veículo, pois a dimensão do país não exige. Já existiu em Espanha e terminou pois dava azo a vandalismos estúpidos principalmente por causa do futebol.
Keep it simple.
totalmente de acordo!
Incrível a imaginação de alguns “especialistas”…
Como é que uma conjugação de 2 letras + 2 algarismos + 2 letras (AA-01-AA) pode fazer um palavrão?…
Expliquem com um exemplo!
Nem um vernáculo se consegue escrever!
Nem vale a pena perder tempo a experimentar…
È uma vergonha a matricula ter o mes e o ano sò mesmo em portugal os portugueses mandar uma carta ao partido do Dr andrè ventura e dizer chega de andare com o ovo estrelado
Boa Nobre Luso, até que enfim alguém reparou nesse pormenor. Eu lembrei-me de uma: co-11-na. Será? Ou a nossa mente é que é perversa? Então e por que é que incluiram palavras obsenas e calão no dicionário atual?
Já agora: PU-21-TA +
PI-53-LA + XO-69-TA + MA-87-MA
Está confirmado. As matriculas vão perder a indicação de ano e mês. Vão ser proibidas obscenidades. Saiu ontem em Diário da República.
lol todos os carros sao importados acho piada essa tara acham que os carros sao todos produzidos em portugal ou seja sao importados das fabricas no estrangeiro da marca 😀 ahaha