Rússia desligou-se da Internet mundial… e não ficou sem Internet
O Governo russo anunciou esta segunda-feira que se desligou, com sucesso, da Internet Mundial. Isto quer dizer que a Rússia deixou de depender da estrutura de DNS implementada à escala Global e da própria conectividade.
Por agora são apenas testes, que fazem parte do polémico programa RuNet. Será que outros países poderão seguir o mesmo caminho?
O objetivo é que a Rússia possa vir apenas a ser dependente do programa RuNet no acesso à conectividade mundial. Além disso, com esta solução de backup, a Rússia tem um plano B no caso de um ciberataque.
Os testes para desligar a Rússia da "Internet Mundial" decorreram durante vários dias. Nestes testes foram envolvidos ISPs daquele país, agências governamentais, empresas locais, entre outros. Na prática, com as alterações realizadas, a Rússia deixou de depender da estrutura de DNS mundial.
Para que serve o DNS?
Um dos serviços mais importante em qualquer rede de dados é o DNS (Domain Name System). Tal como o nome sugere, o DNS traduz nomes em endereços IP e vice-versa. Por exemplo, quando acedemos ao site www.google.com, o nosso sistema precisa de saber qual a máquina a contactar e pede ao servidor de DNS (que tem configurado) para que este lhe traduza o nome num endereço IP. Do lado do cliente o utilizador apenas tem de indicar qual o servidor de DNS a usar. Já do lado do servidor há um conjunto de parâmetros que temos de definir.
De acordo com as informações, foram criadas rotas de encaminhamento conseguindo transformar a RuNet a maior Intranet do mundo segundo refere o canal ZDNET.
Não há muitos detalhes sobre esta operação, sabendo-se apenas que foram testados vários cenários e desligados vários pontos core.
Lei da soberania da Internet
A Rússia quer aprovar a Lei da soberania da Internet. Esta lei, segundo as poucas informações, tem como principal foco a segurança nacional determinando que todos os ISPs locais redirecionem todo o tráfego da Internet através de pontos estratégicos sob a administração do Ministério das Comunicações da Rússia.
Esses pontos de comunicação podem funcionar como um comutador gigantesco para a conectividade externa à Internet da Rússia. Podem também funcionar como um "equipamento de vigilância na internet", semelhante à tecnologia Great Firewall da China, como muitos defensores da privacidade apontaram.
Este artigo tem mais de um ano
Mais um prego no caixão da liberdade e democracia!
ja nao existia com a internet atual.
Verdade haha com NSA a espiar-nos whistleblowers, piratas informáticos, leis rígidas do que publicamos nas redes sociais.
Não te preocupes… Os russos não estão interessados nas tua publicações nas redes sociais
Nunca se sabe…
O prego poderá ser na cabeça dos burros quem não tem filtros dos partículas
com absoluta certeza
menos hacares russos na nossa internet, os desgraçados russos cada vez mais orgulhosamente sozinhos… a Rússia cada vez mais pobre.
“De acordo com as informações,foram criadas rotas de encaminhamento conseguindo transformar a RuNet a maior Intranet do mundo segundo refere o canal ZDNET.” IMPRESSIONANTE !! Se a Rússia o conseguiu não duvido que a China também o consiga,nem por um segundo !! E digo a China como talvez também a Índia,o Japão e até a Coreia do Sul.Vocês vão ver… 😐
A China já é “fechada” há muitos anos… e a Coreia do Sul é a “boa” lol, sendo que não deve ser confundida com a Coreia do Norte, que é completamente fechada do mundo lol
ideias sem nexo … se tiverem um único comutador para a saída do pais para internet estão vulneráveis basta lixar esse ponto e ficam isolados do mundo … si criarem redundâncias só estão a inventar a roda …
Na verdade, acho que seria um ponto central governo e não equipamento.
Com isso passam a controlar tudo, quando um russo acede ao Gmail ou Facebook pode simplesmente estar a entrar numa versão clonada sem dar por nada…
O russo não entra no Gmail, ele já tem o mail.ru que se meteres propaganda sobre o governo, vais preso
Criptografia é a unica saida que temos. Não ha outra saida para este big brother cada vez maior.
O problema é que apenas é permitida criptografia até um nível de capacidade computacional que dê possibilidade a agências de governos de decifrar, tal como NSA’s e outros da Rússia ou China.
Sem QQ Sombra de Dúvida
Concordo com criptografia ou algo mais avançado , no entanto pelo que sei ate a data de hoje a encriptação de 254bits ja foi quebrada.
A Criptografia não te serve de muito aí. Se a Runet tem pontos chave por onde passa todo o trafego, eles podem muito bem ter hardware para servir de MITM e fazem decrypt de tudo. O que precisamos é de algo como https://solid.mit.edu/ , https://blockstack.org/
Não é bem assim,com ligação OpenVPN eles não tem as chaves de autenticação do lado do servidor, logo não existe forma de autenticar a VPN ela vai dar erro.
Estás a partir do pressuposto que eles permitem o uso do openvpn na rede…. (https://www.zdnet.com/article/vpn-providers-pull-russian-servers-as-putins-ban-threatens-to-bite/). E btw é possível efectuar mitm attacks a vpns openvpn based.
É necessário muito mais que uma vpn para evitar um ataque MITM, é Uma questão de alguém implementar essa solução , mas só se divulgar o código em Open Souce será credível caso contrário é para esquecer é mais um empresa testa de ferro de governo e serviços secretos.
Lá se vão os cracks russos e artistas ASMR. 2020 vai ser mau.
Ao isolarem-se ficarão fora das rotas mundiais e sempre que acederem serão mais facilmente controlados. É um tiro no pé!
Não necessariamente!
Ao controlarem a rede interna no país, controlam os cidadãos……. e principalmente manipulam a sua opinião em relação ao governo, tipo a PIDE dos tempos modernos!!!!!
Para a rede externa, deixam apenas os experts para atacarem as redes mundiais!!!!!!!
O que os Russos estão a fazer, já a China fez em parte e antes deles os americanos…….
Mas que eu saiba eles continuam com acesso à Internet…
O que aconteceu foi que a partir de agora acedem a um proxy e depois à internet.
Ou eu quando uso VPN tbm não tenho internet?
A minha questão é só uma
Através de uma VPN com openvpn ou não conseguem sair desta intranet russa que está se a ver é uma PIDE mal disfarçada ?
Todas as opiniões são validas, mas ninguém falou do argumento de peso que foi dado. Um dos objetivos é proteger a Rússia contra possível sanções por parte dos USA (quem controla os principais serviços) e por isso esta medida parece-me razoável.
Substitua razoável por perigosa. Regimes de cunho autoritário ou totalitário com um poder absoluto sobre os cidadãos nunca dá bom resultado e a história demonstra isso. É assustador verificar que pouco a pouco a evolução técnica vai beneficiando este tipo de regimes ao mesmo tempo em que as democracias ocidentais se desagregam lentamente por dentro.
A invasão da Ucrânia já andava a ser planeada há anos…
Sei que este post é antigo, mas compreendo a Rússia e até concordo em certa parte!
O nosso mundo tornou-se decadente por causa da internet e das redes sociais. Ao existir uma entidade que censure e chame à responsabilidade os seus utilizadores pelas publicações que colocam, as coisas funcionam melhor.
Há demasiada liberdade, tem de se cortar um bocadinho.
Pois claro … quero ver como o sistema financeiro russo vai sobreviver sem ligação ao exterior !