Uma nova vitória! Huawei vai garantir mais 6 meses de atualizações para os smartphones
A confusão que o bloqueio dos EUA à Huawei veio trazer está longe de estar resolvido. Apesar de conseguir suplantar de forma rápida esta situação nos mercados globais, a empresa chinesa tem ainda algumas limitações.
Para resolver as dependências dos EUA têm sido atribuídas licenças temporárias, ainda que limitadas. Esta está prestes a terminar e tudo aponta para uma nova vitória da Huawei. Uma nova licença será emitida e dá à Huawei mais 6 meses de atualizações para os seus equipamentos.
Os EUA precisam da tecnologia da Huawei
A proibição aplicada às empresas dos EUA de fazerem negócios com a Huawei tem saído inegavelmente cara a estas. Há uma natural dependência de muitas empresas do ecossistema já implementado e isso obriga a que existam licenças temporárias.
Claro que estas têm sido renovadas, mesmo com indicações que de podem ser bloqueadas e que são as últimas. Isso tem preocupado muitos utilizadores, porque o acesso às atualizações do Android podem estar em jogo.
Uma nova licença de 6 meses está a chegar
Tudo aponta agora que este problema poderá ser novamente ultrapassado. O departamento de comércio dos EUA deverá renovar na próxima 3ª feira esta licença por mais 6 meses. Esta deverá ser emitida para garantir aos operadores mais pequenos que continuem a funcionar.
Isso garante de imediato o acesso às mais recentes atualizações do Android para todos os equipamentos da marca. É a garantia de que toda a segurança do Android continua a ser mantida e que os equipamentos estão protegidos.
Só estão garantidas as atualizações dos smartphones
O que ainda não está contudo garantido é o acesso ao Android para os novos equipamentos da Huawei. A marca tem o Mate 30 pronto a ser lançado, necessitando apenas de ter acesso aos serviços da Google. A marca deverá decidir em breve se aguarda ou se avança com o seu sistema próprio.
Esta é uma situação que parece estar ainda longe de estar resolvida. A decisão dos EUA continua a prejudicar as suas empresas e os utilizadores do Android. Provavelmente será simples de resolver com o abrir posteriormente das condições desta licença.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Politico
Neste artigo: atualizações, EUA, Huawei, licença, smartphones
Também não devem de precisar muito mais.
Não tarda tem o seu OS e deixam de precisar do Android, nessa altura os Américas vão fazer de tudo para tentar bloquear o acesso ao novo OS e os chineses vão fazer um dedo das caldas.
Quanto ao resto do mundo fica na mesma com um telemóvel funcional e com alguns anos, talvez até com um software bem superior ao Android. Infelizmente vindo de um regime que vai fazer a NSA parecer um bando de anjinhos.
Obrigado Sr. Trump, o mundo agradece (…ou não)
Também acho, mas pode ser direita mas tem subido muito em tec, cofres cheios de ouro, ora pode ser direita mas o resto do mundo chora por não terem as ideias deles…
Muito medo tem a graboid de perder dados…
Post:
“Huawei vai garantir mais 6 meses de atualizações para os smartphones”. “Uma nova licença de 6 meses está a chegar”. “O que ainda não está contudo garantido é o acesso ao Android para os novos equipamentos da Huawei.”
Não vejo alteração nenhuma.
O que tem interesse perceber é que o Android certificado, o que tem os serviços Google (Google Mobile Services, que inclui o Google Play) é uma marca comercial (trademark) de uma empresa dos EUA (a Google).
A Huawei está proibida de usar a marca comercial Android.
Por isso diz que o mate 30 tem SO EMUI10 (baseado no código do Android 10) mas vem sem os serviços Google.
O pessoal diz que a Huawei: “Não tarda tem o seu SO e deixam de precisar do Android”. Do que se está a falar é — dos serviços Google – os tais que permitem usar a trademark Android que pertence à Google (ou seja, o Android certificado).
Sabes o que digo? (abuso de posição dominante) isso é a google, deviam levar mais multas e vão levar..
Pois, mas quando se fala em atualizações do Android que os fabricantes não lançam – o pessoal quer é maior controlo da Google sobre o Android e mais exigências para certificar versões personalizadas pelos fabricantes.
O que a Google certamente não estava à espera é que, por causa da proibição de a Huawei usar marcas comerciais de empresa dos EUA – a Huawei ia lançar smartphones Android sem serviços Google. Deve ser um bom prejuízo em receitas de anúncios e comissões no Google Play.
P.S. Dado que os post por aqui têm tendência a dizer que a Huawei vai de vitória em vitória e que a coisa está por pouco para se resolver – penso que não está e que é preciso pensar duas vezes antes de comprar um Huawei sem serviços Google.
“Ah, mas podem-se instalar por fora …” Creio que não vai resolver a questão de falta de autenticação para o acesso às apps do Google Play.
Não é a mesma situação dos Xiaomi com ROM chinesa que vinha sem serviços Google, que se instalavam e ficava-se com acesso ao Google Play.
A Huawei já deixou claro por várias vezes que não tem uma alternativa para o seu próprio OS e nem precisa. O sistema Android é open source e é assim que a huawei comercializa os seus smartphones no mercado interno a China. O problema como já referido é a licença para utilizar os serviços da Google esses sim são pertences de uma marca sediada nos EUA. Sem os serviços da Google a Huawei vê limitada a venda no Ocidente. Ainda assim este ano a Huawei voltou a crescer na venda de dispositivos e sem dúvida de não fosse todo este embuste por parte da administração tRump este ano a Huawei seria a maior vendedora de smartphones do Mundo.
Mandar notícias para a net é muito fácil essa huawe devia era ter vergonha e atualizar os dispositivos lançados em 2017 pois eu comprei um tablet em junho de 2018 e até agora não recebi nenhuma atualização nem de software nem de segurança (ainda tem garantia até junho de 2019) tinha 3 smartphones cá em casa e já os troquei por outra marca e o tablet vai agora pelo natal Huawei nem oferecidos os quero.. Não digo que não tenham qualidade mas só isso não chega…
https://olhardigital.com.br/noticia/confira-quais-sao-as-marcas-de-celulares-android-que-mais-atualizam-o-sistema-operacional/85868