Fábrica da Tesla na Europa, a Gigafactory 4, será construída em Berlim
Já é conhecida a localização da quarta fábrica da Tesla, a Gigafactory 4. Estava praticamente confirmado que seria na Europa, mas agora é oficial - confirmado por Elon Musk - que ficará localizada em Berlim, na Alemanha.
Portugal chegou ainda a ser uma hipótese para a construção desta gigante fábrica onde serão produzidos os carros elétricos da empresa norte-americana.
A quarta fábrica da Tesla era tema de notícia há muito tempo. Eram vários os países a demonstrar interesse em albergar esta unidade de fabrico, mas Elon Musk sempre teve as ideias bem fixas. O CEO da Tesla nunca escondeu a preferência pela Alemanha e/ou França, sendo que tal acabou por se confirmar.
A Gigafactory 4 será construída na capital da Alemanha, em Berlim, mais especificamente na zona externa da cidade perto do novo aeroporto. A confirmação foi dada pelo CEO da Tesla, Elon Musk, no evento organizado pela Auto Bild. Musk recebeu o prémio Golden Steering Wheel e aproveitou a entrega do prémio para dar a conhecer a novidade.
De momento, a construção da terceira fábrica da fabricante - localizada em Shanghai, na China - está na sua fase final. Atualmente a maior parte dos veículos da empresa de Elon Musk são fabricados em Fremont, nos EUA.
Apesar da 'competição' que se verificou entre vários países europeus para acolherem a Gigafactory, a escolha acabou realmente por recair na Alemanha. Musk ressalvou que os melhores carros do mundo são fabricados neste país e que por isso quer colocar a sua fábrica neste local para continuar o desenvolvimento da sua empresa.
Nesta unidade serão fabricados vários modelos da Tesla, mas o foco estará sobretudo no best-selling Model 3 e no futuro SUV Model Y.
Para além das quatro fábricas atualmente construídas, em construção ou já confirmadas, Elon Musk espera ter dez a doze Gigafactory espalhadas pelo mundo de modo a cumprir todas as necessidades de produção dos carros elétricos da Tesla.
Conheça a Gigafactory, a Super Fábrica da Tesla...
Este artigo tem mais de um ano
Mais uma prova que uma politica de salários baixos, não atrai investimento.
+1
Apenas o Sr. Belmiro de Azevedo… “Belmiro de Azevedo defende salários baixos para criar emprego”
https://www.rtp.pt/noticias/economia/belmiro-de-azevedo-defende-salarios-baixos-para-criar-emprego_v636940
Apenas seria bom para aumentar o lucro da sua empresa… contudo como o seu negocio são os supermercados, e todos precisamos de lá ir… pouco ou muito salário… todos nós deixamos boa parte do nosso ordenado nos supermercados… mas se fosse outro negocio penso que não falaria de igual modo…
Mas… Paz à sua alma! (“Grande poeta”)
Lembrem-se apenas do seguinte… se a moeda não circula… não há mercado, não há salário…país pára…
E sim @Helder tem toda a razão, contudo provas há muitas… Mas o país continua igual…atrasado na mentalidade… O Socrates já foi preso? O Salgado tb? entre outras coisas… e quem paga? o Ze povinho… e na hora do voto? sempre os mesmos… começo a pensar que o povo quando vota estão “ganzados”… contudo… não há um partido de jeito… todos corruptos… Mas num pais em que ser corrupto recebe palmas… ser certinho conta o tostão… está tudo dito…
Mas questionem os funcionários da AutoEuropa se recebem o ordenado mínimo? quando é preciso as empresas sabem pagar… O patrão “português” gosta de pagar pouco e cobrar mto… para ficar rico rápidamente… e é o que se vê…
Esse Belmiro foi bem ao estilo salazarista, encheu os cofres com a pobreza dos outros.
+1000
“Mais uma prova que uma politica de salários baixos, não atrai investimento.”
Pois não, é só ver a carrada de empresas de Tecnologias de Informação que se está a instalar no Porto. Deve ser porque os programadores do Porto são mais simpáticos 😀
“A confirmação foi dada pelo CEO da Tesla, Elon Musk”
Então mas ele não tinha sido expulso de CEO??
Penso que foi só temporariamente, mas não tenho a certeza.
Ele foi retirado de “Chairman”, que actualmente é ocupado por outra pessoa.
CEO é outro cargo.
É pena não ter vindo para Portugal mas compreendo a escolha da Tesla pela Alemanha, é um ou mesmo o país de referencia a nível da industria automóvel.
Juntou-se aos melhores para crescer ainda mais nessa industria muito competitiva.
Geograficamente está melhor para distribuição pela Europa.
Portugal só seria opção se houvesse interesse em distribuir para América Latina devido aos portos.
Para a Europa, da Alemanha ou França pode cobrir desde Portugal até Escandinávia.
Tem a ver com a centralidade da Alemanha… é uma questão de lógica logistica e int€r€ss€s instalados, nada mais!!! Básicamente é a velha máxima «se não podes vence-los, junta-te a eles».
Off topic
Google assistant finalmente em PT
Em PT-PT? Mas já, ou a “prever-se que seja em breve”? E em Android ou em “colunas” e dispositivos?
PT-PT, sim!
Nunca um CEO ou empresário sério especialmente desse ramo instalaria uma fábrica dessas em Portugal devido aos custos com exportação. Começa nos impostos passa pelos portos já q via ferroviária e para esquecer e acaba na quantidade de greves e manifestações dos vários operadores. Não há grandes incentivos por isso o investimento foge.
No entanto boa parte dos grandes exportadores nacionais são do ramo automóvel. No top 5 estão 3 e no top 10 estão mais algumas.
E normal que grandes exportadores nacionais sejam o ramo automóvel e assim na maioria dos países.
Mas Portugal na sua generalidade e um pais prestador de serviços e nao propriamente de grande industria.
A Autoeuropa produz automóveis VW e quantos deles ficam em Portugal? Muito poucos em proporcao e podem dizer que e bom porque “exportamos muito” mas esquecem se que a Autoeuropa foi criada cá por 2 motivos simples : 1 porque na altura houve imensos incentivos fiscais e a VW vendia imensos carros em Portugal basta ver o VW golf que foi recordista de carros vendidos em Portugal inúmeros anos e segundo porque os modelos iniciais tinham em vista nao so o mercado português mas principalmente o espanhol ( alhambra ).
Agora em termos analiticos se o grande mercado europeu em produçao automovel e os que mais estao a investir nos eletricos sao realmente os alemaes e normal que a fabrica seja la e chegue ao cliente montadoras alemas muito rapidamente e muito mais barato. SImples assim.
E nao esquecer os custos da energia. Alias não deixa de ser caricato que uma fabrica de automoveis amigos do ambiente, escolha para local da sua fabrica o 2º pais da europa com a energia mais suja, feita a partir de termoelectricas a carvão e por isso, com o custo da energia mais baixo.
Mas a cereja no topo do bolo é a frase do Elon “os melhores carros do mundo são fabricados neste país e que por isso quer colocar a sua fábrica neste local para continuar o desenvolvimento da sua empresa” grande loool
As Gigafactories são desenhadas com o objectivo de serem auto suficientes energeticamente.
Chiu, não venhas para aqui com esses factos, assim o pessoal não tem como contrariar…
O que torna esta escolha (para mim) especialmente estranha. Não percebo porque um pais sul europeu (exposição solar), ou norte europeu (atividade geológica) com grandes fontes de energia renovável não foi escolhido para a fabrica. A Alemanha é praticamente um dos países com menos recursos renováveis.
Tá mal. Desta vez., o trogló do Musk espalhou-se…
O nosso jardim à beira-mar plantado era uma melhor opção. Sem qualquer dúvida…!
Falta mão-de-obra qualificada e empresas de apoio para uma unidade gigantesca como a Giga-fabrica. Estamos longe do centro da Europa. Como exportar a produção? Para escoar os milhares de carros, temos Mar, mas não temos marinha mercante à altura. Não nos entendemos quanto a aeroportos. A ferrovia está a cair de podre. E a Alemanha está mesmo no centro da Europa. O Musk fêz, o que qualquer um de nós faria, se estivesse no lugar dele. O resto é música. Resta esperar por uma das outras 8 fábrica que ele quer construir. Mas até lá, muita coisa tem de mudar, por cá.
Bom, vamos lá pensar um bocado…
Falta de experiência na exportação de carros via mar é coisa que não nos falta.
Vai ali ao porto de Setúbal e vê o navios de transporte de carros que estão sempre lá.
O problema não é o mar, mas sim em terra.
O objectivo de ter uma Gigafactory em cada continente é não ter que fazer os carros atravessar oceanos.
SIm, mas eu estava a responder ao comentário “Para escoar os milhares de carros, temos Mar, mas não temos marinha mercante à altura. ” 😉
Adenda:
Não esquecer que o produto mais exportado por Portugal são automóveis.
Se em vez de gastarem dinheiro em bancos, gastassem em criar infraestruturas (Aeroporto em condições, linhas ferreas de alta velocidade, etc) para suportar essa fábrica…mas os politicos corruptos não têm interesse nem alcance para isso.
É pena! Mais uma triste notícia…
Ouvi dizer (e por isso vale o que vale…) que andamos a perder muito negócio por causa dos ambientalistas (que acho que devem ser tidos muito em conta mas quanto baste).
No Sul não se consegue fazer a prospeção de petróleo que tanto dinheiro deu e dá ao norte da Europa, no norte está difícil alavancar a sério a exploração de lítio e, também por esta última, a TESLA apesar de já preferir a Alemanha arruma por completo as aspirações portuguesas a ter uma fábrica.
Enfim……………………..
A malta não gosta muito dos impactos no seu ambiente, especialmente com todos os maus exemplos do passado onde é evidente a pouca vontade dos privados e do estado em garantir um bom ambiente durante e após a conclusão da exploração… imagine porquê? Porque custa dinheiro! Por vezes tanto que não seria economicamente viável sequer começar a exploração em primeiro lugar, ou os lucros iam ser tão reduzidos que não compensariam, ou então nem existe forma de realmente reparar os estragos.
Munique tem a BMW, Estugarda tem a Porsche e a Mercedes, e agora Berlim terá a Tesla, a humilhar tecnologicamente as concorrentes do sul da Alemanha…