Cuidado! Descobertas 49 apps com malware para Android na Play Store
O Android e a Play Store estão constantemente a serem atacados. De forma periódica e disfarçada, existe a chegada de malware a este ecossistema da Google, sempre com um propósito bem definido. O roubo de dados dos utilizadores ou a apresentação de publicidade não desejada é o objetivo.
Depois de termos visto nas últimas semanas a chegada de muito casos, surja mais um agora, que volta a revelar esta vulnerabilidade. São mais 49 apps descobertas na Play Store com o propósito único de infetar o Android e que foram descarregadas milhões de vezes.
Mais 49 app a trazer problemas para o Android
A descoberta desta vez foi feita pela TrendMicro e revela a descoberta de pelo menos 49 apps na loja do Android e que estão a infetar os utilizadores com malware. Ao todo, e pelo que é descrito, foram mais de 3 milhões de equipamentos infetados.
Tal como muitos outros casos, estas apps infetam os smartphones Android com malware e apresentam publicidade aos utilizadores. Neste caso, o comportamento é ligeiramente diferente do normal. Ao instalar a app, esta cria um atalho para um ícone (supostamente) do Chrome.
O malware volta a trazer publicidade para a Play Store
Este surgiria apenas ao fim de algumas horas, para que o utilizador não associar este novo ícone à nova app. Depois, e ao clicar neste novo ícone, o utilizador é encaminhado para uma página de publicidade, não abrindo o browser.
Esta publicidade aparentemente não pode ser fechada, bloqueando o acesso a alguns dos botões virtuais do ecrã do Android. Para além desta, havia também situações em que a publicidade surgia em pop-ups aleatórios.
A lista de apps que estavam a infetar os utilizadores Android
Google remove apps, mas utilizador tem de limpar telefone
Estas apps foram de imediato removidas pela Google mal foi reportado o problema. No entanto, estas apps não são desinstaladas automaticamente. Obrigam os utilizadores a fazer, todavia uma limpeza manual, removendo as apps estranhas e suspeitas.
Este é mais um caso em que a Google deixou passar malware para a Play Store. As apps escondem este código com algoritmos, conseguindo assim escapar ao controlo, mas mostra uma fraqueza já conhecida deste sistema da Google.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: TrendMicro
Neste artigo: Android, Apps, Google, malware, play store
Só um detalhe…
Não há 49 apps na play store com malware, pelo menos as do artigo,porque quando escreveram.o artigo e título as mesmas ja não existem na play store.
Assim, deviam mudar estes títulos para passado,pois na verdade é um título falso no presente e no momento da escrita.
Neste momento é mais fácil dizer quais não tem malware.
…ou mais dificil.
Porque provavelmente é preciso procurar muito b para descobrir as que não têm!
Enquanto o Play Protect for um furo, e não acredito que o seja inocentemente, instalar software a partir da Play Store é uma “lotaria” e é tão arriscado como instalar software a partir de outras fontes. E pelo que se vê é cada vez menos relevante o utilizador ter cuidado. Resta portanto viver na ilusão de que o software de segurança pago é a cura para todos os males.
Agora foram descobertas estas 49. É certo que foram eliminadas, mas quantas haverá mais à espera de serem descobertas, e quantas nunca irão ser descobertas… Haja sorte.
Pior que estas apps com malware é saber que há, efectivamente, seres humanos a instalar esta m3rd4 intencionalmente no seu próprio telemóvel…
49 todas as semanas. android é para brincar
Nessa perspectiva será o Android ou qualquer outro sistema operativo, desde que que a respectiva projecção cative os criminosos. Mas também é certo que o cuidado (ou falta dele) por parte das lojas ou repositórios de aplicações tem um papel decisivo na propagação de malware.
Sinceramente, neste momento o Android é ter as app’s mais conhecidas e que realmente interessam no quotidiano… tudo o resto é treta… porque sinceramente tantas apps que existem por lá, obviamente que ia existir algumas com malware…
Mas o que será que vai na cabeça das pessoas para instalarem apps como “Galaxy Overlay Blender Photo Mix” e conceder todas as permissões???
Acho que se cai no ridículo de criticar a loja das apps sem pensar um bocadinho em quem instala apps com nome, aspecto e funcionalidade suspeita e que exigem permissões que acabam com todas as dúvidas…