Qual a autonomia de um Tesla Model 3 após 80 000 km?
Quando se fala em carros elétricos, a autonomia é um fator importante! Sendo este tipo de veículos alimentados por baterias, a questão que se coloca é qual será a real autonomia após vários carregamentos/km.
É verdade que a degradação das baterias acontece, mas a Tesla tem conseguido excelentes resultados! Afinal qual a autonomia de um Tesla Model 3 após 80 000 km?
A questão "Qual a capacidade de bateria que é perdida ao longo do tempo?" é uma das mais pertinentes para quem quer comprar um carro elétrico. Relativamente ao Tesla Model 3 existem agora dados concretos que ajudam a tirar algumas conclusões.
Elon Musk referiu no início deste ano que os carros foram construídos para durar mais de um milhão de quilómetros. A bateria, no entanto, tem uma vida útil mínima de 1 500 ciclos de carga, o que deve se traduzir em mais de 300 mil milhas (482 mil km, para Standard Range) a 500 mil milhas (800 mil km, para Long Range).
É verdade que a degradação existe, mas tal como se pode ver pelo gráfico seguinte, a capacidade é mantida entre os 90 e 100%.
Tesla Model 3 - Degradação da bateria
A análise foi feita a 2636 de baterias do Model 3 e os resultados são bastante satisfatórios como se pode ver. Segundo a análise, uma boa parte dos veículos já circulou mais de 50 mil milhas (80 mil km) e a capacidade da bateria mantém-se quase nos 100%.
Há mesmo carros com cerca de 120 mil milhas (200 mil km) que a bateria tem uma capacidade entre os 90% e 100%.
Este artigo tem mais de um ano
desconhecia completamente.. um carro eléctrico é que devia ter essa fiabilidade, neste caso dura quase uma vida
e acabo de me lembrar da outra notícia, leaf de 2013, precisava de trocar uma bateria com custo de 20 mil euros, isto não é o futuro.
Isto é um carro elétrico! Mas de outro fabricante diferente do Leaf…
Os carros electricos não são o futuro, será sempre um carro de nicho. O futuro é o Hidrigenio
discordo.
Os carros electricos sera certamente o nosso futuro e os futuro dos nossos filhos. Os de hidrogenio (ou uma outra forma de energia) sera o futuro dos nossos netos.
Anda um bocado desactualizado, já é o presente para muitos, para mim desde 2007.
ai sim? quantos amigos teus tem carros de hidrogenio? Onde ‘e o posto de abastecimento de carros de hidrogenio mais proximo de ti?
Tambem ha o samsung Fold ‘a venda por €2000 mas qualquer coisa me diz que sera largos anos ate ser normal ter um.
Eu falava em eléctricos, os a hidrogénio são tão futuro hoje como sempre foram, desde 1966 que as marcas andam sempre nisso, o problema é que não há tecnologia nem justifica o hidrogénio, por muitas razões, as principais porque é extremamente ineficiente por não existir na forma como necessitamos dele, portanto, só produzindo.
Já é assim desde 1966, e se continuar a evoluir como foi até agora, será sempre coisa de futuro.
Os carros a higrogéneo são eléctricos!
*hidrogéneo
**hidrogénio 😀
Não deixa de ser um carro elétrico!!
É um carro eléctrico com uma central super ineficiente a bordo
Muito bonito, falta é contabilizar o factor tempo, façam um teste às baterias dos primeiros modelos s, de certeza que a conversa já é outra, agora testes a baterias que têm um ano? E já assim perdem 10% não é grande resultado
O factor tempo tem pouca relevância, isto porque a bateria nos teslas é mantinha em condições ideais de temperatura.
Pelo contrário, o factor tempo é muito relevante para o envelhecimento das baterias, tanto mais quanto maior for a temperatura ambiente. A temperatura é controlada quando o automóvel está em andamento, mas o problema é quando está parado. Quantos anos durarão as baterias dos automóveis estacionados no interior alentejano, por exemplo? Não muitos, estou convencido.
Quando o carro tá parado também controla, a não ser que seja desligado completamente.
Ou seja, que seja feito o power off dele, que raramente se faz quando numa utilização normal, até se recomenda quando se vai se ferias, deixar a carga maxima a 60 % e deixa-lo ligado à corrente.
Acho que preservam melhor no calor do que no frio
Há ubers e taxis com mais de 200mil kms em leafs e outros que relatam que a autonomia praticamente não se alterou… Não é só tesla.
Verdade. É só saber usar os carros.
Se o fabricante fosse a Apple, o carro ia perdendo a performance gradualmente. Ao fim de 4 anos já não podia circular na AE
isso é um comentário com demasiada dor de cotovelo
Se fosse Windows tinha-se de formatar e instalar de novo
Sempre fica mais barato 🙂
Se fosse a Samsung, explodia quando saísse do stand, teria de ser desligado e ligado diversas vezes durante a viagem por estar a ficar lento, e deixava de ter suporte passado 1 ano, tornando-o obseleto.
😀
Um carro a hidrogênio nunca perde performance…
Excelente!
Errado, as células de combustível perdem performance a um ritmo muito maior, e além disso também têm bat:eria.
como sabes?!
Se a pergunta é para mim, basta consultar a documentação das células de combustível.
A sua duração ainda é muito curta, comparado com baterias.
Um carro a hidrogénio perde performance, sim.
Em primeiro lugar, porque também tem uma bateria de lítio, mas pequena.
Em segundo lugar, os materiais da pilha de combustível (onde o H2 se transforma em H2O+energia) gastam-se e têm de ser trocados.
Gostava era de saber para o meu simples Renault…
Renault…
Se ouves se tecnologia para aplicar um motor eléctrico no sítio do motor renault. seria uma boa solução.
Assim só vejo a sucata…
Para mim, hoje em dia, só há dois tipos de carros. Tesla e não Tesla.