Alerta: Teclados de terceiros no iOS 13 e iPadOS podem recolher dados dos utilizadores
Foi ontem ao final do dia que a Apple lançou o iOS 13.1. Esta nova versão pretende corrigir várias falhas e vários bugs que foram descobertos, colocando os utilizadores em perigo e expostos.
Mesmo depois desta nova versão surgir, surgiu inesperadamente informação da Apple de uma falha que ficou por resolver. A empresa alerta que teclados de terceiros no iOS 13 e iPadOS podem enviar dados para a Internet.
Uma falha grave nos teclados do iOS 13 e do iPadOS
Quando a Apple permitiu a utilização de teclados de terceiros no iOS, garantiu que estes respeitassem a privacidade dos utilizadores. Isto impedia igualmente o envio de dados de utilização para a Internet.
Esta garantia de segurança parece ter agora caído com o iOS 13 e com o iPadOS. Uma página de suporte da Apple descreve uma nova situação em que a privacidade dos utilizadores do iPhone e do iPad parece estar em causa.
É revelado que os teclados de terceiros estão a conseguir ter acesso pleno a todas as informações. Esta falha está a conseguir contornar mesmo as indicações do utilizador em limitar o acesso às suas ações.
A Apple prepara uma atualização para o iPhone e iPad
Nesse mesmo artigo de suporte, a Apple revelou que entretanto está a tratar de resolver o problema. A empresa espera ter uma solução em breve, que chegará na forma de uma nova atualização tanto para o iPhone como para o iPad. Curiosamente, ao mesmo tempo, é descrito que este problema não afeta o teclado da Apple.
Caso pretendam verificar se os teclados de terceiros estão ativos, estes sistemas têm uma forma simples. Basta aceder às Definições e depois a Geral. Aí dentro procurem Teclado e depois a opção Teclados. Basta editar e ver o escolhido.
Quando surgiram, estes teclados apelaram de imediato aos utilizadores, por trazerem capacidades que a Apple não fornecia. Apesar destes evoluírem, Apple conseguiu acompanhar e hoje, com o QuickPath, já oferece o swipe para escrever. É por isso quase desnecessária a sua utilização.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Apple
Neste artigo: ios, iPad, iPadOS, iPhone/iPod, teclados
Resumindo… “se isso for um problema para vós, usem apenas o nosso teclado”.
Não é uma falha… é uma opção de vida…
+1
Sério, vocês ultimamente a escrever as notícias do iOS 13 apanhei tanto medo que mandei o iPhone fora e voltei pro Android sinto me muito mais seguro .
Se não forem dadas a conhecer, estas falhas, as marcas não as corrigem e as pessoas não fazem pressão. Esconder não é o caminho 😉
Estou abismado, está no bom caminho Vitor! Parabéns!
Oi? Não te estou a perceber. És novo por cá?
Quando as noticias são sobre o Android nestes termos. Informam que é um sistema inseguro e tal e coiso, quando é IOS já é serviço publico…
São sempre assuntos de interesse público. Se for um problemas em Android, alertamos, no Windows, alertamos, em Linux, alertamos, no iOS, alertamos e se for no macOS, alertamos também. Portanto, como diz o Guterres, é fazer as contas 😉
Agora, se quiseres de facto embirrar… força.
Abraço.
Convém saber ler:
Diz a Apple:
“As extensões de teclado de terceiros no iOS podem ser projetadas para serem executadas totalmente independentes, sem acesso a serviços externos, ou podem solicitar “acesso total” para fornecer recursos adicionais [ao teclado] por meio do acesso à rede.
Diz o post
“Quando a Apple permitiu a utilização de teclados de terceiros no iOS, garantiu que estes respeitassem a privacidade dos utilizadores. Isto impedia igualmente o envio de dados de utilização para a Internet.
É revelado que os teclados de terceiros estão a conseguir ter acesso pleno a todas as informações. Esta falha está a conseguir contornar mesmo as indicações do utilizador em limitar o acesso às suas ações.”
Ainda gostava de saber o que é que uma coisa tem a ver com a outra:
– A Apple está a falar de teclados que deviam funcionar autonomamente, sem recorrer à internet para obter recursos adicionais e, devido ao bug, podem aceder para obter recursos adicionais.
– A Apple diz que os teclados passa a ter acesso completo a todas as informações e a transmiti-las pela internet.\
… O post (não a Apple) diz que os teclados passam a ter acesso completo a todas as informações e a transmiti-las pela internet.\
Voltas a misturar as coisas. Os teclados se não cumprem o que são as regras da Apple, e aquelas que prometeu aos utilizadores, tem a Apple de fazer cumprir. Mesmo não sendo um produto Apple, quem tem a responsabilidade da plataforma é a Apple, tal como refere, é bem, o artigo. Aliás, a declaração da Apple roda sobre isso mesmo, mas num alerta sobre quem os usa.
Como já escrevi noutro comentário – há posts em que não sei se não perceberam ou fingem que não perceberam para aumentar a confusão e os comentários.
Do que diz a Apple concluir que – A Apple diz que os teclados passam a ter acesso completo a todas as informações e a transmiti-las pela internet – é um desses.
É o que a Apple diz. Se sabem disso, porque não atuam? É estranho tentares justificar um problema deles com a passagem de responsabilidades 😉 estranho mesmo!
A Apple comunicou um bug e disse que o ia resolver – e disse o que implicava o bug – um teclado concebido para ser autónomo poderia (nem quer dizer que o tenha feito) – “solicitar “acesso total” para fornecer recursos adicionais [ao teclado] por meio do acesso à rede”.
Estranho, ou nem por isso, é o título do post -“Teclados de terceiros podem recolher dados do utilizador” e podem-nos enviar pela internet.
….No que diz a Apple faltou o segundo parágrafo:
“A Apple descobriu um bug no iOS 13 e no iPadOS que pode resultar em extensões de teclado com acesso total, mesmo que você não tenha aprovado esse acesso”
O de origem é fantástico, multi linguas e o joystick são úteis
Mesmo com a actualização do teclado nativo no iOS13, na minha opinião continua a não bater o SwiftKey.
Título sensionalista, uma vez que isso é o que acontece em todos os androids. Mas claro, não é novidade. Se um teclado de terceiros recolhe informações, porque haveria de o fazer apenas no iOS, quando quase todos existem em ambas as plataformas? Isto de notícia não tem nada, basta ver que é preciso dar uma permissão “especial” de acesso para poderes usar o teclado. Não há milagres e esses teclados são extremamente perigosos, seja em iOS seja em android.
A posição da Apple sempre foi de muita cautela com os teclados de terceiros.
– Primeiro não os deixava instalar (a confusão que o pessoal do Android armava com a “falta de liberdade”)
– Depois deixou instalar mas não podem ser usados no preenchimento de formulários. Quem quiser autenticar-se no site de um banco ou preencher um formulário – se está a utilizar um teclado de terceiros vai mudar automaticamente para o teclado nativo do iOS.
Os teclados de terceiros no iOS não são verdadeiras apps mas extensões que usam as API disponibilizadas pelo IOS. O código adicional que pode ser introduzido é limitado e imagino que seja exaustivamente examinado pela Apple antes de o teclado ser autorizado.
Mas há teclados de terceiros distintos:
– Os que podem aceder à internet. Ninguém se admira de quando está a usar o Gboard e faça, no teclado, uma pesquisa por um gif ele fique disponível
– Os que não podem aceder à internet, sendo completamente autónomos (standalone)
– O que a Apple diz é que devido a um bug no iOS 13, a corrigir futuramente – era possível a teclados aceder à internet “para aceder recursos adicionais”
A possibilidade de um teclado que recolhesse informação dos utilizadores e a transmitisse pela internet nunca se pôs. Se isso acontecesse – a Apple tinha que dar indicação de que os teclados de terceiros deviam ser removidos e isso nação aconteceu.
P.S: Usava o Gboard mas no iOS 13, finalmente, apareceu a escrita “swipe” e deixou de ser necessário.