Steve Wozniak pede às pessoas que deixem o Facebook
Constantemente com opiniões polémicas, Steve Wozniak é bem conhecido por ter sido o co-fundador da Apple, juntamente com Steve Jobs.
Agora, Woz veio novamente a público pedir às pessoas que deixem a rede social Facebook... por questões de privacidade.
O co-fundador da Apple está preocupado com a privacidade e segurança das pessoas. Nesse sentido, Wozniak apela a que as pessoas se protejam e, para isso, recomenda que deixem o Facebook.
As declarações foram feitas na passada sexta-feira, em Washington, num vídeo em direto para a TMZ, e Woz reconhece que há pessoas cujos benefícios que encontram no Facebook compensam a perda de privacidade, porém para muitas pessoas, tal como ele, a recomendação é que arranjem uma forma de sair do Facebook.
There are many different kinds of people, and [for] some, the benefits of Facebook are worth the loss of privacy. But to many like myself, my recommendation is — to most people — is you should figure out a way to get off Facebook.
Woz ainda defende que redes sociais como o Facebook, e outras, deveriam dar, aos utilizadores, a opção de privacidade, mesmo que pagassem para isso.
People think they have a level of privacy they don’t. Why don’t they give me a choice? Let me pay a certain amount, and you’ll keep my data more secure and private than everybody else handing it to advertisers.
No vídeo, Woz começa por dizer que acredita não ser possível parar o 'espionagem' que os equipamentos fazem aos seus utilizadores, questionado que talvez, naquele momento, o seu telemóvel poderia estar a 'ouvir' o que ele dizia:
I don’t think we can stop it, though. But everything about you... I mean, they can measure your heartbeat with lasers now, they can listen to you with a lot of devices. Who knows if my cellphone’s listening right now. Alexa has already been in the news a lot.
Poderá ouvir as palavras de Wozniak no seguinte vídeo:
Relembramos que Steve Wozniak deixou o Facebook há mais de um ano, em abril de 2018 e, na mensagem que deixou antes de desativar a sua conta, Woz argumenta que trazia mais coisas negativas do que positivas e que existem outras formas mais seguras de partilhar as coisas:
I am in the process of leaving Facebook. It’s brought me more negatives than positives. Apple has more secure ways to share things about yourself. I can still deal with old school email and text messages.
Naquela mesma altura, ao USA Today, Wozniak afirmava que o Facebook fazia dinheiro essencialmente através dos dados pessoais dos utilizadores:
Users provide every detail of their life to Facebook and ... Facebook makes a lot of advertising money off this. The profits are all based on the user’s info, but the users get none of the profits back.
Até ao momento, o Facebook não se pronunciou acerca deste assunto.
Este artigo tem mais de um ano
Nem precisa pedir, nunca criei conta então nem vou ter o trabalho.
O que é um Facebook? Eis a questão.
Só Facebook? É que a Google sabe mais de mim num dia que o Facebook em anos…
Largue o Google também
Quando a cabeça não tem juízo o corpo é que paga. Neste caso se fosse a estupidez oh oh. Enfim, nota-se mesmo que as pessoas andam transtornadas na vida. O que for usado dentro das normas tudo é mais fácil, mas existe sempre alguém a querer complicar seja onde for por isso não saímos da sopa torta.
Ponto para Steve Wozniak. realmente, rede sociais ( principalmente o FB), Google e outros, espionam e lucram muito com as informações coletadas daqueles que utilizam as suas plataformas. É uma brecha aberta que muitos a utilizam, já que fica tudo retido em seus servidores. Quem tem conta, deve fechá-la. Saudações.
Não vou largar, só porque um gajo me pede (seja ele importante, presidente, ou o papa).
Se fosse só o Facebook… Instagram, Google, Youtube, Windows, Android, IPhone, Apple….
Até em Linux devem conseguir ver alguma coisinha dos utilizadores
Se querem privacidade, fiquem pelas cartas de correio e mesmo assim temos o risco de serem abertas por alguém
Se ao menos soubesses o que significa privacidade…
Meu para mim até me podem ver como vim ao mundo
desde que nao me tirem o dinheiro da conta e assaltem a casa tass bem
sendo ironico
Só que as cartas não chegam a milhões ao mesmo tempo
that´s the difference
E cartas podem ser abertas… por outros.
Ele sabe o que diz. E é óbvio que tem razão. Mas privacidade online é coisa para entreter, pois não existe nem nunca existiu. Mas que se pode fazer sempre um pouco mais por isso, pode.
Ainda não colocaram este tipo no hospicio !?
Só agora acordaste para a vida?
Deixa lá não és o único acordar tarde, mas ao menos acordam…
Tem toda a razão…
Então quanto à Alexa…ainda é mais arrepiante. Nunca na vida irei ter uma coisa dessas na minha casa. E nem das outras assistentes que existem no mercado.
Por essa lógica também podemos largar a Huawei por exemplo que é bem pior!
Só falta mesmo o mais importante.. os factos que sustentem essa afirmação preconceituosa. Pior que o facebook simplesmente não há.
Claro que há, basta ir ver o Twitter ou o Instagram, ainda se vê lá bem pior que no Facebook. Tem malta a partilhar toda a sua vida no Twitter e nem sequer se dão ao trabalho de meter a conta privada… mesmo sem conta qualquer um lê. E metem fotos tanto no Instagram mas principalmente no Twitter que em muitos casos certamente não gostariam que os seus pais e avós vissem.
Em França e pelos vistos no Reino Unido a moda é SnapChat… algo que em Portugal parece ter morrido há anos.
E que alternativas terá o Steve Wozniak a propor aquelas pessoas para as quais as redes sociais são essenciais? Ignorando o facto de que ainda há não muitos anos nada disto existia. Ele até é uma pessoa com dinheiro. Será que não consegue propor algo melhor do que apenas “deixem de usar”? Se existe uma necessidade, talvez seja possível satisfazer mas de forma correcta, com o tal respeito pela vida privada, permitindo partilhar apenas aquilo que cada um quer realmente partilhar e com quem realmente quer partilhar. E claro fazer as pessoas pagarem-no do bolso… se pagam smartphones de mais de 1000 euros, pagar nem que seja 100 euros por ano poderá ser perfeitamente razoável em especial se existir menos lixo a flutuar pela rede social e um maior respeito pela privacidade individual.
—
Também podemos esperar que o Facebook se torne numa rede responsável e passe a respeitar a privacidade e segurança dos seus utilizadores. – Fim de anedota. —
Define , pior?
https://www.noticiasaominuto.com/tech/1286895/google-admitiu-que-grava-e-ouve-conversas-dos-utilizadores?utm_source=notification&utm_medium=pushtech&utm_campaign=1286895
A google é um poço de virtudes .O mesmo se pode dizer da apple e da Microsoft .Mas isto o Trampas já não vê,nem pede que a google seja bloqueada no mundo todo
A UE bloquear tais empresas de operar em território europeu… que mesmo a pagar multas as empresas não deixariam de o fazer, mesmo que dissessem que tinham parado… porque mentirosos é coisa que não falta nesta área infelizmente, até porque existe a segurança nacional e a inovação a todo o custo… para justificar estas coisas erradas.
Ainda estou para ver se algum dia vem a público que a telemetria da Microsoft anda a enviar dados privados dos utilizadores para análise remota “sem querer”… que é algo perfeitamente credível de acontecer, e que é exactamente o mesmo tipo de coisa que os EUA andam cheios de receio que empresas Chinesas, Russas, etc. lhes andem a fazer a eles… e que aparentemente até alegam que lhes andam a fazer isso mesmo.
COSTUMA FALAR MUITA BOSTA MAS DESTA VEZ TEMM TODA A MINHA POIA , AHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!
GODO DA MEDA!!!!!!!!!
a letra M não está a mais é por ser muita bosta mesmo , heheheheh!!!!!!!!
O facebook sabe o que se lá põe.o problema é que muitos contam lá a vida toda desde de que saíram na coisinha da mãe deles .E se fosse só o Facebook….
O problema é quando é o teu amigo que publica coisas a teu respeito.
Não só o que lá se põe. É facto conhecido que as aplicações do Facebook para android, por exemplo, colecionam dados sobre as aplicações que temos instaladas ou a nossa localização e essa informação é passada aos seus servidores. E a facebook não é a unica a fazer isso …
“Bora” formar uma empresa que faça todas estas coisas mas respeitando o direito à privacidade das pessoas?
Saudades do Hi5, era bem melhor para “dates com gajedo”
Eu não me lembro de ter pedido a opinião deste senhor… Ai a privacidade. Todos donos dela e todos a reclamar porque a decidiram partilhar…e…curioso…deixou de ser privado. Será sempre privado desde que não vá parar à rede. É assim tão difícil escolher o que vai para a rede ???? Seremos assim tão acéfalos ???
Se fosse só o facebook, o problema estavamos todos bem… a questão é que de hoje em dia tudo o que é aplicações e telemoveis, e emails e afins…está tudo interligado… e não pensem na criptografia porque por muito que ela exista… deixamos sempre um rasto pela internet fora…
Caro Steve a mim nao precisa de pedir, eu nao uso tal porcaria.