Toyota Prius PHV com 860 W através de painéis solares
O segmento dos elétricos está em alta e as marcas têm dedicado muito do seu tempo e receitas à investigação no que diz respeito à autonomia dos veículos.
O sistema de carregamentos elétricos, em postos fixos, é atualmente o mais usado, mas a Toyota tem já em testes um sistema de energia (auxiliar) com base em painéis solares colocados no próprio veículo.
A Toyota em parceria com a instituição ambiental japonesa (NEDO) e a tecnológica Sharp estão a trabalhar num sistema de energia alternativo para carros que recorre a painéis solares.
De acordo com as informações, a energia gerada através dos painéis pode chegar aos 860 W (neste novo modelo em testes), uma evolução significativa comparativamente ao do Prius Prime (aka Prius Plug-In ou PHV) que gerava apenas 180 W.
Para facilitar a execução dos testes em laboratório, a Sharp "modularizou" as células da bateria solar. A Toyota instalou o painel na parte superior do veículo, na porta traseira e em outras partes do seu "Prius PHV" e produziu um carro de demonstração para testes em estradas públicas.
A tabela seguinte mostra as diferenças entre o Prius Prime e o novo carro que vai entrar em testes em breve (na Toyota City, em Tóquio).
Com 860 W (que é cerca de 4,8 vezes maior que a energia gerada no modelo comercial Prius PHV (equipado com energia solar)), é garantida uma autonomia "extra" de 56,3 km.
Esta pode ser uma tecnologia a ser integrada em futuros veículos, garantindo assim autonomia extra. Por agora o trabalho a ser realizado é apenas ao nível dos testes e em breve deverão ser conhecidos os resultados.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Toyota
Só os velhos do restelo é que acham que os veiculos electricos não são o futuro, estamos a viver momentos interessantes no sector automóvel, todos os dias existem novidades, que estão a definir o mercado…
Está a ver que ninguém se lembrava disto
Até que enfim colocam painéis solares nos veículos eléctricos! Pode não carregar a bateria toda, mas ajuda…
Quantos de nós deixamos o carro ao sol podendo aproveitar essa energia em vez de ser só para estragar a pintura?
Tao feio que até de doeu
Eu não me importo com a fealdade, eu quero é practicidade e economia, que se lixe a “boniteza”. Até porque a beleza é relativa e muda com as modas! Incha…
Temos que sempre pensar em alternativas para nos libertarmos do motor a combustão , mesmo que o conceito de bela pintura esteja ameaçado , pois feio é continuar emitindo gases como já fazemos a séculos
não fazem referencia a um ponto muito importante: o peso do veículo com os paineis.
Boas Pereira,
A única informação que consegui vêr online relativamente a este assunto foi que a película de células solares utilizada mede apenas 0,03 mm de espessura.
Cumprimentos
Agora sim , um projeto ambicioso, por min nem ligaria de por placas solares até no carro todo , quanto a peso ISO não é problema, uma placa solar de 2×1 metros deve não pesar nem 5 kg.
Cara…
1 – Deve ter uma câmera que substitui o retrovisor central. Painel solar também no vidro traseiro?
2 – O design futurista do carro são um contraste com as rodas pequenas de Palio… Pelo amor…
Eu adorei show
É bem mais bonito do que aquelas pinturas mate horrorosas e caríssimas que não servem para nada…
Mais um passo de gigante rumo ao objetivo final: uma churrasqueira a energia solar.
Aleluia, rumo à independência da EDP, GALP’s e afins. É preciso arrumar com estas empresas.
Gosto muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!
Finalmente este conceito que é que mais aprecio parece que tem pernas para andar devido aos ultimos avanços tecnológicos, principalmente grande evolução da eficiência dos painéis solares.
Assim que a toyota ou outra marca apresente um modelo ao mercado, prevejo um sucesso de vendas imediato e uma corrida dos construtores para disponibilizarem também o seu modelo.
O interessante vai ser ver a disputa das marcas para apresentarem ao mercado o carro que gera mais energia, logo mais autonomia sem carregamentos nas tomadas, com as constantes melhorias na captação da energia solar a que temos assistido nos últimos tempos lá vai cair o mito que os carros eléctricos iam fazer disparar o consumo de energia eléctrica e teríamos também poluição depois para a produzir!!! ´
Basta desenvolver um pouco melhor este conceito e temos o problema resolvido!
Ainda devíamos ir mais longe, e que tal utilizar a energia a mais produzida pelo carro solar em nossas casas, por exemplo nos dias em que está o carro parado poderia fornecer alguma energia à “nossa rede domestica”. Portanto um sistema bi-direccional como o que está a ser implementado pela SONO MOTORS no seu projecto do SION seria devera interessante.
Eu só gostava de saber como conseguiram colocar 800w em painéis solares num espaço tão pequeno. Este era o verdadeiro problema, conseguir colocar uma potência q justificasse o beneficio. Estamos no bom caminho!
Andar a maioria dos dias de borla, quantos dias por ano faço menos de 50km por dia? Fácil todos os dias que vou de casa para o trabalho. E nos fins de semana , quantos dias 50km de autonomia chegam e sobram, e necessário ter um bom acomulador para ter energia grátis de reserva para as viagens esporádicas.
o problema e mudar mentalidade que em portugal os números da sinistralidade estao ao nivel dos piores por isso a mentalidade é ter um carro a combustível fóssil e fazer das estradas pistas de corrida e culpar a estradas pelos excessos de velocidades e nao ter dinheiro para as despesas porque tem que ter o seu BMW ou Mercedes por isso vemos certos comentarista