Portugal: Fundação Champalimaud alvo de “ataque informático sem precedentes”
Seja na área da economia, na área do desporto ou na área da saúde, os hackers não são normalmente sensíveis às ações das empresas e instituições.
Recentemente, em Portugal, a Fundação Champalimaud diz ter sido alvo de um "ataque informático sem precedentes", mas que foi ultrapassado sem ceder às exigências dos atacantes.
Segundo informações da própria Fundação, os sistemas informáticos não estiveram a funcionar corretamente durante 44 horas. Sabe-se também que não aconteceu qualquer violação dos dados dos pacientes uma vez que “os mecanismos de mitigação e proteção existentes para situações como a detetada permitiram evitar qualquer violação dos dados pessoais dos doentes”.
Altice Portugal ajudou na resolução do ataque à Fundação Champalimaud
Além da equipa IT da Fundação, também a Altice Portugal ajudou, disponibilizando para o efeito todos os seus meios técnicos e operacionais, que permitiram ultrapassar a situação e garantir de imediato o funcionamento da instituição praticamente na sua plenitude.
Ainda não se sabe ao certo o que aconteceu, mas pelas poucas informações é provável que se tenha tratado de um ransomware.
O consultor de comunicação da fundação, Vítor Cunha, disse à Lusa que o ataque se iniciou há cerca de 48 horas e a instituição “não cedeu a qualquer exigência dos atacantes”. A Fundação Champalimaud informou ainda que as autoridades foram informadas do ataque informático.
Este artigo tem mais de um ano
Agora a moda é atacar os computadores detidos pelas cidades lá nos EUA, com ransomware e exigir resgate… o qual a maior parte das cidades tem pago… comprovando assim que não têm mecanismos de reposição de sistemas a sério quando os problemas lhes batem à porta… e se entra o ransomware só se pode imaginar que mais poderá entrar.
Máquinas com windows desatualizados e outros com a conta de administrador para uso normal é dar chances ao azar… e o orçamento é para salário e etc; para TI é zero…
Qual terá sido o vetor de ataque?
Email?
(0, 1,0)
É por estas e por outras que muitas empresas, têm migrado para soluções linux, em parte, ou na totalidade, para não ficarem «mortas na água» e arriscarem-se a ter prejuizos enormes. Básicamente é a diferente entre ficarem «48 horas» parados ou numa situação em como se fosse um dia de agosto.
deve ter sido a troope da Ana Gomes que anda a defender o uso de Hackers
Ransomware e não cederam ás exigencias … a sério ? E desencriptar 256 Bit ? Chamaram o pai natal ?
Ou Então tinham backups do ficheiros.
Backup & restore como em todos os casos
“Ou Então tinham backups do ficheiros.”
Seria o mais sensato.
nao sabem sair do youporn
Os gajos que fizeram isso deviam desenvolver um cancro mas é