Terra 2.0: astrónomos dizem que há um planeta semelhante ao nosso
A Humanidade terá um dia de sair deste planeta para outro, segundo já afirmaram vários especialistas. Contudo, a mudança será complicada se Marte for a opção, falta tudo. Nesse modo, a busca por uma Terra 2.0 continua. Os astrónomos encontraram mais de 4000 planetas noutros sistemas estelares, mas quase todos esses "exoplanetas" são massivos face à Terra. Surpreendentemente, esta semana foram descobertos 18 exoplanetas que se enquadram na ampla categoria de planetas do tamanho da Terra.
Pese o facto de estarem longe, a verdade é que esta descoberta é muito importante.
A Nova Terra pode existir, dizem os astrónomos
O candidato a um "gémeo da Terra" é o chamado EPIC 201497682.03. Este planeta reside em torno de uma estrela anã vermelha chamada EPIC 201497682. Contudo, este astro está a 831 anos-luz do nosso sistema solar entre as constelações de Leão e Virgem.
Além disso, o candidato ao nosso futuro planeta é 69% do tamanho da Terra. Este é o que se assemelha mais à nossa Terra, dos 18 exoplanetas encontrados pelos cientistas do Instituto Max Planck de Investigação do Sistema Solar (MPS).
Mas como podem ser descobertos estes planetas?
Antes de mais convém perceber o que é EPIC. Assim, esta sigra significa "Ecliptic Planet Input Catalog". Por outras palavras, esta é uma lista de alvos que a missão K2 do Telescópio Espacial Kepler deveria observar. No entanto, EPIC 201497682 também é conhecido noutros catálogos de estrelas como UCAC4 453-051784, 2MASS J11154478 + 0029171, e Gaia DR2 3810098271767907840.
Dito isto, é igualmente importante perceber que esta "lista" contém imensas imgens. Provavelmente existem guardadas já imagens que escondem dados ainda por decifrar. Exemplo disso estão uns tais pequenos planetas agora descobertos.
Assim, os planetas pequenos são mais difíceis de monitorizar do que os grandes. Os caçadores de exoplanetas encontram os seus alvos detetando uma queda no brilho à medida que um planeta viaja (trânsitos) na frente da sua estrela hospedeira. No entanto, enquanto os planetas grandes causam quedas repentinas no brilho que são fáceis de perceber, os pequenos planetas causam uma mudança tão pequena no brilho que é difícil separá-lo das flutuações naturais de brilho da estrela.
Quando olhamos para a estrela agora vemos a luz que emergiu deste sistema cerca de 300 anos antes de Cristóvão Colombo chegar às Américas. É bastante convincente que fomos capazes de encontrar uma rocha um pouco maior que Marte em torno dessa estrela remota.
Referiu Rene Heller da MPS, primeiro autor do artigo.
Como foi possível encontrar estes novos exoplanetas?
Além do planeta "sub-terrestre" EPIC 201497682.03, os cientistas descobriram 17 outros planetas ligeiramente maiores que a Terra. Estas descobertas estavam nos dados do Telescópio Espacial Kepler. Contudo, somente foram descobertos após a utilização de um novo algoritmo de pesquisa, chamado de transit least-squares (em tradução livre: mínimos quadrados de trânsito) (TLS).
O nosso novo algoritmo ajuda a traçar um quadro mais realista da população de exoplanetas no espaço. O novo algoritmo procura um escurecimento gradual, não as quedas bruscas de brilho que os algoritmos geralmente procuram. Assim, isso torna o novo algoritmo de procura de trânsito significativamente mais sensível a planetas muito pequenos do tamanho da Terra. Este método constitui um avanço significativo, especialmente na pesquisa por planetas semelhantes à Terra.
Resumiu Michael Hippke, do Observatório de Sonneberg.
O que é o Telescópio Espacial Kepler?
Portanto, os astrónomos usaram dados do Telescópio Espacial Kepler da NASA como uma plataforma de testes para o novo algoritmo. Desta forma, na sua primeira fase de missão de 2009 a 2013, o Kepler registou as curvas de luz de mais de 100 000 estrelas, resultando na descoberta de mais de 2300 planetas.
Depois de um defeito técnico, o telescópio teve que ser usado num modo de observação alternativo, chamado de missão K2, mas ainda conseguiu seguir mais de 100 000 estrelas a mais no final da missão em 2018. Os astrónomos decidiram re-analisar todas 517 estrelas do K2 que já eram conhecidas por abrigarem pelo menos um planeta em trânsito.
Esses exoplanetas poderiam ser habitáveis?
Seguramente que não, isto porque a maioria desses astros é provavelmente muito quente. A maioria dos novos planetas detetados nos dados antigos orbita a sua estrela mais perto do que outros planetas conhecidos. Assim, as superfícies desses novos planetas, portanto, provavelmente têm temperaturas bem superiores a 100 ºC, enquanto algumas têm temperaturas até 1.000 ºC.
Com efeito, apenas um planeta, chamado EPIC 201238110.02, reside na "zona habitável".
Tem 1,87 diâmetro da Terra em tamanho, por isso é mais uma super-Terra do que um gêmeo da Terra.
Refere o astrónomo Heller.
Além disso, a estrela anfitriã EPIC 201238110 está a 522 anos-luz de nós, também entre as constelações de Leão e Virgem.
O novo algoritmo pode ser usado para encontrar outras Terra 2.0?
Dada a taxa de descoberta de 3,5% de novos planetas em dados antigos, os investigadores acreditam que o seu método os ajudará a encontrar mais de 100 outros mundos do tamanho da Terra nos dados do Kepler.
Este novo método também é particularmente útil para preparar a próxima missão PLATO a ser lançada em 2026 pela Agência Espacial Européia.
Disse o professor Dr. Laurent Gizon, diretor administrativo do MPS.
Mas então o que é a missão PLATO?
Planeada para ser lançada em 2026, a missão PLATO (PLAnetary Transits and Oscillations of stars) reunirá o primeiro catálogo de planetas confirmado. Ao mesmo tempo, irá incluir planetas na zona habitável das suas estrelas hospedeiras.
Como resultado, a missão estudará centenas de planetas rochosos, gelados e gigantes e medirá com precisão os seus raios, massas e idades. Espera-se que revolucione a compreensão dos astrónomos sobre a formação de planetas e a evolução dos sistemas planetários.
Existe uma segunda Terra no Universo? É uma das questões mais interessantes da astrofísica hoje em dia.
Concluiu Johann-Dietrich Wörner, diretor geral da ESA.
O responsável da Agência Espacial Europeia referiu que o satélite PLATO, irá concentrar as atenções em planetas semelhantes à Terra.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: NASA
Fonte: Forbes
Neste artigo: Epic, exoplanetas, nasa, terra
Acho que a primeira temporada desta série, estreia na Netflix no próximo mês.
Já existe uma serie dos anos 90 “Earth 2 ”
https://www.youtube.com/watch?v=nHAwFtJrp3c
“A Humanidade terá um dia de sair deste planeta para outro, segundo já afirmaram vários especialistas.” estão errados… não é para outro planeta, é mesmo sair do mundo/ materialidade, para a o paraíso espiritual acima de tudo isto… que esta parte do Universo está a chegar ao limite e dentro de algum tempo (para os humanos parecerá ainda muito tempo) quem não se libertar ficará agarrado a este planeta e toda esta parte do Universo que irá entrar em decomposição até deixar de existir enquanto personalidade individual… que é o pior que pode acontecer a um ser humano.
Por tanto os “especialistas” (cof cof) acertam na ideia de ter de sair, mas erram ao pensar que resolvem o problema metendo-se numa nave espacial para outro planeta.
Nao existe isso de mundo espiritual, isso eh tudo conto da carrochinha
Claro que existe mundo espiritual, também você, se for humano, veio de lá, mesmo que inicialmente apenas de modo inconsciente… e desceu para a matéria para se conseguir desenvolver e tornar-se auto-consciente.
Há muito que a maior parte da humanidade colocou o seu intelecto como o mais elevado, em vez da intuição, e é por isso que já existiu tanta desgraça e ainda muito pior virá, por faltar vida, proveniente da intuição/ espírito… pois o que nasce do intelecto trás à partida a semente da morte porque o que nasce daquilo que por si não tem vida não pode trazer outra coisa que não a morte em si.
@ jao Ptt , não se deixe iludir por si , e ainda mais pelos outros .
Com o que escreveu nada do que escrevi ficou rebatido, fica a dúvida de que coisas erradas andam por aí que o CMatomic não quer expor para não ter de pensar mais profundamente do que até agora?
@Jao Ptt aconselho a ver este vídeo .
https://www.youtube.com/watch?v=SrwIleoVgMI
Espiritismo, espiritualismo isso dá em grandes erros. O pior é que os seus adeptos estão geralmente enredados em pequenos erros que não lhes deixa encontrar o caminho de saída da confusão em direcção à verdade singela.
Por exemplo: muitos pensam que os que estão no além serão melhores ou mais conhecedores da verdade dos que aqui estão, e na realidade o que muitos que já lá estão sabem a mais é que continuam a existir.
E muitos outros erros existem, por exemplo: considerar as opiniões de entes queridos nas ditas sessões espíritas (que são desaconselháveis para começar!) perante questões meramente físicas, talvez consideradas pelo próprio como importante, sem levar em conta que eles já não possuem o raciocínio/ intelecto do corpo físico e que por isso suas opiniões podem apontar a direcção certa, mas que quem cá está tem de avaliar o rumo apontado com o seu raciocínio/ intelecto para determinar a melhor forma de executar terrenamente… e sem se eximir da responsabilidade e usar também a sua intuição para tomar a melhor decisão no ambiente em que se encontra actualmente e seguir a sua vontade própria.
Meu irmão em Cristo! Não desperdice as tuas energias inutilmente. Lembra-te: “não lance as tuas pérolas aos porcos, eis que eles as pisarão; não dê aos cães o que é sagrado…”. Isto não te basta? Sabes que a grande maioria da humanidade é materializada demais para acreditar no espiritual – Aceita o fato da existência da luz, do ar, do som – todos eles intangíveis, das ondas eletromagnéticas, das transmissões por veículos invisíveis pois isso é fato incontestável, pois eles mesmos os usam em seus smartphones; compreendem que tudo precisa de uma fonte de energia para funcionar, mas não conseguem explicar a fonte que abastece o próprio coração, que é a mais poderosa máquina que existe na terra, máquina física que bombeia sangue através de cerca de 5.000km de veias, mesmo assim, não conseguem aceitar a existência do espírito, do espiritual, do intangível. – Portanto, por que entrar em discussão? Quando estiverem espiritualmente mais maduros, os ensinamentos lhes chegarão, como chegou a ti. Que bom que estás num degrau acima, no grau de evolução e compreensão, mas, não te aborreças com quem não compreende e não aceita. Ainda somos todos crianças espirituais, uns mais, outros menos esclarecidos. Peço que não se dêem ao trabalho de responder ou retrucar, não estou dirigindo insultos a ninguém. Sou um pequenino irmão vosso e sou de paz. Cordiais abraços e que a consciência cósmica possa nos alcançar a todos, esclarecendo-nos e unificando-nos.
“Sou um pequenino irmão vosso e sou de paz.”
pelo menos és melhor que o Deus que apregoas…
ps, trocaste tantas palavras que o teu texto ficou ainda mais ridiculo, como por exemplo “materializada ” em vez de “materialista” ou “intangíveis”
Concordo plenamente Junior, isso é coisa de mongol.
Religiões são farsas.
Kkkkkk vc andou a fumar q?
Não fumo Blaze. É conhecimento… daquele que tantos perdem vidas inteiras a tentar encontrar a mínima parte dele… e se soubessem que se tivesse a disposição correcta não só encontravam as mínimas coisas, como poderiam compreender tudo de facto e não se limitar a coisas tão minúsculas que valem tanto como nada… certamente ficariam frustrados consigo mesmos de terem perdido tanto tempo atrás de coisas que muitas vezes só pode trazer-lhes prejuízo e nada de bom.
Sobrenatural não existe. Mundo espiritual não existe. O assunto é astronomia. Ciência, não fantasias religiosas!
Física e Mundo espiritual são realidades que os físicos oficiais/estabelecidos e as religiões não querem aceitar.
E com isso só perdem, porque dessa forma jamais poderão compreender o todo de forma completa e verdadeira… nunca sequer compreenderão como a mais simples das flores se desenvolve de facto, ou como se forma o vento, etc.
No fundo os cientistas/ físicos na sua maioria, e em especial os que se auto-denominam materialistas ainda por cima orgulhosos, restringiram-se tanto/ criaram muralhas interiores que só podem ser deitadas abaixo a partir de dentro em direcção para fora, que tais pessoas só podem ser consideradas de anormais/ doentes… que na sua restrição pensam ter atingido o máximo da compreensão… que para quem tem tamanha restrição é de facto o nível máximo que consegue atingir e por isso na sua limitação pensam que algo de mais elevado não existe e não conseguem aceitar que se lhes diga o contrário por serem incapazes de compreender que algo mais possa mesmo de facto existir.
Lá vem o tolo a achar que “quântico” é de origem religioso, daqui a pouco cita Allan Kardec como exemplo de estudos a espiritualidade.
Quem ver ou acredita nisso tem nome… Chama-se: esquizofrênico.
Mete mais tabaco nisso…
Perfeito. Viajar 840 anos à velocidade da luz, encarnado e a bordo de uma nave será eternamente impossível. A consciência espiritual é a única forma para essa transferência. Reencarnação.
é fixe que digas que algo baseado em possíveis avanços científicos seja impossível e logo a seguir dizes que a única maneira possível é com algo que não podes provar.
Pelo que percebi poderão existir mais mas inábeis guardadas, certo?
O que adianta ter diversos planetas parecidos com a Terra se nem ‘pisar’ em Plutao que eh logo aqui nao conseguimos?
Que dira ter como alcancar exoplanetas a milhares de anos-luz,
Se nem a estrela mais proxima de nos conseguimos chegar…
Eh sonhar em demasiado
não podemos alcançar ainda, warpdrive não é impossível.
Um passinho de cada vez. Para fazer viagens como a de Vasco da gama, passamos por muitos pequenos passos primeiro.
Não tens de pensar que ainda não conseguimos pousar em plutão, max sim que chegamos até lá.
Junior, pode não ter como ser feito HOJE, mas esses dados servirão para o FUTURO, quando poderemos alcançar estes corpos.
O Homem aínda anda muito devagarinho ( gatinha) a nivel planetario… só quando descobrir como andar á velocidade da luz, assim pode pensar ir mais longe, aínda estamos a decadas/seculos disso.
O que não deve faltar por esse Universo fora são planetas como o nosso.
E não faltam. Só que os seres humanos nunca lá chegarão de nave espacial. Em tempos conseguiam comunicar com outros seres humanos de outros planetas, mas era por telepatia (digamos assim) porque usavam o espírito que tem limitações diferentes do plano físico.
quando poderes provar o que dizes,força e faz o favor de ir recolher o teu prémio nobel.
Depois esfregar na cara aqui do pessoal céptico.
Pela natureza da coisa, terá de evoluir interiormente para chegar a esse patamar… a ciência actualmente está ligada às limitações do intelecto e jamais conseguirá compreender e menos ainda provar algo relacionado com a intuição/ espírito, simplesmente por ser de espécie diferente.
“O método científico refere-se a um aglomerado de regras básicas dos procedimentos que produzem o conhecimento científico, quer um novo conhecimento, quer uma correção (evolução) ou um aumento na área de incidência de conhecimentos anteriormente existentes. Na maioria das disciplinas científicas consiste em juntar evidências empíricas verificáveis — baseadas na observação sistemática e controlada, geralmente resultantes de experiências ou pesquisa de campo — e analisá-las com o uso da lógica.”. Dado que toda a sua “espiritualidade” e planos metafisicos e outras balelas não podem ser observadas, medidas, exprimentadas, interagidas, controladas, porque não existem, deixemos as historias da carochinha para as crianças e passemos a temas sérios.
Se não podes detectar, ver os seus efeitos, recriar nem nada que se pareça, então o que tu tens é fé que isso existe…
Intuição se funcionar acima da sorte é verdadeira, caso contrario é pura sorte, força a tentar provar o contrario.
Eurico Daniel, não podem por limitação do ser humano que se deixou desviar do caminho certo, teve até de se esforçar nesse sentido! Logo é culpa de cada um, pois se realmente quiser, muitos (os orgulhosos materialistas são a excepção) conseguirão voltar a ver, não necessariamente o ver dos clarividentes, mas o ver da sabedoria.
rjSampaio… se eu quero pesquisar a terra, tenho de me orientar de acordo com a terra e sua constituição. Se, porém, pretendo investigar o mar, outra coisa não me resta senão me orientar de acordo com a constituição da água e servir-me dos meios de auxílio correspondentes à constituição da água. Querer enfrentar a água com pá e enxada ou mesmo com perfuradoras, pouco proveitoso me seria em minhas pesquisas. Ou porventura terei de negar a água, por não opor resistência à entrada da pá, ao contrário do que acontece com a terra, de consistência mais compacta e a mim mais familiar? Ou por não me ser possível, tampouco, andar a pé sobre ela, como habitualmente em terra firme? Adversários dirão: É diferente, pois a existência da água vejo e sinto; isto, portanto, ninguém pode negar!
Quanto tempo faz que se negavam bem energicamente os milhões de seres vivos multicolores numa gota de água, de cuja existência já agora cada criança sabe? E por que se negava? Somente porque não eram vistos! Só depois que inventaram um instrumento que estava ajustado à sua constituição, foi possível reconhecer, ver e observar esse novo mundo.
O mesmo se dá com o mundo extra-material, o assim chamado Além! Tornai-vos, pois, capazes de ver! E, então, permiti-vos um julgamento! Depende de vós, e não do “outro mundo”. Tendes em vós, além do vosso corpo de matéria grosseira, ainda a matéria do outro mundo.
Por isso podereis lá chegar, se a procura for sincera e não vos impedirdes por falsas crenças.
Mas isso ainda hoje acontece entre pessoas que se gostam muito e de forma verdadeira (amigos, casais…) por vezes é os chamados “pressentimentos”, ou leem mesmo o pensamento do outro sem que o outro lhe diga uma palavra por vezes sem sequer estarem fisicamente próximos… mais na antiguidade do que agora, eram capazes de comunicar com outras pessoas em outros planetas.
Este Joao Ptt é um religioso maluco…
Existe sempre alguém sem argumentos como foi agora o caso do Mario, que chamam de maluco aos outros só para os tentar tornar inócuos e afastar os outros.
Certamente que conseguem afastar aqueles que não querem pensar por si mesmos mas que apenas seguem a “onda”… no fundo gente inútil que não quer se esforçar por analisar as coisas a fundo que são determinantes para o seu verdadeiro futuro pós largar este corpo físico… é uma escolha que fazem… espero que consigam ser mais profundos a tempo de não ter de seguir o último troço do caminho que os leva à condenação eterna, somente porque esta parte do Universo está a entrar na supermaturação e com isso na decomposição, não será de um dia para o outro conforme muitos querem assumir, ainda deve demorar uns milénios, mas significa que a actual época é o limite para se modificarem e conseguirem ainda libertar-se antes que o portal da oportunidade para voltar ao paraíso eterno espiritual se feche e tenham de ser arrastados conjuntamente com esta parte do Universo para a decomposição e perderem a sua personalidade interior, aquilo que os torna diferentes dos outros.
lol
@Joao Ptt -, A sua filosofia baseia-se em que ?
Baseia-se na Verdade.
Aquela que o Filho de Deus andou de facto a divulgar (não confundir com muito do que foi escrito… que não foi escrito pelo próprio mas por terceiros que em muitos casos não conseguiam compreender o que tinha sido dito da forma como fora intencionado originalmente, nem mesmo aqueles que estavam presencialmente perante o Mestre), e naquela Verdade que complementa essa e que foi deixada pelo Filho do Homem… para que a encontre quem realmente estiver realmente preparado interiormente para ela (basicamente tal altura só chega quando chegam aquela conclusão interior de forte convicção de que vossa esperteza vale tanto como nada, e que não conseguem evoluir sem ter a direcção apontada por Deus, direcção essa que devem percorrer por vós próprios), a todos os demais fica inacessível… mesmo que a encontrem não serão capazes de extrair os tesouros dela.
Hilario e descobriram isso a essa distância??? Eu pensei que a câmera do meu Moto xplay era a mais avançada. Piada e só pra justificar os bilhões arracado do povo
sabias que tu próprio podes fazer o mesmo?
uma camera DSLR, e um tracker (motor que compensa o movimento da terra) que pode ser comprado por ~350€ é o suficiente para poderes tu próprio identificar planetas em torno de outras estrelas.
https://spectrum.ieee.org/geek-life/hands-on/diy-exoplanet-detector
Agradecido. Excelente aporte ao artigo.
Humilhou o terraplanista, meus parabéns
Galera, tudo balela não temos certeza que pisamos na lua até hoje.
Mas sabemos que existe um material refletor numa zone especifica da lua.
As mesmas zonas que a missão Apollo 11 14 e 15 supostamente deixaram propositadamente um “espelho” para experiências a partir da terra.
Qual a tua justificação para sabermos a localização exacta do dito espelho?
Acredito na ciência …
tenho pena de quem pensa que espiritualidade e conta de fada…. voltaram imensas vezes a este mundo ” e quando chegar ao dia que passara toda sua vida a frente” lembrem se destes pots que colocaram aqui…
O umbral precisa de gente realmente para ser educado, Joao ptt ja devias saber que e tempo perdido para quem nao esta preparado, se poderes deixa me teu contacto sff 🙂
Tenho pena realmente de quem pensa que apos morrer acaba….eu se tivesse na vossa pele como ja estive pensar dessa forma vivia com medo constante e cheio de pressa de tudo….nao posso dizer bons tempos …..
INFORMEM SE ENQUANTO E TEMPO
abraços e tudo de bom ( preparem se porque em breve teremos noticias que vao bater com a cabeca para acreditar e perceber )
Caro Metatron jesus, caso queira contactar-me envie um e-mail para: dv0okobmscgjsw1@jetable.org que depois respondo de outro endereço (este é temporário para evitar ser inundado de SPAM).
Pensava que era filho de minha mãe e do meu falecido pai…
Desculpem lá mas “Adão e Eva” não vieram de um planeta, extraditados por se portarem de forma desordeira e consistente.
Mas também não caíram do “céu”, sim, porque senão só sobrava esterco para os animais paparem.
Nada, nem apareceu um bebé de um momento para o outro a dar início à humanidade…
Nem os animais apareceram do nada, nem a “galinha”, tanto se fala de qual apareceu primeiro, o ovo ou a galinha?..
Tudo aconteceu com mutações de micro organismos ao longo de milhões de anos ou então a “terra” existe à 2019 anos…
O “espaço” sempre existiu e a única coisa pelo qual neste momento temos de lutar, é pelo nosso planeta no qual habitamos, que está posicionado numa zona habitável com excelentes temperaturas a suportar “vida”.
Fora isso, nuca escrevi um texto com tantas aspas na minha curta vida como agora.
Nasci, cresci, envelheci e morri, actividade cerebral zero, carne apodrece, micro-organismos entram em acção, bichinhos papam tudo, ponto final… não existe segunda vida, existe sim nova vida com cérebro que pensa por si mesmo e não como pensava na “anterior vida”
There is no second life!!!
Abençoados sejam 😀 😀
Mas é claro que existem mais 2 Terras gémea desta nossa. Uma será a Terra Paraíso, outra será a Terra Inferno. Agora cada um, pense o que quiser
Qualquer ser com um pouco de racionalidade sabe que a Terra tem recursos finitos. Um dia terão que mudar pra outro planeta sim. Ou vão começar a criar elementos químicos com as mãos?
Distancias abismais. Não existe qualquer hipótese de mudança. Universo Deus, se encarregará de resolver o problema que Humanos têm criado.
Bem, do alto de meus 62 aninhos, em que venho sendo na prática músico – e como leigo estudante astronômico e de robótica -, devo sempre desconfiar das crendices supostamente perpetradas por muita gente que, no alto de seu discurso, nos leva a ecoar nossas mais profundas ignorâncias dentro de universo tão rico e cheio de parâmetros difíceis de serem bem explanados. Civilizações vieram e se foram, meteoritos, inundações, vulcanismos e agora todo este complexo estufa está a nos complexificar em nossa morada Terra – ainda tendo de nos conformar com vírus mortais, pobreza arraigada e burrice estampada nos rostos de muitos… Só sei que se somos educados religiosamente ou científicamente optamos, quase sempre não por escolha mas por comodismo, por um lado ou outro… O grande pedagogo de músicos Koellreutter, que vivia por aqui, falava já da união entre as duas correntes e vaticinava que a música do futuro (após o ano 2000) seria utilitária em sua maioria esmagadora. E, sim, estamos nesta verve digital/comercial/dançável em canções globalizadas que necessariamente não têm nos tornado seres melhores. Sempre acreditei na ciência e refutei tudo que não fôsse comprovado. Mas, até agora, tenho me deparado com nossa miséria mental (para não usar a palavra espiritual) e completa falta de aceitação de muitos dos nossos limites: fuga à diversidade; recorrência a maus estratagemas vivenciais; alteridade pós-moderna difícil de ser entendida; autossabotagem braba pela omnisciência truncada dos seres viventes humanos, etc. e etc.. E por aí – juntando-se ao quebra-cabeças das descobertas últimas de possíveis multiversos, comportamento ondulatório e corpuscular da luz, crescente afastamento entre corpos celestes, matéria escura não detectada, inteligência artificial a largos passos e até possivelmente destruidora e a quase inexplicável holografia do todo como em Matrix – tudo isto me faz pensar nas outras possíveis realidades que nos permeiam , as quais, hodiernamente, desconhecemos e nem podemos melhor avaliar pelo estágio pequeno de nossos seres terrestres. Fui educado sem religião e dei centenas de aulas e numa única vez citei minha descrença e meu aluno me fuzilava com seus olhos de raiva – pois não compreendia aquilo! Aí, não me esqueço, lhes falei: a música de Bach é uma espiral que nos leva ao âmago de algo superior divino, mesmo que não acreditemos num grande projetista maior, e lhes disse que era materialista porém muito mais espirituais que todos ali… Foi o que senti e, creio, ninguém me entendeu na hora.
Como é que estas cabecinhas tontas que misturam a fantasia imaginada religiosa/espiritual com a realidade física do nosso mundo real não piram da cabeça e conseguem ter uma existência sem grandes problemas mentais incapacitantes para ter uma vida fora normal, é que eu admiro!
João Ptt, porque você não lê Soho sobre biologia evolutiva, história da região, história do judaico-cristianismo, por exemplo, para fazer uma desintoxicação da mente e assentar os pés na terra Misturar matéria grosseira de que somos feitos, mas que é a nossa matéria, com uma imaginada matéria do além que é supostamente melhor e faz parte de nós é algo irrisivel feito de uma mente louca
Por tudo que li, vejo que não há aproveitamento em discurso vago, porque, senão vejamos: de que interessa à qualquer ser vivente se aventurar por questões tão equidistantes da nossa realidade material, se não conseguimos o mínimo essencial para uma boa convivência terrena? Não fomos capazes de resolver as nossas mazelas cotidianas, como por exemplo: má distribuição de renda, educação, saneamento básico e por aí vai. Deveríamos sim, nos preocuparmos em estabelecer regras e condições adequadas de proteção ao nosso ecossistema, que afinal de contas, é o nosso habitat perfeito que Deus nos Deu. Não me parece inteligência, nos ocuparmos com questões que estão sim a anos luz da nossa van compreensão. Cuidar do nosso “lar” deveria ser a principal lição de aprendizado, antes de pensarmos em qualquer outra possibilidade sobre exploração espacial. A humanidade, infelizmente, está a anos luz do conhecimento do interregno existentes entre o saber e o ser perfeito e harmônico do universo. Que Deus nos dê sabedoria à todos.