A próxima grande atualização do Windows 10 já tem nome e a sua lista das novidades
A Microsoft tem no Windows 10 o seu sistema operativo mais importante dos últimos anos. Os seus desenvolvimentos são continuos e as novidades estão a chegar a um ritmo elevado.
Depois da confusão que foi a atualização de outubro de 2018, é agora a hora de chegar uma nova. Esta já tem nome e também uma lista definida de novidades que vão ser apresentadas.
Começam a ser cíclicas as novas versões do Windows 10 com o intuito de trazer novidades. Pelo menos 2 vezes por ano surgem as atualizações esperadas, com todas as novidades que foram criadas até esse momento.
Agora, depois de uma última atualização problemática, é hora de preparar a próxima ronda de novidades. A Microsoft vai chamar-lhe Windows April 2019 Update e, como o nome indica, tem também já uma data para ser lançada.
Com base na linha de builds 19H1, esta deverá ser terminada até ao fim do fim do primeiro quadrimestre, sendo depois tornada pública e instalada em todos os PCs. As novidades são muitas e têm sido já apresentadas de forma frequente.
O Edge vai passar a estar baseado no Chrome
Uma das mais importantes novidades desta nova atualização será mesmo a mudança radical que o Edge vai sofrer. A Microsoft optou por abandonar o seu motor de browser, o EdgeHTML, sendo usado o Blink.
Assim sendo, é ainda é cedo para saber o que isto representará, mas há a certeza de ser um browser rápido e com suporte para extensões.
A Microsoft tem já um programa de testes preparado para avaliar a novidade. Para aderir ao novo programa Insider dedicado ao Edge, os utilizadores só necessitam de se registar nesta página.
O menu iniciar e as apps vão contar com um tema light
Também ao nível do menu iniciar e da parte gráfica vão haver várias mudanças. A mais representativa e mais visível vai ser a chegada de um tema Light ao Windows 10. Este terá cores mais claras e será mais ajustado para uma utilização mais leve.
Além disso, o próprio Menu Iniciar terá mudanças no desempenho, com a criação de vários processos para controlar de forma mais precisa a sua utilização com a finalidade de evitar problemas.
As atualizações vão reservar espaço no Windows 10
As atualizações do Windows 10 vão também ser alvo de melhorias de monta. Primeiramente, o Windows passará a reservar espaço para a instalação de atualizações. Desta forma não vão haver mais situações de falta de espaço.
Para os utilizadores do Windows 10 Home há também uma surpresa. Estes vão passar a poder colocar as atualizações em pausa, garantindo assim que estas são instaladas apenas quando o utilizador pretende.
O Windows 10 vai ter uma sandbox nativa e segura
No campo da segurança vão surgir novidades que vão proteger ainda mais os utilizadores. A mais importante é mesmo a Sandbox que a Microsoft preparou para os utilizadores.
O Windows Sandbox vai conseguir isolar de forma segura e simples todas as aplicações que não se considerem seguras.
Com o Windows Sandbox, o Windows 10 criará áreas completamente seguras e que têm por base o seu próprio sistema operativo. Outra vantagem óbvia é que com poucos cliques está acessível uma máquina virtual sem toda as complicações que normalmente existem.
Depois de uma atualização de outubro desastrosa, que terminou apenas em dezembro, espera-se sem dúvida que esta corra melhor. Todas estas novidades vão melhorar o Windows 10 para que possa ser ainda melhor. Querem ainda continuar o seu crescimento e trilhar o caminho para o domínio do mercado.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom! Estou ansioso!
Tudo muito bonito… mas digamos que as ultimas atualizações não correram de feição à Microsoft… problemas e mais problemas!!
Problema era se a Microsoft não fizesse actualizações.
desde a primeira versão do windows 10 que nunca tive problemas !!! Windows 8/8.1 também bom !!! tive alguns problemas no windows 7 e muitos no Vista …..
Cá na empresa é hás dezenas os computadores com problemas nos upgrades….
Deviam ter um wsus e sccm
Até ao momento só se instala 1709 na minha… Super estável!
Comigo igual
Os meus problemas no Vista é que cortaram os downloads, ou seja, vêm com justificações de que não é seguro e nunca tive problemas de segurança – é mais uma obsolescencia programada. Não há entidade nenhuma com peso que olhe para isto.
Os sistemas operativos Ruindows são problemas atrás de problemas. As atualizações um verdadeiro caos e a obrigarem a reinstalar o sistema.
Tenta o Windows. Eu uso o 10 desde que foi lançado e nunca tive quer crash ou problema. Ruindows não conheço…
Problemas é se não existissem computadores. 😀
A Sandbox será uma das funcionalidades muito esperadas e que trará um grande benefício!
Boas novidades estamos anciosos.
Impossível estar num estado inexistente 😀
Não volto a cair nessa das “actualizações” : quando chegar a altura, prefiro montar sistema de raiz com o “novo” windows 10, sem ficar com restos/vestigios do windows “velho”. E de preferência, algum tempo depois dessa actualização sair, e o pessoal comentar se correu bem ou deu a bronca que a de Outubro deu …
E para quando um actualizador à Linux? Só uma vez e já está…
Pelo menos ter essa opção de atualização, acho que seria uma boa inovação.
Espero que esta atualização traga melhorias no “Ambiente de Trabalho Virtual”. Que se possa personalizar os nomes a atribuir, e não a ilógica 1, 2, 3,…
A Microsoft anda cada vez pior e após tantos anos não se entende como há tanta barraca. A Microsoft ainda vai precisar de anos até ter o SO otimizado e a funcionar como um iOS ou Android. Já nem comento de não forçar ou ter parceiros com normas estritas para controladores, suporte etc.
Se há uma empresa se preocupa efectivamente com as atualizações, é a Microsoft! Tens os seus problemas como qualquer outra! No meu caso, com o windows 10, nada a apontar! Falas no Android, tenho um Asus Zenfone 3, nem actaualizações de segurança já recebe, um télemóvel que tenho nem a dois anos o tenho e ainda falam da Microsoft……..
Huawei P9 lite, deixou de receber atualização de segurança o ano passado.
andamos a confundir sistemas operativos moveis com so de desktop?
Eu já tenho a versão prévia que será distribuída na próxima “grande” atualização de 2019. Ela foi disponibilizada pela Microsoft a todos os insiders avançados da campanha na quarta-feira passada (23), de forma seletiva e não sincronizada, para averiguar bugs e aumentar a experiência de usuário. Chamada por todo o grupo como redstone 6, as melhorias são prontamente perceptíveis e o UI apresenta um contexto mais simbólico para o usuário, desta vez a Microsoft se preocupou mais em se dedicar com a experiência de usuário, assim como recomendação via mensagem que foi encaminhada aos insiders do grupo. A grande questão aqui é que nada disso é segredo e sim um compromisso firmado para melhorias, pois uma das maiores dificuldades encontradas pelos developers estava acerca dos serviços automatizados de segurança do Windows e de incompatibilidades encontradas ao longo dos updates lançados, com algumas máquinas, como por exemplo os conflitos entre software e hardware de Laptops da empresas Sony e Samsung que em 2011 apostaram na promissora tecnologia de vídeo dedicado, provocando no Windows 10 um erro que paralisava o PC ou a famosa EQUAl_LEVEL_MEMORY_ERROR… com uma tela azul que reiniciava o software. Após a correção de inúmeros bugs e conflitos, o Windows passa a caminhar para um grau mais seguro e mais atraente, se comparado com versões anteriores, e passa também a apostar em IA como uma das grandes facetas deste promissor século. Por isso a Microsoft já se prepara e começa a descontinuar alguns serviços, como exemplo a MVA, dando mais espaço ao aprendizado compartilhado, tudo isso com fé de que o Windows seja o início desta grande idéia. #GoWindows
O windows 10 para mim está a ficar como os portáteis da Toshiba a uns anos atrás, só trazem coisas inúteis que o utilizador doméstico simplesmente não utiliza, cada vez mais está mais “gordo” cheio de programas e programazinhos que só fazem encher o disco de coisas que não são necessárias para uma utilização diária normal (internet, trabalhos, filmes, jogos).
Desculpem o desabafo, mas no meu ponto de vista é como o Windows 10 está a ficar, parece um pouco antiquado, mas era acho que era suposto ser assim, um sistema mais limpo, funcional e com um aspecto moderno.
Estive agora a fazer uma “limpeza” nos componentes de instalação do windows 10, a nível de edição do próprio ISO, e após uma instalação de raiz no disco, apenas ficou ocupado no disco 6.1Gb e 750mb de ram (sem instalar mais nada)
e está la tudo aquilo que penso que um utilizador “normal” use no seu dia-a-dia sem retirar nada do aspecto do windows 10
Já uma instalação do mesmo ISO sem ser editado (tal e qual como o retiramos do site da microsoft) ocupa no disco 11Gb e 1.5gb de ram (sem instalar mais nada)
Tem muitos recursos dos quais não precisamos.
Se existisse uma possibilidade de instalar uma “versão mínima” ou “lite”, mas vem toda esta carga de gigas e gigas.
Convém relembrar que Windows Sandbox só vai estar disponível nas versões Windows 10 Pro e Windows 10 Enterprise.
Deixem-me adivinhar: desta vez vai chegar prontinho a consumir. Verdade?!
Para mim que trabalho com imagem e livestream nunca tive problemas com o Windows 10 Pro. Eu instalo tudo o que quero não uso antivirus a não ser o que vem com o Windows 10 e funciona muito bem. Também tenho um MacBook Pro é muito bom para trabalhar mas com jogos não dá para nada!
Eu tenho o Windows 10 Pro desde que saiu e nunca tive que reinstalar o Windows, mas agora para quem usa programas piratas dá net arrisca se a ter telas azuis e ter que instalar o Windows de novo.
Para mim o Windows 10 Pro é a melhor versão do Windows até agora e para quem não gosta de software que já vem com o Windows é só desinstalar esse software!
.. fiquei sem um PC HP 310, por causa das novas drivers que a actualizacao abril 2018, v1806, nao aceitou, sim uma grafica e pc antigo, 8anos, mas que custou-me a cara na altura.. Hoje, tenho medo de qualquer actualuzacao, mesmo tendo omen 880.. a HP, respondeu que o problema era da NVidia e nao deles..