Smartphone dobrável da Apple para já não passa de uma patente
O conceito de smartphone dobrável não é alheio aos engenheiros da norte-americana Apple. Contudo, desengane-se se pensa que em breve verá um iPhone a seguir este novo formato.
Antes disso ainda assistiremos à apresentação do primeiro smartphone dobrável da Samsung, efeméride que ocorrerá no dia 20 de fevereiro. Aliás, neste momento a tecnológica sul-coreana é uma das que mais empenhadas está em desenvolver este novo formato.
Ainda assim, sabemos que ambas as fabricantes estão a estudar esta nova tendência. Mais ainda, do lado da Apple a investigação está a acelerar o seu ritmo, algo comprovado pelas suas diversas patentes.
Apple tem várias patentes para um smartphone dobrável
Após termos visto uma das primeiras em outubro passado, surge agora uma nova patente deveras cativante. Atentanto nas imagens que se seguem, podemos ver aquilo que parece ser uma abordagem contrastante com a da Samsung.
Esta nova patente da Apple foi divulgada recentemente pelo portal PhoneArena e mostra-nos um nova perspectiva sobre o smartphone dobrável. Aqui, temos uma mecânica contrastante com a que está a ser desenvolvida pela Samsung.
Samsung está empenhada no smartphone dobrável
Ao passo que o smartphone dobrável da Samsung poderá dobrar sobre si mesmo, o da Apple poderá alongar-se para lá das tradicionais margens. Algo mais próximo de um ecrã que envolve as arestas laterais presentes no smartphone.
“O nosso grupo está a trabalhar no sentido de reinventar e reimaginar a possibilidade de criar novas experiências nesta nova plataforma” - declarações do responsável máximo pelo Centro de Inovação e Design da Samsung.
“Nós estamos muito bem situados neste aspecto. Uma vez que o sistema Android não foi pensado para correr nesta plataforma (dobrável), cabe-nos a nós desenvolver novas soluções)” - acrescentou Federico Casalegno.
Em suma, neste momento é a Samsung quem mais próxima está de colocar um smartphone dobrável no mercado. Contudo, será também a Samsung a quem incumbirá criar uma nova necessidade no mercado.
A isto juntar-se-á naturalmente a necessidade de ensinar ao consumidor a usufruir deste novo conceito. O resultado? Um sem-fim de desafios que podem ser bastante dispendiosos para a fabricante sul-coreana.
Entretanto vemos ainda outras fabricantes Android a explorar este conceito. Desde a Lenovo à Xiaomi, certamente não faltarão alternativas no mercado, a seu devido tempo.
Ainda assim, certo é que alguém tinha de dar o primeiro passo e a Samsung está pronta para o fazer em 2019. Entretanto veremos também o sistema operativo Android a adaptar-se a todo um novo formato, disso não temos a menor dúvida.
Enquanto isso, a Apple continuará a sondar o mercado. A aprender com a experiência adquirida e quiçá, até com os erros das suas principais rivais neste volátil mercado.
Can't speak to the authenticity of this video or device, but it's allegedly made by Xiaomi, I'm told. Hot new phone, or gadget porn deepfake? pic.twitter.com/qwFogWiE2F
— Evan Blass (@evleaks) January 3, 2019
Quando chegará o smartphone dobrável da Apple?
Por fim, só quando o consumidor estiver perfeitamente familiarizado com este novo conceito é que poderemos ter um smartphone dobrável a ser lançado pela gigante de Cupertino.
Algo que sem dúvida não obrigaria a uma tão acentuada curva de aprendizagem. Ademais, os riscos associados a este novo tipo de produtos já terão sido, em grande parte, encurtados.
Em suma, apesar de tanto a Samsung como a Apple já terem várias patentes para este novo formato, vemos na tecnológica sul-coreana sinais mais convincentes de maturidade neste novo produto.
Isto claro, a menos que a Apple nos surpreenda já em setembro próximo...ou até mesmo em junho durante a WWDC 2019. Esperemos para ver o que o futuro nos reserva.
Este artigo tem mais de um ano
Levaram anos a meter coisas simples como o fast charging , o wireless charging, ip68 , ecrans oled etc etc , se estao a espera de um telemovel dobravel da apple, e melhor esperarem mais uns 3 anos, porque ainda a apple vai revolucionar o mercado durante os proximos anos com um telemovel com o impressor digital debaixo do ecran , full size ratio screen , 3 cameras trazeiras , emojis , e o um processador que é melhor que um i7
Estou de acordo .
Com um iPhone de dois cartões parece que passei para uma tecnologia dos primeiros telemóveis dual sim
Podiam ter aprendido algo com o lançado anteriormente
Posso disponibilizar o aparelho para uma análise vossa
Podes partilhar a experiência?
É preciso é calma e não mudar a estratégia, deixar os outros terem primeiro e depois lançar passado 3 anos e dizerem que foram os pioneiros em Smartphones dobráveis, há que manter o nivel chinês da Apple.
Se há empresa com larga experiência em equipamentos que dobram, essa empresa é a Apple!!
A dobrar smartphones desde 2013… e agora também presente nos ipad
Nem mais
e Smartphones dobráveis já existe a muito basta qualquer piquena sentar-se que arrisca-se sempre a ter um dobrável basta coloca-lo no bolsilho da retaguarda.
Boa tarde.
Alguém me sabe dizer porque razão o meu Messenger não actualiza a versão nova?
Obrigada.