Análise: robô aspirador Ecovacs Deebot 901, para uma limpeza da casa… inteligente
Se em casa temos uma máquina que lava a roupa por nós, outra que lava a louça, porque não ter uma que aspire o chão? Esta é uma solução cada vez mais viável em muitas casas livrando as famílias de mais uma tarefa domésticas, algo que ganha ainda mais importância para quem tem filhos pequenos ou animais que obrigam a limpezas mais frequentes.
Nos últimos dias pude descansar da tarefa de aspirar ou varrer o chão de casa e deixei-a a cargo do Deebot 901, dedicando-me a mais uma análise. Hoje conto-lhe tudo.
Os Deebot são modelos de robôs aspiradores da Ecovacs com uma vasta gama de produtos, dos mais inteligentes aos mais básicos, mas com um objetivo comum: fazer o trabalho por si.
Com a funcionalidade de aspiração, associada ao mapeamento de áreas com constante atualização, adaptando-se às alterações que possam surgir, o Deebot 901 surge como uma opção de topo para quem pretende manter a casa sempre limpa, ainda mais inteligente e eficiente.
Especificações
O Deebot 901 é um robô aspirador da série 900 da Ecovacs que tem como característica principal a sua funcionalidade de mapeamento da casa, proporcionando, desta forma, uma limpeza mais eficiente.
Esta tecnologia de mapeamento é designada de Smart Navi, criando um mapa completo da casa e dos seus obstáculos, mapeamento este, ajustado a cada nova aspiração de forma a haver uma adaptação a uma nova disposição do mobiliário.
O Deebot 901 pesa 3,5 kg e, em média, uma carga de bateria permite cerca de 100 minutos de limpeza, em potência normal, em potência máxima, a autonomia é de cerca de 65 minutos, demorando entre 3 a 4 horas a carregar por completo.
O nível de ruído máximo, durante a utilização em potência máxima é de cerca 70 dB, em potência normal andará pelos 56 dB.
Este robô pode ser ligado a uma rede Wi-Fi a 2.4 GHz para que haja uma interação entre ele e o smartphone e ainda reproduz informações em português indicativas do seu estado.
Design
Em termos de design a marca volta a apostar em linhas simples e elegantes que se enquadram em qualquer decoração mais moderna. Apresenta um corpo cinza espelhado, com apontamentos em preto, tem um botão de início de aspiração automática manual e luzes indicadoras de Wi-Fi. O botão, com um toque longo, dá ordem ao aspirador para voltar à base de carregamento.
Em cima existem os sensores de distância laser, que auxiliam no mapeamento e na própria limpeza. Nas partes laterais estão incluídos, de forma muito discreta, também sensores e amortecedores. Em baixo está mais um conjunto de sensores que impede de forma muito eficaz a queda do aspirador de zonas mais elevadas, como varandas ou escadas.
Ao abrir a tampa superior, encontra-se o depósito de lixo com uma capacidade de 350 ml e o filtro, o botão para ligar e desligar e o botão de reset, que terá que ser utilizado para definir a rede Wi-Fi.
Em baixo tem umas rodas robustas, que permitem subir e descer pequenos desníveis sem ficar preso, ideal para quem tem tapetes e carpetes. Tem ainda o local para encaixar as duas vassouras rotativas comuns deste tipo de equipamento, uma roda de diração, e a zona de sucção, que pode ser de sucção direta ou com escova rotativa, algo que se troca com muita facilidade.
Na caixa
- 1 Deebot 901
- 1 base de carregamento
- 1 manual de instruções + 1 guia de ligação rápida + 1 manual de instruções de segurança
- 1 ferramenta de limpeza multifuncional
- 2 pares de escovas
- 2 filtros + esponja
- 1 acessório de sucção direta
- 1 escova giratória
Aplicação móvel Ecovac Home e Modo de Utilização inicial
A Ecovacs Robotics dispõe de duas aplicações na PlayStore, a Ecovacs e a Ecovacs Home. Para iniciar todo o processo de ligação do robô à rede Wi-Fi e integração com o smartphone o utilizador terá que utilizar a app Ecovacs, mas depois, para controlar o Deebot 901 surge a indicação de que é necessário instalar a outra app.
Todo este processo é muito intuitivo e não deixa grande margem para dúvidas quanto à sua utilização.
Na Ecovacs Home irá encontrar então o aspirador Deebot (neste caso nomeei como Deebot 901 Pplware, mas por omissão surgirá como Deebot 900 Series) que deverá selecionar.
Ao contrário de outros modelos mais antigos, o Deebot 901 para fazer o mapeamento da casa já estará a aspirar toda a área, o que é desde já uma vantagem uma vez que otimiza recursos.
Através da Ecovacs Home é assim possível dar todas as ordens ao aspirador e controlar todos os seus movimentos. Inclusivamente, é possível delimitar áreas de limpeza.
É ainda através da app que se pode definir a potência de aspiração, criar agendamentos de limpeza, por hora e dia da semana, observar os registos das limpezas e perceber se os acessórios utilizados ainda estão em bom estado ou necessitam de troca.
Além do controlo através da aplicação, este robô ainda pode ser integrado nos sistemas de smart home da Google e da Amazon, Google Home e Amazon Echo, respetivamente.
Modos de aspiração
O Deebot 901 tem sempre o mesmo comportamento ao nível da limpeza. Inicialmente começa pelo perímetro do espaço, normalmente junto às paredes e depois faz uma percurso sistemático para traz e para a frente, garantindo que há uma cobertura de uma maior área sem que existam pontos onde o robô passe vezes demais.
No modo automático toda a casa é limpa de uma só vez, havendo, como já foi referido, um mapeamento constante de toda a área, sem que com isto, divisões com a porta fechada sejam apagadas, mas podendo ser adicionadas novas áreas ou ajustados pontos cujo mobiliário foi alterado.
Existem ainda outras duas possibilidades de limpeza, por área ou personalizado. No primeiro caso, o utilizador poderá definir uma ou mais divisões pré-definidas no mapa para aspiração apenas desses espaços.
No segundo caso, poderá definir uma área através de um desenho no mapa. Esta é uma opção ideal para uma limpeza localizada, por exemplo quando caem migalhas junto à mesa e só aquele sítio precisa de ser limpo.
Por outro lado pode ser criada uma "parede" virtual, pela qual o aspirador não irá passar.
Veredicto
O Deebot 901 revelou-se um aspirador robô bastante eficiente e com funcionalidades associadas que correspondem às exigências de qualquer pessoa que quer manter a sua casa limpa.
Em termos de mapeamento, este é efetuado com eficácia, no entanto, há alguma incongruência nos espaços definidos pelo aspirador e as áreas realmente existentes na casa. Por exemplo, uma mesa, poderá ser suficiente para que haja uma divisão de área, caso a distância entre os pés da mesa e a parede seja interpretada como porta. Por outro lado, a forma como escolhe fazer a limpeza também poderá ser mais longa do que seria óbvio.
Nada disto é relevante para a eficiência da limpeza, essa sim, surpreendente e sem deixar nenhum cantinho por limpar.
A aplicação é bastante completa, intuitiva e permite um controlo eficiente do aspirador. No entanto, a aplicação deixa de receber informação caso seja colocada em segundo plano, sendo necessário encerrá-la e voltar a ligá-la. Este processo não influencia a aspiração.
Este robô não fica preso em obstáculos, algo muito comum com todos os outros modelos já testados anteriormente, e a limpeza sobre tapetes e carpetes também não ficou comprometida.
Uma vez que aspira cerca de 1m² por minuto, um ciclo de bateria será suficiente para aspirar uma área de cerca de 100m². Caso a bateria fique fraca a meio da aspiração, o aspirador regressa à base e quando estiver carregado, inicia novamente a aspiração do ponto onde terminou anteriormente.
É importante que, depois de cada utilização, ou quando o depósito encher, que se proceda à devida limpeza do robô, despejando o depósito, removendo os pelos que ficaram agarrados à escova e às vassouras laterais. Todos os acessórios, incluindo filtros, podem ser lavados com água e deixados secar naturalmente.
Esta manutenção é muito rápida e simples e fará com que o equipamento se mantenha em ótimas condições por muito mais tempo.
O Deebot 901 encontra-se disponível por um preço que ronda os 450 €, o que, observando o que a concorrência oferece, é um preço justo.
O Pplware agradece à Ecovacs a cedência do Deebot 901 para análise.
Este artigo tem mais de um ano
Não conhecia esta marca. Fiquei impressionado com a app e com o que permite fazer. Já ando a ponderar a compra de um destes aspiradores há algum tempo, vai já para a lista de desejos a pedir ao Pai Natal hihi
Maria Inês, sabes como reage o robot numa casa de 1ºandar?
Pergunto isto porque, o 1ºandar é diferente do RC, ele vai andar sempre a cabeçada por nao saber onde está ou tem a opção de varios mapas?
PoPey, não vai andar à cabeçada às paredes :). Ele cria mapas instantâneos. Primeiro percorre sempre as laterais do espaço e depois o interior, de uma forma eficiente (com ou sem mapa guardado). A questão é que, ao passar de um andar para o outro, ele vai apagar o mapa do andar anterior e a função de limpeza personalizada vai-se perder com esta mudança. Mas em termos de eficiência de limpeza é igual.
“ele vai apagar o mapa do andar anterior e a função de limpeza personalizada vai-se perder com esta mudança”
É neste ponto que se centrava a minha duvida, que infelizmente pelos vistos, falta resolver. Ele fazer o mapeamento é uma mais valia por uma questao de orientacao do proprio robot. A eficacia acredito que seja a mesma, mas o tempo vai ser muito superior, visto que ele tem que andar a reconhecer tudo novamento.
Vou ter que aguardar que seja possivel criar varios mapas na APP e informar o robot onde está.
Obrigado pelo esclarecimento, 🙂
O tempo não é superior, é exatamente o mesmo, uma vez que ele aspira ao mesmo tempo que faz o mapeamento.
(no modelo que testei anteriormente, o Deebot R95, isso realmente acontecia, neste não)
Análise muito completa. Tenho um e é de facto muito bom. Estive indeciso entre este e o roomba 980 e sem duvida que fiz a escolha acertada. É muito mais barato, aspira bem e a aplicacao muito mais completa
Clone do Xiaomi Mi Robot em tudo, até no algoritmo de limpeza. A fabrica que os produz é a mesma e já fabrica para diversas outras marcas chinesas, mudaram a cor, alguns aspectos da APP, mas de resto é igual. O Xiaomi ronda os 300€ a 400€
Maria Inês Coelho, entre este e o Xiaomi Mi Robot Vacuum (Gen 1 ou Gen 2), qual consideras melhor opção?
Obrigado
A minha dúvida também é essa, entre este e o da Xiaomi, qual deles será a melhor opção?
Um comparativo seria impecável!
Vamos tentar trazer um comparativo. Neste tipo de aspiradores conta muito a qualidade dos sensores e a capacidade de sucção, daí ser difícil dar uma resposta concreta sobre qual o melhor ou pior sem os testar efetivamente.
Muito bom artigo!
Também estou indeciso entre este e o xiaome 2º geração.
Fico a a aguardar o comparativo!
Compreendo. Apenas perguntei porque a diferença de preço ainda é grande e se, em termos de qualidade de funcionamento, a diferença for mínima, a opção recai sempre no mais barato, eheh. Obrigado pela resposta.
Mais um interessado na comparação com o xiaomi 2º geração 🙂
Para aspirar precisa de luz? É que de dia costumo ter os estores fechados e a casa fica escura.
Luz não, aquilo tem laser e sensores de ultra-som.
Gostei de ver este artigo no entanto já andava de olho no Xiaomi de 2.a geração (Roborock S50) e sou dos que gostaria de um comparativo entre este e o da Xiaomi
https://pplware.sapo.pt/analises-2/analise-aspirador-ecovacs-deebot-901/
Este Ecovacs Deebot 901 vai ser mesmo útil para manter a minha casa toda limpinha, a função de paredes virtuais vem mesmo a calhar e com a aplicação o comandar, vai ser caso para dizer: aspira à frente e a trás, aspira mesmo ao cantinho, em 2019 vou manter a casa toda aspiradinha!
“Este Ecovacs Deebot 901 vai ser mesmo útil para quando eu chego a casa super cansada do trabalho ,poder descansar e ter a casa aspirada na mesma.Vou adorar a aplicação Ecovacs Home que me permite dar todas as ordens ao aspirador e controlar todos os seus movimentos e até poder delimitar as áreas de limpeza.É simplesmente uma excelente prenda e ajuda. 5* “
Se o aparelho avariar, quem assegura a reparação em Portugal? Tem garantia?
Pergunto porque o meu Xiaomi basicamente deixou de aspirar (o lixo fica quase todo acumulado na escova principal em vez de ir para o depósito e depois pára e é preciso tirar o lixo da escova e mandar prosseguir). Comprei na Gearbest e por outros exemplos que conheço, não vale a pena mandar para reparação na China…