Snapdragon 8cx, o primeiro processador de 7nm para PCs é da Qualcomm
A Qualcomm está focada em destronar as suas concorrentes e conseguir assumir um papel de destaque no mundo dos PCs. Se o seu foco era ate há pouco tempo outras áreas, procura agora também o universo dos PCs e dispositivos similares.
Depois de terem dado a conhecer o Snapdragon 855, foi agora a vez da marca apresentar o Snapdragon 8cx, a sua proposta para o mercado dos computadores pessoais.
O novo Snapdragon 8cx, apresentado agora pela Qalcomm, é a arma que a empresa criou para a sua nova área de computadores portáteis.
Vai ser usado pelos fabricantes para criarem as suas proposta para o novo Windows que vai correr em ARM.
Outra ponto importante do Snapdragon 8cx é que é o processador para PC a ser construído com o processo de 7nm, algo que a Intel e a AMD ainda não conseguiram atingir.
Este novo SoC destina-se a substituir a proposta anterior, o Snapdragon 850, sendo mais rápido que este e consumindo ainda menos energia, tornando-se o ideal para as novas máquinas sem ventoinhas e de espessura reduzida, que se preparam para chegar ao mercado.
No coração do Snapdragon 8cx temos o CPU Kryo 495, que a Qualcomm assegura que é o mais rápido e potente que já construiu e que até supera o novo Snapdragon 855.
No seu interior encontramos 4 núcleos para rendimento e 4 núcleos para o consumo energético. Para além disso existe ainda 10MB de cache L3, o dobro do que o 850 tem.
Ao lado temos o Adreno 680 Extreme GPU, que se mostra com o dobro da velocidade e 60% mais eficiente que o Snapdragon 850.
Este GPU também tem o dobro dos transmissores e o dobro da largura de banda, o que lhe permite ter um desempenho superior no que toca a gráficos, sem comprometer o consumo energético.
Outro destaque, e que torna este SoC melhor que as propostas da Intel, está no seu modem. O X24, que já é usado no Snapdragon 855, garante ligações LTE até 2GB, caso as redes operadores suportem.
Todo este rendimento extra dos diferentes componentes vem da maior concentração de transistores que este SoC tem.
Para além do processo de construção de 7nm, tem também uma dimensão maior, que graças à sua utilização pode ter.
Este novo SoC, a que os fabricantes já tiveram acesso no 3º trimestre deste ano, deverá chegar nas novas propostas no início de 2019, contando já com o Windows 10 instalado e plenamente funcional.
Este artigo tem mais de um ano
Enquanto nao houver programas a tirar partido do arm n vale a pena, para correr windows apps esquecam la isso. Agora se me garantirem que consigo correr todos os programas 32bits como age of empires, office, adobe acrobat 32bits etc compro um
Se não for em 2019 será em “breve” que o Windows será codificado em ARM64 e muitas Apps fora e dentro da loja serão para ARM.
Esta arquitetura está a evoluir e tem muito mais vantagens para o mercado doméstico que a x86. A Intel tentou há uns anos invadir o mercado da ARM com os Atom para telemóveis, mas as propostas eram tão fracas que fracassou. O contrário já está a acontecer e já estará para breve o (possível) declínio da Intel nesta fatia de mercado (a AMD já anda ao tempo a produzir e testar a arquitetura ARM).
A Intel não me dá pena nenhuma: andou anos a fio a aproveitar -se de ter pouca concorrência, o mundo x86 é um sorvedouro de energia, produtor de calor e a cada geração as melhorias são mínimas.
No mundo ARM os GPU e VPU já são muito superiores aos que a Intel tem (salvo alguns Iris Pro), a aceleração de muitas tarefas nos ARM são por hardware, nos x86 por software (Ou chip extra). Basta ver que os aparelhos iOS e Android são super fluídos em muitas tarefas fruto da optimização; até o RPi para o fraquinho que é desenrasca -se muito bem; o casamento Microsoft e Intel e x86 só da dores de cabeça.
Inicio do fim da Inter/AMD?
Oi??? A Sério que fizes-te essa pergunta?? 😀
OI??? A sério que sabes escrever em português? “fizes-te” ????? Eu ensino-te a escrever: “fizeste” – 2ª. pessoa do singular do pretérito perfeito do verbo fazer.
Há pessoas mesmo tristes!!!! (está bem escrito Professor Dr.º) ?
Até poderá ser, mas tendo em consideração que os “7nm” da TSCM, GF e da Samsung estão muito próximos dos “10nm” da intel, o uso do termo “processadores de 7nm” é uma questão de marketing das respectivas empresas.
Basta olhar para o último gráfico deste site:
https://www.semiwiki.com/forum/content/6895-standard-node-trend.html
para ver os valores e comparar.
Ou fracasso da Qualcomm?
Isso em Linux boa?
Qual é a parte que isto é ARM que as pessoas não entendem?
Vai correr windows com emulação para poder correr programas X86/AMD64.
Ainda não se sabe se vai poder correr x86 64 bit mas em 32 bit come a grande maioria dos CPU Intel muito mais caros. Em GPU nem comento, muitíssimo mais rápido.
Para mim os primeiros processadores 7nm para pc vão ser os ryzen 3000. Eu não considero ainda os snapdragon como cpus para pc, mais para mobile.
A Ms mata (windowsMobile32) e demora 2,5anos para fazer isto native ARM64 e ….. a ver vamos.
https://gadgets.ndtv.com/apps/news/firefox-is-coming-to-qualcomm-snapdragon-based-windows-10-devices-1959329
Uma mentira contada muitas vezes continua a ser uma mentira…