PplWare Mobile

Snapdragon 8cx, o primeiro processador de 7nm para PCs é da Qualcomm


Pedro Simões

Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

12 Respostas

  1. Horácio says:

    Enquanto nao houver programas a tirar partido do arm n vale a pena, para correr windows apps esquecam la isso. Agora se me garantirem que consigo correr todos os programas 32bits como age of empires, office, adobe acrobat 32bits etc compro um

    • Mateus Pinto says:

      Se não for em 2019 será em “breve” que o Windows será codificado em ARM64 e muitas Apps fora e dentro da loja serão para ARM.
      Esta arquitetura está a evoluir e tem muito mais vantagens para o mercado doméstico que a x86. A Intel tentou há uns anos invadir o mercado da ARM com os Atom para telemóveis, mas as propostas eram tão fracas que fracassou. O contrário já está a acontecer e já estará para breve o (possível) declínio da Intel nesta fatia de mercado (a AMD já anda ao tempo a produzir e testar a arquitetura ARM).

      A Intel não me dá pena nenhuma: andou anos a fio a aproveitar -se de ter pouca concorrência, o mundo x86 é um sorvedouro de energia, produtor de calor e a cada geração as melhorias são mínimas.

      No mundo ARM os GPU e VPU já são muito superiores aos que a Intel tem (salvo alguns Iris Pro), a aceleração de muitas tarefas nos ARM são por hardware, nos x86 por software (Ou chip extra). Basta ver que os aparelhos iOS e Android são super fluídos em muitas tarefas fruto da optimização; até o RPi para o fraquinho que é desenrasca -se muito bem; o casamento Microsoft e Intel e x86 só da dores de cabeça.

  2. Blackbit says:

    Inicio do fim da Inter/AMD?

  3. Paulo g. says:

    Isso em Linux boa?

  4. Ruben says:

    Qual é a parte que isto é ARM que as pessoas não entendem?
    Vai correr windows com emulação para poder correr programas X86/AMD64.

    • Mateus Pinto says:

      Ainda não se sabe se vai poder correr x86 64 bit mas em 32 bit come a grande maioria dos CPU Intel muito mais caros. Em GPU nem comento, muitíssimo mais rápido.

  5. JCFB says:

    Para mim os primeiros processadores 7nm para pc vão ser os ryzen 3000. Eu não considero ainda os snapdragon como cpus para pc, mais para mobile.

  6. sakura says:

    A Ms mata (windowsMobile32) e demora 2,5anos para fazer isto native ARM64 e ….. a ver vamos.
    https://gadgets.ndtv.com/apps/news/firefox-is-coming-to-qualcomm-snapdragon-based-windows-10-devices-1959329

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.